domingo, 10 de maio de 2015

O QUE SIGNIFICA DIABO




Diabo no hebraico é diabolos, diabulum que significa o que divide que separa e causa discórdia. Então vemos que sua natureza é separar uma comunidade, causar confusão nas famílias, separar casais etc.
Às vezes não vemos tantos demônios se manifestar em cultos, mas podemos ver algumas pessoas que sempre estão procurando rachar grupos e igrejas, Famílias que estão sendo divididas. Muitos não o percebe, mas ele incita a divisão com seus ardis.

Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo.   Efésios 6.11

Ele é divisor desde o principio, separou o homem da comunhão com Deus no Edén destruindo a família de Adão com o pecado. Podemos ver sua natureza dentro das igrejas. De maneira inteligente o diabo implanta seu perfil maligno nas pessoas. Fazendo que sua verdadeira face fique escondida. Até onde Jesus estava presente ele entrou, se manifestava em Judas com sua natureza egoísta que visava mais o dinheiro do que a pessoa, até Pedro foi alvo de suas investidas quando tentou separar Cristo da cruz.

Ele, porém, voltando-se, disse a Pedro: Para trás de mim, Satanás, que me serves de escândalo; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Mateus 16:23

A igreja de coríntios também foi alvo do diabo.  Mesmo composta por nove dons espirituais vemos a natureza de separação e divisão entre eles. Estavam divida entre Paulo, Pedro e Apolo. 

Porque a respeito de vós, irmãos meus, me foi comunicado pelos da família de Cloé que há contendas entre vós. Quero dizer com isto, que cada um de vós diz: Eu sou de Paulo, e eu de Apolo, e eu de Cefas, e eu de Cristo.  I coríntios 1.11,12

Perceba que ele entra sem ser percebido, capaz de se transfigurar em anjo de luz.

E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz.  2 Coríntios 11:14

Seu poder de persuasão é tão grande que ele dividiu a terça parte dos anjos no céu e os fez rebelar contra Deus. 

E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra
Apocalipse 12:4

Notamos um esfriamento em nossos cultos, é ele nos separando da comunhão com Deus, ele veio para roubar matar e destruir. Vemo-lo entrar nos casamentos separando os cônjuges.  Ele entra nos relacionamentos por intermédio dos amantes, sempre causando a infidelidade e resultando na separação de casais machucando os filhos e jogando eles contra seus pais.
Mas a bíblia diz que Cristo veio para desfazer as obras do diabo, por isso temos que orar sempre para Deus nos proteger de toda brecha que possamos dar para que ele aja.
Cristo quer a união das suas igrejas, que seus casais sejam felizes, gerando famílias unidas.  Se o diabo vem para separar e dividir e promover discórdias, na família que tem Deus é diferente, a ordem é multiplicar. 

Oh! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o Senhor ordena a bênção e a vida para sempre.
Salmos 133:1-3
Que a benção de Deus possa estar sobre nós como o salmista desejou

sexta-feira, 8 de maio de 2015

CRISTO: O PÁRA-RAIOS DO CORAÇÃO




Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.1 João 2:1,2

O que é um advogado? É aquele que convida a sua defesa, o que media perante o juiz sua defesa ou reclama seus direitos. O que me fascina neste texto é que no mundo espiritual também temos um advogado que intercede por nós diante do Pai que é Cristo.
Um advogado precisa conhecer muito bem a constituição e sobre as leis legisladas. Ninguém melhor que Cristo para conhecer as escrituras e as leis que regem o mundo espiritual, pois Ele  é o VERBO,  e o verbo foi revelado. Ele é a palavra.
Mas porque precisamos de um advogado? É porque temos um acusador que nos acusa diante do tribunal do Pai mostrando nossos pecados cometidos por meio do corpo.
E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.  Zacarias 3:1

Neste texto Zacarias tem uma revelação pelo lado de dentro do céu. Ele vê um tribunal e na cadeira dos réus estava o sumo sacerdote Josué, um acusador que é Satanás e um advogado que é Cristo. Esta cena acontece diariamente nos Céus, Satanás sempre vai nos acusar diante de Deus apontado nossos delitos.
Mas diante do tribunal está Cristo para fazer nossa defesa e requerer nossos direitos. Além disto, ainda temos um advogado na terra que é o Espírito Santo que nos representa diante de Cristo e Cristo diante do Pai. Essa foi uma promessa de Jesus quando esteve na terra:
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.  João 16:7-11

