sexta-feira, 5 de abril de 2019

A TRANSFIGURAÇÃO DE JESUS O LIGA A TORÁ E AOS PROFETAS


A identidade de Jesus
Enquanto orava, a aparência do seu rosto foi se transformando e suas roupas ficaram alvas e resplandeceram como o brilho de um relâmpago. Então, surgiram dois homens que começaram a conversar com Jesus. Eram Moisés e Elias. Apareceram em glorioso esplendor e falavam sobre a partida de Jesus, que estava para se cumprir em Jerusalém. Pedro e seus amigos estavam dormindo profundamente, mas despertaram de súbito, e viram a fulgurante glória de Jesus e os dois homens que permaneciam com Ele. Quando estes iam se afastando de Jesus, Pedro sugeriu: “Mestre, como é bom que estejamos aqui! Vamos erguer três tabernáculos: um será teu, outro para Moisés, e outro, de Elias”. Mas Pedro não sabia, ao certo, o que estava propondo. Entretanto, enquanto ele ainda falava, uma nuvem surgiu e os encobriu, e grande foi o temor que sentiram os discípulos ao verem aqueles homens desaparecerem dentro da espessa nuvem. Então, dela propagou-se uma voz, afirmando: “Este é o meu Filho, o Escolhido; a Ele dai toda atenção!” Passado o som daquela voz, Jesus ficou só. Lucas 9.29-36
Quando Jesus transfigurou estava com ele Moisés e Elias. Moisés representa a torá e Elias representa os profetas. Jesus ouviu uma voz que saiu do meio das nuvens: Este é o meu Filho, o Escolhido; a Ele dai toda atenção.
Esta frase é a junção do salmos 2 com Isaías 42:
Proclamarei o decreto do SENHOR. Ele me disse: “Tu és meu Filho; Eu hoje te gerei. Salmos 2.7
Eis o meu Servo a quem sustenho, o meu eleito, em quem tenho toda a alegria. Isaías 42.1
Era o próprio Deus testificando o seu filho para as nações. Esta voz pede para que observássemos o que a torá e os profetas testificam de Jesus. Não tem como sabermos quem ele é senão examinarmos o que as escrituras testificam de Jesus.
Outro fato curioso é que a luz é matéria. E Jesus ficou todo repleto de luz. Se alguém dúvida que luz é matéria é só você observar que tem peixes no fundo do mar que emitem luz. Mas como explicar tal fenômeno ocorrido na transfiguração?
Quando Deus se aproxima de um homem a tendência é que as células deste homem recebem a glorificação que há no Pai, foi o que aconteceu com Moisés quando Deus se aproximou dele no monte, quando ele desceu seu rosto brilhava a ponto de colocar um véu, pois sua matéria irradiava luz por ter ficado tão próximo do Pai. Da mesma forma foi com Jesus, quando o Pai se aproximou dele, seu corpo recebeu toda a transformação e suas células deu lugar ao homem original e irradiava luz, houve uma metamorfose.
Devemos considerar também que Jesus é o homem perfeito, e Deus mostrou para nós na transfiguração como era Adão antes do pecado. Na mesma proporção que a glória de Deus transforma nossa matéria em luz, o pecado destrói a luz deste corpo. Adão era um ser de luz antes de pecar, mas, após o pecado perdeu toda a glóra de Deus que revestia seu corpo.
Por isso, Paulo escreveu que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. Mas na transfiguração vemos a identidade do homem perfeito em Jesus, e é justamente este mesmo corpo de luz que receberemos dele na ressurreição.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário