segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

6º capitulo CAPITULO 6: O VALE DA SOMBRA DA MORTE



“Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” Salmos 23.4

Se você olhar atentamente com os olhos iluminados do Espírito Santo para este versículo, conseguirá enxergar a realidade desta verdade. Se existe o certo é porque tem o errado, se há uma verdade é porque tem uma mentira, agora com este conceito mais apurado, vais conseguir enxergar a realidade deste texto:

... não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam” Salmos 23.4

Se ele não teme mal algum, é porque tem quem tema. O vale da sombra da morte faz parte do mundo espiritual, é tenebroso, escuro, sem piedade, pois este vale é o domicílio de principados e potestades e hostes infernais nas regiões celestiais.

“porque não temos que lutar contra a carne e sangue, mas sim, contra os principados, contra as potestades, contra o príncipe das trevas deste século, contras as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais” Efésios 6.12

Os demônios deste lugar são assustadores: suas fisionomias são totalmente deformadas, uns têm caras de cachorros, outros se apresentam como leão com dentes desafiadores

“abriram contra mim suas bocas, como um leão que despedaça e que ruge” Salmos 22.12
“.. .e me puseste a beira da morte, pois me rodearam cães; o ajuntamento de malfeitores me cercou...” Salmos 22.15,16

Eles ficam ali esperando o espírito da morte tragar os viventes, eles sabem que a vida tem um tempo determinado por Deus, embora não conheçam qual é o espaço deste tempo, ficam prontos para agirem quando um indivíduo vem a óbito.
Este lugar é mesmo amedrontador, mas o salmista afirmou não temer o vale da sombra da morte, e tinha mesmo por que não temer, pois tinha o selo do Espírito Santo.

“Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente. Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele.
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas. E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico e foi sepultado.
E, no Hades, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão e Lázaro, no seu seio. E, clamando, disse: Abraão, meu pai, tem misericórdia de mim e manda a Lázaro que molhe na água a ponta do seu dedo, e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama..” Lucas 16.19-24

Aqui Jesus está relatando uma história, e usa dois personagens: o homem rico e Lázaro, o mendigo. A bíblia não menciona o nome do homem rico, então para sua melhor compreensão vamos chamá-lo de Artur (pensamento hipotético)

— O que está acontecendo? As minhas vistas estão ficando escuras, cadê as pessoas que me amam... Por que meu corpo está inerte, e por que estou vendo meu corpo desta forma? Quem é você? Por que você é tão fria, por que estou fora do meu corpo? Hei, hei, para onde estão me levando, espera aí, eu não quero ir... Socorro! Quem é você?!
— Eu sou a Morte...
— Morte?! Como assim, que conversa é essa, eu tenho muito a viver ainda...
— Artur, seu tempo acabou, e o Criador do universo me deu permissão para te buscar. Venha...
— Ir pra onde? Eu não quero ir...
— Para o vale da sombra da morte...
Artur se desespera. Tenta voltar, mas não consegue. Está sendo arrastado velozmente para o vale da sombra da morte, seu corpo estava sendo velado, seu espírito estava com Deus, e sua alma estava sendo arrastada.
— Quem são eles, e por que estão olhando para mim desta forma?! Que lugar é este?
Os demônios nas regiões celestiais o cercam com muita algazarra. Artur está desesperado, grita, se debate todo, grita por socorro, mas não tem mais jeito...Um dos demônios perguntam ao anjo que o acompanhava.
— Ele tem o selo?
E Artur indaga desesperado:
— Que selo, do que eles estão falando, pelo amor de Deus eu quero voltar, quero sair daqui, me leva de volta... Que selo, responda, responda...
Um dos anjos de Deus que o acompanhava responde:
— Ele não tem o selo.- o anjo olha para Artur. - Lamento Artur, você não tem o selo, e esses espíritos maus vão cuidar de você.- o anjo ordena que o levem.- Ele não tem o selo, podem levar.
— Espera aí... Que selo, do que ele está falando?! Levar pra onde, onde estão me levando? Pára com isso, pra onde estão me levando?? Socorroooooooo...

Seus entes queridos choravam sua morte. Enquanto era velado, se ouviam comentários:
— Meu filho, por que você partiu tão cedo... As pessoas perguntavam umas para as outras onde ele estaria, para onde teria partido.
O ser humano é limitado, e não consegue enxergar do outro lado, mal imaginavam eles, o que estava acontecendo com Artur.

E aconteceu que o mendigo morreu e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão...”

Longe dali, outras pessoas também choravam, choravam a Lázaro. Lázaro era um mendigo, tinha poucos amigos, e eles também perguntavam curiosos onde estaria Lázaro. Enquanto isso...

— Quem são vocês? O que querem comigo?
— Somos anjos de Deus, Lázaro, viemos te buscar.
— Quem é aquele ser frio e feio, indaga Lázaro.
— Não se preocupe com ele, é o espírito da Morte, agiu com a permissão de Deus, mas não tem mais poder sobre você, fez o que tinha que ser feito.

“... e foi levado pelos anjos ...”

Os anjos o acompanham até o vale da sombra da morte.
— Quem são eles? Cada ser estranho... Por que estão tentando impedir nossa passagem?- os demônios o cercam, e os anjos protegem a Lázaro.
— Ele tem o selo?- pergunta os demônios.
— Sim, ele tem o selo! Neste momento Lázaro sorri gostoso.
— Podem passar, podem ir!
— Ir pra onde?
Lázaro estava sentindo um gozo em sua alma, regozijava-se. Sua alegria se misturava ao do Criador do universo.

Preciosa é à vista do Senhor a morte de um justo” Salmos 116.15

Lázaro estava feliz, seu espírito estava com Deus, seu corpo estava sendo velado, e a sua alma estava indo ao seu destino.


domingo, 29 de dezembro de 2013

CAPÍTULO 4 e 5:O SELO E O HADES!



O Autor da vida, prima pelo que é seu, valoriza quem respeita e Crê no sacrifício da Cruz. Quando uma pessoa reconhece Jesus como único e suficiente Salvador, recebe como presente um selo em seu corpo. O homem é um ser tricôtomo: espírito, alma e corpo.
 No espírito do homem o Espírito Santo habita, a alma ele regenera e o corpo ele sela.
Este selo é um sinal da sua fé:

“em quem também vós estais, depois que ouviste palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, foste selado com o Espírito Santo da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, para a redenção da possessão de Deus, para louvor da sua glória” Efésios 1.13,14

Quando você escreve uma carta, vai até ao correio. Seu desejo é que esta carta chegue até o destinatário. Para isto acontecer, ela terá que receber um selo, para seu trajeto não ser impedido, mas se tiver selada não terá problema em chegar ao seu destino.
Assim também é com o homem que aceita a Jesus, ele recebe um selo, e seu corpo passa a ser morada do Espírito Santo de Deus.
Quando esse homem morrer, seu corpo vai para a sepultura, seu espírito vai para Deus, e sua alma, ou vai para o hades, ou o paraíso. Tudo vai depender do selo, se a sua alma tiver o sinal da fé, terá sua passagem livre para o paraíso, caso não tiver este selo, sua passagem será obstruída pelos demônios, isso tudo acontece no vale da sombra da morte.
O homem é a carta de Deus na terra, o Espírito Santo é o remetente, o penhor do Espírito é o selo. O destino só depende de você, a sua escolha pessoal é que te leva ao paraíso ou ao hades no lugar de tormentos.

CAPÍTULO V: HADES: A PRISÃO DOS MORTOS

“Estas cidades vos serão por refúgio do vingador do sangue; para que o homicida não morra, até que esteja perante a congregação no juízo...
... Serão de refúgio estas seis cidades, para os filhos de Israel, e para o estrangeiro, e para o que se hospedar no meio deles, para que ali se acolha aquele que ferir a alguma por erro...” Números 35.12,15

“ e a congregação livrará o homicida da mão do vingador do sangue, e a congregação o fará voltar à cidade do seu refúgio onde se tinha acolhido; e ali ficará até a morte do sumo sacerdote, a quem ungiram com o santo óleo...
“... pois deve ficar na cidade do seu refúgio, até a morte do sumo sacerdote; mas, depois da morte do sumo sacerdote, o homicida voltará à terra da sua possessão” Números 35.25,28

Existe uma vida além da morte, uma vida que nossos olhos não conseguem enxergar. É como um bebê, que está no ventre da sua mãe. Ele não sabe que há uma vida esperando por ele fora do útero, apesar de não saber essa vida existe, e ele não tem escolha. Vai morrer para a vida uterina e nascer para o mundo dos vivos.
Assim também é a nossa vida. No momento em que morrermos para esta vida, nasceremos para outra, na realidade, é a continuação da vida, só que desta vez, para o mundo espiritual, ou seja, um mundo paralelo.
Desta forma, existe vida do outro lado. Para as pessoas que aceitarem o sacrifício de Cristo há o paraíso, para aquelas que negarem tal sacrifício, o lugar de tormentos.
O Hades é uma prisão, a prisão dos mortos, e ele é subdividido em três partes:

Hades:
Lugar de tormento
Abismo
Seio de Abraão




Esta prisão seguiu fielmente esse modelo até a morte de Jesus.


  • Lugar de tormento: aonde vão aqueles que morrem sem Cristo, os que não têm o selo de salvação, lugar de chamas e sofrimento contínuo, as almas que forem para lá só sairão na segunda ressurreição para serem julgados no juízo final, e como destino, ganharão o inferno por toda eternidade por não ter adquirido o selo da salvação;
  • Abismo: onde estão guardadas algumas legiões demoníacas para o momento da grande tribulação;
  • Seio de Abraão: lugar para onde vão as pessoas que morrem com Cristo, só vai para lá quem tem o selo da garantia da salvação, algumas dessas almas saíram de lá no momento da morte de Jesus Cristo.

“pois deve ficar na cidade do seu refúgio, até a morte do sumo sacerdote”

Quando o sumo sacerdote, Jesus, morreu na cruz do calvário, Ele entrou no seio de Abraão e transportou essa repartição para a Cidade Santa, a Nova Jerusalém que está dentro do céu. Aleluias!!!

tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro...” Salmos 68.18

“Pelo que diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro e deu dons ao homem. Ora, isto, ele subiu, que é, senão que também, antes, tinha descido às partes mais baixas da terra?
Aquele que desceu é também o mesmo que subiu acima de todos os céus, para cumprir todas as coisas”. Efésios 4.8-10

A alma de Jesus, após sair do corpo, desceu aos lugares baixos e deu a liberdade tão esperada para aqueles que creram que Ele era o Messias, resgatando assim essas almas para o paraíso de Deus.


“E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; E, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na Cidade Santa e pareceram a muitos.” Mateus 27.52,53

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

terceiro capitulo do meu livro VIDA APÓS A MORTE.