Jesus rogou ao Pai que nos enviasse outro paracleto (aquele que consola ou conforta; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte) da mesma natureza que Ele. Porque Jesus sabia que o homem é imundo e inclinado para o pecado. Mas uma vez que  o recebemos como Salvador e Senhor temos direito a um advogado, o reino nos outorga este direito. Desta forma temos um advogado na terra que é o Espirito Santo e um no céu que é Cristo. Nossas duas naturezas estão sendo representadas diante de Deus, a terrena e a do novo nascimento que nos da o direito de sermos chamados cidadãos do céu.
A bíblia diz que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis quando estamos na cadeira dos réus sendo acusado pelo diabo por nossos pecados diante do Pai:
 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  Romanos 8:26
Porque Ele intercede por nós? Porque o homem quando peca não tem como apresentar desculpas diante de Deus, quando o homem tenta se justificar ele fica mais atolado na lama do pecado. Então Ele nos leva a presença de Cristo e com gemidos inexprimíveis intercede por nós o favor de absolvição e perdão do nosso pecado. E Cristo como advogado do céu nos leva a presença do Pai e acontece algo lindo
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo I João 2.2
Cristo é nossa propiciação. Este termo se refere à arca do testemunho que era a propiciação para nossos pecados, nela era aspergido o sangue na tampa da arca. E uma vez que o sangue era derramado na tampa a presença de Deus era manifestada. Da mesma forma Cristo ao nos representar olha para nosso coração que é a arca e vê na tampa a presença do seu sangue derramado na cruz. Cristo então intercede o perdão do Pai e nosso coração pode jubilar de alegria porque é manifesta a presença de Deus por intermédio do Espírito Santo.
Podemos sentir em nossa carne o esforço do advogado para nos defender da ira de Deus. Então nos sentimos absolvidos e livres para louvar o nome do Senhor. Quando o perdão é concedido Cristo se coloca como um pára-raios entre nosso coração e Deus para que nenhum dos seus juízos seja executado. Ele se manifesta na “tampa” do nosso coração.
Então o Espírito Santo como advogado terreno tem um papel fundamental que é convencer o réu do pecado que o assedia e que pode o afastar de Deus, da justiça que temos por direito, e do  juízo que virá sobre nós se não mudarmos de postura ( comentário da bíblia revelada)
Como nosso advogado Ele intercede para nossa reconciliação com o Pai, Ele na cruz pegou a mão de Deus e a mão do homem e os uniu. Mas não para por ai sua defesa em relação a nós, pois Ele deixou um testamento, e por intermédio do Espírito Santo que também é advogado, ele reclama nossos direitos e faz com que por meio legal as clausulas desse testamento chegue até nós:
 E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:15-17

 
Está neste testamento que temos por direito a sua herança, então o Espírito Santo advoga nossa causa perante Cristo. Ele exige nosso direito de filhos por adoção
Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". Romanos 8.15

E Cristo como nosso advogado entra no fórum divino e nos concede por sua justiça sermos chamados filhos de Deus, pois ele nos comprou com seu próprio sangue. Mas como um bom advogado deixa claro que para termos o direito de sermos herdeiros também implicará em um dever: sofrer os seus sofrimentos

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. 
Romanos 8:16-17

Cristo é o nosso pára-raios, tudo o que precisarmos Ele nos apresentará diante de Deus. Sua constituição de leis e mandamentos é a bíblia. O Espírito Santo nos convida a lermos esta constituição para que possamos ficar conscientes dos nossos direitos e deveres. Uma vez que conhecemos os benefícios desse testamento deixado por Cristo, podemos solicitar ao nosso advogado o direito de usufruí-los.

segunda-feira, 4 de maio de 2015

PAULO E AS AGULHAS DE TECER TENDAS




“E, como era do mesmo ofício, ficou com eles, e trabalhava; pois tinham por ofício fazer tendas   atos 18.3

Paulo é dos personagens mais admirados da bíblia. Homem da linhagem da tribo de benjamim, fariseu e filho de fariseu muito zeloso da lei. Paulo era um exímio pregador e ensinador  do evangelho.
Antes de se converter ao cristianismo era um perseguidor dos cristãos, ele mesmo consentiu na morte de muitos deles. Mas um dia ele teve um encontro com Cristo no caminho de Damasco onde viu uma grande luz e ouviu pela primeira vez as palavras de Jesus.

 E, indo no caminho, aconteceu que, chegando perto de Damasco, subitamente o cercou um resplendor de luz do céu.
E, caindo em terra, ouviu uma voz que lhe dizia: Saulo, Saulo, por que me persegues?
E ele disse: Quem és, Senhor? E disse o Senhor: Eu sou Jesus, a quem tu persegues. Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões.  Atos 9:3-5

Paulo ganhava sua vida como tecelão, classe desprezada na sua época. Com uma agulha em mãos ia fiando e fabricando suas tendas pacientemente. Para entendemos melhor o contexto da conversão de Paulo precisamos refletir qual era a crença que tinha em sua época. Havia duas classes bem conhecidas: os saduceus que não acreditava na ressurreição dos mortos e os fariseus que acreditavam. 

Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa. Atos 23:8

Foi neste contexto que Deus levanta Paulo para pregar o evangelho. Paulo agora começaria a fiar os verdadeiros fundamentos do cristianismo. Assim como utilizava de uma agulha para fabricar tendas para sua sobrevivência, agora ele era uma agulha nas mãos do Espírito Santo para tecer doutrinas que regeria todo o cristianismo tais como: ressurreição dos mortos, justificação, Cristo ressurreto, dons espirituais etc.
Paulo era um tecelão e cada igreja fundada era uma tenda que ele apresentava para Deus.
A missão do apóstolo era tecer uma boa consciência entre os judaizantes que recusavam  o Cristo ressuscitado e apresentar este Jesus para os gentios.

Ora, o fim do mandamento é o amor de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida   I Timóteo 1.5

A incumbência de Paulo era desfazer o fermento dos fariseus que levedava toda massa e apresentar Aquele que é o fundamento do cristianismo: Cristo

Porque Cristo enviou-me, não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.  I coríntios  1.17,18

Um tecelão precisa ter em mente o desenho da tenda que pretende para fabricar. Paulo agora tecia e desenhava novo evangelho a ser pregado: o da incircuncisão, que Cristo havia morrido e ressuscitado. Assim como as doze tribos de Israel tinha cada uma sua tenda, agora estava tecida a bandeira do evangelho. As doutrinas fiadas por Paulo são um estandarte um marco do cristianismo.

Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio arquiteto, o fundamento, e outro edifica sobre ele; mas veja cada um como edifica sobre ele.
Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. 1 Coríntios 3:10,11

Como um bom fabricante de tendas Paulo ensinava os rudimentos do evangelho e desta forma fundava igrejas para o reino de Cristo e as orientava a manter e preservar as linhas que foram utilizadas na tecelagem da sua edificação.

Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele,
Arraigados e sobreedificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.
Tende cuidado, para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo    Colossenses 2:6-8

E nós? Quais os rudimentos que estamos tecendo no evangelho? Temos sido uma agulha de fiar e construir tendas para Deus? Temos pregado as mesmas doutrinas dos apóstolos ou estamos cedendo  a um evangelho de barganha?

domingo, 3 de maio de 2015

A ARANHA QUE SALVOU DAVI !




Baseado em estudo de midrash judaicas
A Bíblia é um livro revelador, e o estudo das minúcias nos traz aprendizados profundos. Queremos destacar dois fatos curiosos da vida de Davi que mostra a sabedoria de Deus.
Saul estava enciumado de Davi, pois seu reinado havia sido rejeitado e rasgado por Deus e dado a Davi. As guerras vencidas por Davi davam mais ibope do que as guerras vencidas por Saul
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?  1 Samuel 18:7,8

O ódio foi tão grande que Saul decretou a morte de seu oponente, e para isto não ser sacramentado Davi se, pois a fugir. Foi em uma destas tentativas de Saul para tirar sua vida que Davi se escondeu em uma caverna temendo ser encontrado em seu esconderijo. Foi quando Deus envia uma providencial aranha para tecer uma teia na porta da caverna fechando completamente sua entrada. Saul ao se aproximar falou para seus soldados:   por certo ninguém entrou aqui, pois senão teria destruído a teia”   e prosseguiu sua busca sem revistar a caverna.
O próprio Davi recitou isto em um dos seus salmos
Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. Salmos 57:3

Esta referência esta registrada em uma das midrashi  nos targuns  judaicos que parafraseia o versículo:

“Clamarei ao Altíssimo. Ele enviará uma aranha para terminar uma teia na caverna, a fim de me proteger” ( parafraseando salmos 57.3)

Deus é rico em sabedoria e sabe como pegar os sábios em seu  próprio  conhecimento. Ele se utiliza de coisas pequenas para proteger seus servos. Deus usou uma aranha para proteger Davi da fúria de Saul.

Este fato não está isolado na vida de Davi, uma vez ele usou a insanidade mental para se defender de seus inimigos. Isto aconteceu quando ele fugido de Saul foi para a terra de Gate onde reinava Aquis, e ao ser reconhecido começou a babar e se fingir de louco


Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?
E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.
Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba.
Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?
Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?  1 Samuel 21:11-15

A misericórdia divina acompanha Davi o protegendo dos laços de seus inimigos. Deus usava tudo para beneficência do seu servo, de aranha a se fingir de insano.
Talvez Deus te ungiu para algum ministério ou alguma posição, se ainda não te reconheceram  é porque Deus mandou as aranhas te esconder  atrás das teias, agradeça ao Senhor por estar guardando sua vida para que você reine no tempo certo.

A sabedoria infinita de Deus faz com que a simplicidade da aranha ao fiar teias confunda seus adversários. A inteligência Dele faz com que as pessoas te chamem de louco quando você  está trilhando um caminho traçado por Ele.
Glórias a Deus por sua sabedoria exceder a tudo!