“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.”
Não tem no texto o motivo da reprovação. Mas um olhar atento a perguntar a se fazer é: Deus reprovou a oferta ou o ofertante? Acredito que seja o ofertante. A pergunta de Deus e a resposta de Caim nos traz alguma luz:
“E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?”
Caim não zelava pelo irmão. Era egoísta. Isso fala mais do ofertante que da oferta em si. Jesus falou que uma oferta não pode ser recebida se um irmão tiver alguma coisa contra irmão:
“Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta.” Mateus 5.22-24
Seria esse o motivo? Se eles tiverem brigados, a oferta é rejeitada, deve haver um pedido de perdão, e uma reconciliação para que Deus aceite as oferendas. John Darby tem um comentário relevante:
“Abel vem como culpado,e, incapaz de se aproximar de Deus, colocando a morte de outro, entre ele e Deus, reconhece o julgamento do pecado, tem fé na expiação. Caim, trabalhando honestamente exteriormente onde Deus o havia colocado para fazer isso, externamente um admirador do verdadeiro Deus, não tem a consciência do pecado, ele traz como ofertas os frutos que são sinais da maldição, prova do completo cegamento do coração e endurecimento de consciência de uma raça pecaminosa expulsa de Deus. Ele supõe que tudo está bem; porque Deus não deveria recebê-lo? Não há sentido de pecado e ruína.
Caim assassina Abel, o que mostra que seu coração já estava contaminado pelo ódio.
E para você ? Qual sua opinião?
FernandoRomero
Nenhum comentário:
Postar um comentário