CAPÍTULO III: O DÍZIMO DE DEUS

O Autor da vida é um ser inteligente, é um Deus que surpreende e jamais é surpreendido. Um dos seus atributos é a onisciência, ou seja, a capacidade de saber todas as coisas.
É como se o Criador da Vida tivesse uma luneta e olhasse para o futuro e visse este futuro acontecer em tempo presente. Desta forma, é impossível surpreender a Deus, pois Ele tem o controle de todas as coisas.
O Autor da vida estava lindo, vestido de um linho finíssimo, já fazia muito tempo que Deus não sorria tão abertamente! A queda do homem no jardim do Éden não saía da sua mente, o tempo havia passado, mas Deus estava com o espírito da Morte atravessado na garganta, e o Autor do Universo estava pronto para surpreender novamente, estava se preparando para ser o Autor da Salvação.
O Senhor do universo caminha elegantemente para sua sala predileta no céu, a Sala do Santíssimo:
— Bom dia Anjo Gabriel!
— Bom dia Criador dos céus e da terra!- responde educadamente Gabriel.- Como o Senhor está elegante!!
— Muita bondade sua Gabi...- o Senhor ama a Gabriel, por isso na intimidade o chama de Gabi.
— Gabriel, está tudo pronto na sala do Santo dos Santíssimos para a reunião, como eu te ordenei?
— Sim Senhor, está tudo pronto...
Neste momento, se reúnem Jeová, o Verbo e o Espírito Santo. O Autor do universo começa a reunião, na realidade era um plano secreto, que nem os anjos podiam saber.
De repente, um rolo se descortina na sala, e como num filme, começa a passar como o mundo foi criado, dando grande ênfase para a criação do homem. Enquanto se passavam as cenas, o Senhor do Universo não disfarçava o sorriso, mas de repente, uma ruptura acontece... Era o pecado adentrando o mundo, resultando na queda do homem, o espírito da Morte com poder legal para matar, mediante a escolha irresponsável de Adão e Eva.
— É por isso que estamos aqui reunidos, pois chegou o momento de resgatarmos o homem das mãos de Satanás, e trazê-lo da morte para a vida, há muito tempo tenho pensado nisto e venho preparando meu plano para introduzi-lo na terra. Para isto, preparei tudo com muito carinho, vejam vocês, a língua dominante no mundo hoje é o grego, o que vai facilitar o meu plano no mundo dos homens, o reinado neste instante na terra, é o império romano, é o reinado que mais construiu estradas, e com eficiência está ligando o mundo todo a Jerusalém e a Belém, e não foi por acaso. Trabalhamos ininterruptamente para isto acontecer e agora está tudo de acordo com o que traçamos, pois estas estradas trarão os povos da terra de todos os cantos para conhecerem a Jesus, e ouvir as boas novas, e o idioma que Jesus utilizará será o grego, por ser predominante, sendo assim, sua mensagem será rapidamente espalhada para o mundo. Mas a partir de hoje nós nos chamaremos diferentes: O Verbo vai receber um novo nome, será chamado de Jesus e o tratarei por Filho, fazendo eu o papel de Pai, e tu Espírito, fará o elo entre eu e o meu Filho Jesus.

“Porque qual dos anjos disse jamais: Tu és o meu Filho, hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E, quando outra vez introduz no mundo o Primogênito, diz: E todos os anjos de Deus o adorem” Hebreus 1.5,6

Era um tratado entre eles, o Verbo seria o Filho, Deus seria o Pai, e o elo entre os dois seria o Espírito Santo.

Enquanto isso na terra, o anjo Gabriel visitava a casa de Maria, a escolhida para ser a mãe de Jesus. Maria estava em sua humilde casa, com um ar de apaixonada, ela não parava de pensar em José. De repente, um clarão reluz na sua frente, Maria toma um susto, estava atônita. Era o anjo Gabriel, que tinha saído da presença do Senhor do universo com uma mensagem poderosa:

“... Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres...
...Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus, eis que teu ventre conceberá, e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo...” Lucas 1.28-32

— Mas como será isso se tua serva nunca se deitou com um homem?
— Não te preocupes Maria. O Espírito Santo de Deus descerá sobre ti, te envolverás e tu ficarás grávida de um menino, e quando ele nascer, porás o seu nome: Jesus.
Maria ainda estava atônita quando o anjo desaparece de sua frente, e seu quarto é tomado por outra luz, essa ainda mais forte... Era o Espírito Santo de Deus.
Estava trazendo em suas mãos um embriãozinho. Maria olhava assustada ao mesmo tempo que maravilhada. Sentiu o Espírito de Deus tocar seu ventre. Era o Espírito de Deus preparando o útero daquela simples mulher para o maior acontecimento da história: a gravidez do menino Jesus!
Após o nascimento de Jesus, passam-se 30 anos e Jesus começa seu ministério na terra, começava então a se desenrolar o plano secreto do Autor da Vida: o resgate do homem.

“sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que foste resgatado da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebeste dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo, mas manifestado, nestes últimos tempos, por amor de vós;” I Pedro 1.18-20

Olha quão genial é o Autor da Vida! Ele havia dado seu Filho para morrer para assegurar a terra do pecado antes da fundação do mundo. Mesmo antes de o universo existir, do homem existir, o Cordeiro já havia sido ofertado no coração do Pai.

“... mas com o precioso sangue de Cristo, como um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo...”.

O evangelista João também destaca com muita propriedade a genialidade de Deus:

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” João 3.16

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse ao mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele. João 3.17

De um versículo para outro existe uma revelação do Espírito Santo muito significativa. A diferença está nos verbos:

“... que deu seu Filho... João 3.16

“... Deus enviou o seu Filho...” João 3.17

Quando o verbo é dar (Ele deu), aqui é Deus dizimando seu Filho, entregando ao mundo mesmo antes da sua fundação, como um cordeiro por nós, pois na sua onisciência Deus tinha visto o devorador do mundo (Satanás) tentar aniquilar a criação, sujeitando o homem ao pecado. Mediante isso, oferta seu Filho como dízimo para repreender o veneno do devorador.

“trazei todos os dízimos à casa do tesouro...
... E, por causa de vós (os dizimistas), repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; e a vide no campo não vos será estéril, diz o Senhor dos Exércitos...” Malaquias 3.10,11

Mediante esta oferta do Pai antes mesmo da fundação do mundo, O Autor da vida havia injetado o sangue do Cordeiro nas veias do homem, desta forma as gargalhadas de Satanás estavam por um fio. Depois de muito tempo, após séculos, alguns milênios, vem a plenitude dos tempos e nasce um nascido de mulher... Era Jesus executando o plano de salvação do homem.

“mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei, para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos adoção de filhos.” Gálatas 4.4,5

Quando Cristo vem ao mundo, ele vem para consumar um sacrifício que fora feito antes da fundação do mundo, pois todo dízimo para ser aceito por Deus como uma oferta agradável, precisa ser queimado pelos sacerdotes. Sendo assim, Cristo, ao vir em forma de homem cumpre-se João 3.17

“Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo não para que condenasse ao mundo, mas para que o mundo fosse salvo por Ele.” João 3.17

 Desta forma, o Cordeiro é dado como dízimo antes da fundação:

“como um cordeiro imaculado e incontaminado, o qual, na verdade, em outro tempo, foi conhecido, ainda antes da fundação do mundo...”.

Pedro é enfático ao afirmar que o Cordeiro foi conhecido em outro tempo, essas palavras geram uma revelação unindo-se às palavras de João: “Ele deu seu filho”.
Cristo era o dizimo de Deus. O Autor do universo é mesmo fabuloso! Pois mesmo antes do homem cair na tentação da serpente já tinha um antídoto contra a maldição, e desta forma, traria o homem de volta para si mediante o sacrifício da cruz.

Glória a Deus pelo sacrifício de Cristo na cruz do Calvário!!!

quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

CAPITULO II: MISTÉRIO APÓS A MORTE ( continuação do livro)

lembrando que postarei um cap à cada dois dias! leia o cap II.

Cap II: A MORTE COMO ESTADO

O Éden era lindo... Tudo na obra da criação era lindo e durante muitos anos foi assim, até o dia em que o homem, a obra prima da criação, o orgulho do Arquiteto do universo, fez uma má escolha. Deus havia dado tudo a Adão: um lindo jardim para habitar, repleto dos mais belos rios, das mais fascinantes aves e animais. Havia tratado de sua solidão, ofertando-lhe Eva como esposa, e com ela tinha tido lindos filhos.
Porém, como Deus criara Adão como um ser pensante, ele tinha livre-arbítrio, bastava-lhe escolher bem, mas juntamente com Eva, escolheu mal.
Eles poderiam comer de tudo no jardim do Éden, salvo uma única restrição:

“e ordenou o Senhor dizendo: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore da ciência do bem e do mal, dela não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Genesis 2.16,17

