domingo, 21 de fevereiro de 2016

COMO JESUS OLHA PARA OS GAYS?




Nestes últimos dias fui muito procurado sobre a posição da igreja com os homossexuais. Neste artigo iremos ver como a graça de Deus é para eles. Mas, antes quero citar algo que li no livro Maravilhosa Graça do autor Philip Yacey que mexeu muito comigo. 
Uma prostituta de uns 40 anos estava com uma filha ainda menor de idade pedindo ajuda para um evangélico. E ela fez o seguinte comentário: por eu já ser de idade os homens não me pagam muito, então coloco minha filha para se prostituir, por ser novinha ela ganha bem mais. Aquele homem cristão ficou chocado e pensou em denunciá-la para a polícia por prostituição infantil, mas, por outro lado se compadeceu dela e perguntou: porque a senhora não procura uma igreja? Então aquela mulher respondeu: porque iria a uma igreja? Pra me sentir pior do que já me sinto?
Analisemos bem a frase dita por esta mulher. As pessoas realmente estão se sentindo pior na igreja, do que realmente se sentem? Lamentavelmente a resposta é sim. A igreja perdeu a graça ( favor imerecido). Nós temos dificuldade de aceitar o que é diferente. Vejamos isso agora dentro da bíblia:

Destes, porém, não comereis; dos que ruminam ou dos que têm unhas fendidas; o camelo, que rumina, mas não tem unhas fendidas; esse vos será imundo;
E o coelho, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; esse vos será imundo;
E a lebre, porque rumina, mas não tem as unhas fendidas; essa vos será imunda.
Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.
Das suas carnes não comereis, nem tocareis nos seus cadáveres; estes vos serão imundos.
Levítico 11:4-8

 Dentro da lei havia um cardápio que Deus autorizou comer, como também os alimentos que não podiam comer por ser considerados imundos como citamos no versículo acima. Mas, quando Jesus veio ao mundo ele veio com seu perdão sobre toda a humanidade, e com sua misericórdia sobre todos os homens, pois todos nós estávamos caídos da presença de Deus. Mas me chama a atenção que o mesmo Deus que proibiu comer estes animais outrora considerados impuros foi o mesmo Deus que pediu para Pedro comer estes alimentos em uma visão: 

E tendo fome, quis comer; e, enquanto lho preparavam, sobreveio-lhe um arrebatamento de sentidos,
E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra.
No qual havia de todos os animais quadrúpedes e feras e répteis da terra, e aves do céu.
E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come.
Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda.
E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou.
E aconteceu isto por três vezes; e o vaso tornou a recolher-se ao céu.
Atos 10:10-16

São exatamente os mesmos alimentos que na lei eram proibidos, mas, agora na graça, Pedro ouve uma voz insistindo para ele comer, porque estes alimentos estavam purificados, já não eram mais imundos. Note que Pedro tem uma dificuldade para aceitar o que lhe parece esquisito e diferente. Na realidade a visão se referia ao povo gentio que a graça estava alcançando.
Agora voltemos nossa visão para os homossexuais e para aqueles que relutam contra estes desejos em sua carne. A mensagem que eles mais ouvem das igrejas são juízo tais como: vocês merecem o fogo do inferno, isto é uma abominação, e acredite muitos por preconceito nem sentaria do lado de um gay caso este se assentasse do nosso lado.  Mas qual é a mensagem da cruz de fato?
A graça de Cristo veio para socializar aqueles que consideramos diferentes como nos alimentos sobre o lençol na visão de Pedro. A cruz rompeu toda parede de divisão entre os povos, não mais gentios ou judeus, todos agora formam um só povo:

Porquanto não há diferença entre judeu e grego; porque um mesmo é o Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.
Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.
Romanos 10:12,13

Porque os gays iriam a uma igreja se a mensagem para eles é somente de juízo? Por um acaso não se sentiriam ainda pior do que já se sentem? Ai minha pergunta é: a graça de Cristo também não é para eles? A graça é para todos aqueles que invocarem o nome do Senhor.
A graça derrete os corações mais duros, mas, a verdade é que a prostituta do livro que citei tem razão: a igreja faz as pessoas discriminadas pela sociedade se sentirem ainda pior. Não é hora de mudarmos isso? As igrejas têm que ser os verdadeiros recipientes da graça de Deus. Será que um homossexual ou uma prostituta vê os cristãos como um reservatório da graça e do amor de Deus?
A dura realidade é que a igreja de Cristo perdeu a sua graça. Jesus nos deixou o exemplo de tocar tudo aquilo que na sua época era considerado imundo. Ele tocou o defunto e o moço reviveu, Jesus tocou e curou os leprosos que tinha que ficar isolados da sociedade trazendo-lhes a cura  e a liberdade. Ele conversou com a prostituta de Samaria e a transformou em uma pregadora do evangelho. Jesus aceitava os “diferentes” e os “esquisitos”. Ele trazia o seu amor a estas pessoas, porque olhava para estas pessoas como uma grande oportunidade de se manifestar a glória de Deus.
Uma mãe quando foi perguntada se ela concordava que o filho dela que era gay era uma abominação, então ela respondeu: ele continua sendo meu filho e me traz alegria. 
Esta foi a reposta de uma mãe. Qual seria a resposta de Deus para estas pessoas? Eles são filhos, que precisam das misericórdias, pois, a misericórdia de Deus são as causas de não sermos consumidos.
Tenho certeza que se Jesus estivesse hoje na terra abraçaria estas pessoas. E os fariseus das igrejas evangélicas de hoje crucificariam o Cristo novamente. Jesus mesmo disse que ele não veio para os sãos porque eles não precisam de cura, mas, veio para os doentes. A graça de Cristo é para todos. A graça de Cristo alcança os mais desfavorecidos. Pensemos nas palavras desta prostituta: as igrejas fazem as pessoas se sentirem pior do que elas se sentem?
É hora de vivermos a verdadeira graça que fluiu da cruz, pois, somente assim a igreja voltará a ter graça para quem precisa dela como nos casos das prostitutas e os homossexuais e todos quantos precisarem dela!

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Deus abomina o pecado "fato" Lv 18:22 - Lv 20:13 - Rm 1:21a31 - 1 Co 6:9 e 10.
    Mas ama o pecador. Jo 3:16 - Tg 4:4 - Is 55: 6 e 7.
    Todos são bem vindos a igreja apenas respeite nossa fé que é a bíblia como regra.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o texto, Ver
    Parabéns, ele bate de frente com nossa casca religiosa que insiste em dizer que tem algo de errado nisso...
    Mas Jesus sempre foi contra o preconceito ou qualquer tipo de atitude que não fosse voltada para o amor. Falta graça porque ninguém se lembra do amor... Os fariseus do nosso tempo vão abominar, mas o pecado e somente ele deve ser combatido, não o pecador que também merece essa graça. E quem vai transformar essas pessoas é o Espirito Santo quando eles ouvirem a palavra, não precisamos nos preocupar. Se nós mostrarmos amor e respeito, eles respeitarão nossas igrejas e nossa fé, e respeitando, a obra do Espírito Santo neles se iniciará!

    ResponderExcluir
  4. Concordo com o irmão, so devemos ter o cuidado de realmente viver todo o envangelho,inclusive o que tange recuperar essas almas e não deixar que se iludam com uma "graça" que não traz o arrependimento pelos pecados....esta é uma linha muito tênue que percebemos ao lidar com pessoas com pecados sexuais...muitos tem grande resistência quanto à Palavra de arrependimento e conversão pois,por vezes tomam por ofensa a própria palavra do Senhor. Creio,se o irmão permite que fale,que mais do que amor está faltando entre nós Espírito de sabedoria e discernimento de espíritos para que possamos fazer o que Cristo nos chamou para fazer....levar o envangelho arrependimento! Muitos tem coração endurecido e não aceitam, mesmo tendo cuidado ao falar, (e digo por não ter dificuldade em conversar com quem quer que seja) porque mesmo em meio ao desespero e cansaço da vida mundana, não querem "regras" e não podemos fingir que a obediência não faz parte do "pacote"....mas sim...com amor tudo fica mais fácil e interessante e cheios do Espírito fica mais acessível chegar a estes corações que pelas durezas da vida( e digo por mim mesma) são cheios de orgulho! Duro é o trabalhar do Senhor para quebrar este mal do orgulho, é mais fácil culpar os outros do que nos sujeitarmos, mas o Pai nos sa graça e longanimidade...alguns não estão querendo mas aos que querem o Pai tem aberto portas como esta. Deus abençoe o irmão....trabalho muito lindo de esclarecimento para pessoas que assim como eu ainda estão engatinhando!
    A paz do Senhor abençoado

    ResponderExcluir