Paulo ao usar a palavra restauração usa uma expressão grega katartizu que é utilizado pelos médicos para descrever o ajustamento de um osso quebrado. É uma ilustração apropriada para quem está precisando restaurar sua alma. É uma metáfora que Paulo faz para dizer que a alma tem ossos quebrados e por isso ela geme. Trazer correção para a vida de alguém é uma operação delicada e requer cuidado e muito amor. A pessoa que está aconselhando não deve ter uma misericórdia humanista pelo aconselhado, mas deve amá-lo com o amor que Deus o ama. Um exemplo disso é quando Jesus falou que ia morrer e Pedro indignado e cheio de misericórdia humanista, chamou Jesus de lado e o repreendeu. Jesus então fala veementemente com Pedro e diz: “para trás de mim satanás, que me serves de escândalo, porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas só as que são dos homens. Isto quer dizer que salvar a vida de alguém neste mundo por sua perspectiva é, na verdade, fazê-lo na perversão da misericórdia feita por satanás.
Restaurar “osso quebrado” da alma de alguém, requer misericórdia e amor que vem de Jesus. Paulo nos indicou a receita de como recuperar alguém: “ irmãos, se alguém for surpreendido nalguma falta, vós, que sois espirituais, corrigi-os com espirito de brandura, e guarda-te para que não sejas também tentado.” Gálatas 6.1. Jesus mesmo ensinou que quando for restaurar um osso quebrado de alguém você deve chamar seu irmão com amor e falar com ele a sós, se ele te ouvir ganhaste, ou seja, restaurastes teu irmão. Matthew disse: “fez quase metade do trabalho de convencer o outro do erro aquele que primeiro o convenceu de que o ama.” Quando formos restaurar o “osso quebrado” de uma alma com fraturas machucada pelo pecado e pela vida deve ser sempre feita com base na lei de Cristo: “levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo” (gálatas 6.2) Mas qual é a lei de Cristo? Paulo define: “porque toda a lei se cumpre numa palavra, nesta: Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” ( Gálatas 5.14).
Quando falamos com alguém que está ferido, é importante lembrar que os feridos se debatem, e você não pode deixar respingar em você, por isso, tenha em mente que você está restaurando o “ osso dessa alma aflita” com a palavra de Deus. O reajuste deve ser feita tendo como instrumento cirúrgico a palavra de Deus, e não tenha medo se o aconselhado se aborrecer: “ porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salavação, que a ninguém traz pesar, mas a tristeza do mundo produz a morte” ( 2 Corintios 7.10).
Que possamos sermos restauradores de almas.
E me disse: Filho do homem, porventura viverão estes ossos? E eu disse: Senhor DEUS, tu o sabes.
Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
Assim diz o Senhor DEUS a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.Ezequiel 37:3-5
Fernando Romero.