Era uma eleição entre Árvore da Vida x Árvore da Ciência do bem e do mal. Uma dava a vida e a outra resultava em morte, até então o ciclo da morte era visto como estado, ou seja, estado da morte. Ela sempre existiu, mas não tinha poder algum, não causava mal algum. Entretanto, Eva, ao ser enganada pela serpente comendo do fruto da árvore da ciência do bem e do mal juntamente com Adão, fez com que a morte saísse da condição de estado e passasse a ser mortal. Só bastava para Adão escolher a vida, mas escolheu a morte

porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Genesis 2.16,17

Com a desobediência, o homem liberta a morte da condição de estado e dá a ela o poder de matar... A morte agora se torna assassina da criação de Deus.

“Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram” Romanos 5.12

O sorriso do Arquiteto do mundo desaparece, o Criador agora está triste, pois o homem ativara o dispositivo da morte e concedera a ela o poder de matar. É como se o homem, ao comer deste fruto maldito se tornasse um suicida. A morte a partir desse momento de desobediência, ganhou poder para matar e, além disso, era usada como arma nas mãos de Satanás para destruir a criação de Deus, o veneno da serpente havia atingido com grande impacto a maior obra de arte do Criador do universo, não somente o homem, mas a fauna e a flora também passam a sentir o veneno da serpente... O Arquiteto do mundo tinha motivos inúmeros para entristecer-se.
A morte se beneficia de caminhos para matar, usa todas as armas que a desobediência de Adão e Eva lhe proporcionou: infartos, doenças cardiovasculares, pneumonia, acidentes, dentre outras. Não importa como, a cada segundo passado, a cada minuto nos aproximamos dela. O diabo tinha poder legal para matar, isto, até a morte de Jesus na cruz do Calvário, uma vez que o homem havia entregado a ele este poder ao desobedecer à voz de Deus.
O Criador do Universo agora precisava tomar uma decisão. Embora entristecido com a escolha do homem, o Senhor não deixaria de amá-lo. Todos os dias, ao findar-se a tarde, o Criador visitava Adão e sua família. Era um prazer para Deus poder se reunir com eles, mas desta vez, devido a desobediência do homem, não seria assim.
Deus desce do céu e procura Adão no jardim. Nota que tem algo diferente, pois Adão e Eva estão escondidos entre as folhas das árvores. O Criador do universo chora mais uma vez, estava decepcionado com a decisão do homem.

“E ouviram a voz do Senhor Deus, que passeava no jardim pela viração do dia; e escondeu-se Adão e a sua mulher da presença do Senhor Deus, entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus a Adão e disse-lhe: onde estás?” Genesis 3.8,9

E mediante a escolha do homem, Deus toma a decisão de tirá-los do jardim do Éden, não como uma punição, mas principalmente por amá-lo, ou seja, ao desobedecer, o homem estava agora em um estado pecaminoso, e uma vez estando nestas condições, se comesse do fruto da árvore da vida, eternizaria seu corpo no pecado, estaria para sempre na perdição, pois o fruto desta árvore é um fruto que eterniza quem come dele, se isto acontecesse nem mesmo o sacrifício de Cristo na cruz seria capaz de libertá-lo. E Deus o sabia, precisava evitar tal resultado. É então que toma sua decisão:

“... pois, para que não estenda a sua mão, e tome também da árvore da vida, e coma e viva eternamente, o Senhor Deus, o lançou fora do jardim do Éden, para lavrar a terra, de que fora tomado, e, havendo lançado fora o homem, pôs querubins ao oriente do jardim do Éden e uma espada inflamada que andava ao redor, para guardar o caminho da árvore da vida”. Genesis 3.22,23,24

E ao tirá-los, o Criador do universo olha para o jardim, e pela primeira vez, desde sua criação, sente a vontade de dialogar com Adão e passar bons momentos juntos. Quantas vezes Deus tinha ouvido Adão e sua família relatar-lhe como tinha sido seu dia... Deus sente saudades disso e chora... (antropomorfismo)
Acima do jardim, Satanás gargalhava e festejava juntamente com o espírito da Morte. Ah... Enquanto isso, o Criador do universo olhava para tal situação, descontente, não era assim que imaginara viver com o homem, e ademais, com o pecado de Adão, a comunhão de Deus com o homem havia sido interrompida. As lágrimas escorriam pela face do Todo Poderoso, mas Deus na sua infinita misericórdia tinha um plano infalível para reverter essa situação.


sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

O CLAMOR NA BATALHA DO ARMAGEDOM!

SALMOS 121


1-  ELEVO OS MEUS OLHOS PARA OS MONTES; DE ONDE ME VEM O SOCORRO?
Israel está cercado no vale do Armagedom, o anti-cristo motivou as nações a fazer guerra para derrotar a semente santa ( Israel). O povo judeu estarão sendo massacrados como uvas no lagar pelo exército mundial liderado pelo anti-cristo. O sangue atingirá a altura dos freios dos cavalos. Olharão para os montes procurando um socorro, mas estarão cercados!

2- O MEU SOCORRO VEM DO SENHOR, QUE FEZ OS CÉUS E A TERRA.
Mas é neste momento que eles olham acima dos montes, para onde os judeus sempre foram a ordenados a olhar: para Cristo, mas sempre o rejeitou. E eis que surge em cima do monte o Cristo, neste momento o monte se fende, e Cristo apresenta suas mãos com a marca da cruz. Mas não estará sozinho, o acompanham a igreja como um exército que foi arrebato há 7 anos atrás ( apocalipse 19). O socorro dos judeus se apresenta, e eles o aceitam como o Messias. Neste momento clamarão: “ o meu socorro vem do Senhor, que fez os céus e a terra”

3- NÃO DEIXARÁ VACILAR O TEU PÉ; AQUELE QUE TE GUARDA NÃO DORMITARÁ.
Então suas vidas serão guardadas, eles agora têm um aliado: Jesus com a igreja glorificada está lutando por eles; o milênio está pronto para ser inaugurado após o final da batalha sangrenta. O LEÃO DA TRIBO DE JUDÁ veio para reinar com seu povo!

4- EIS QUE NÃO DORMITARÁ NEM DORMIRÁ AQUELE QUE GUARDA A ISRAEL.
A proteção é ininterrupta, a misericórdia de Deus estará a favor de Israel, agora eles estarão com o coração convertido. O arcanjo Miguel o guardião de Israel sempre teve em sua defesa. Mas agora é Cristo quem os toma em seus cuidados. E fará sombra de proteção. “ aquele que habita no esconderíjimo do Altíssimo a sombra do Senhor onipotente o descansará, mil cairão ao teu lado e dez  mil a tua esquerda mas Israel não será atingido”;  

5- O SENHOR É QUEM TE GUARDA; O SENHOR É A TUA SOMBRA À TUA MÃO DIREITA.
“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa”.Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel.”
Israel está abrigado sob as mãos de Cristo. Cristo sempre quis protege-los: “ Jerusalém Jerusalém quantas vezes quis te recolher assim como as galinhas com seus pintainhos” 

6- DE DIA O SOL NÃO TE FERIRÁ, NEM A LUA DE NOITE.
“Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia,.
Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia”.

7- O SENHOR TE GUARDARÁ DE TODO O MAL; ELE GUARDARÁ A TUA VIDA.
Israel desfrutará dos cuidados do reino, nenhum mal o molestará. Sentirão o carinho e o amor de Jesus. Eles finalmente reconhecem o Cristo como o Messias!

8- O SENHOR GUARDARÁ A TUA SAÍDA E A TUA ENTRADA, DESDE AGORA E PARA SEMPRE.

Este versículo parece estar invertido, pois o natural seria dizer guardar a entrada e saída, mas o verbo sair vem primeiro que o verbo entrar. Mas isto é proposital. O Senhor guardou a saída de Israel com vitória da batalha do armagedom e abençoou a entrada no milênio. Pois o milênio vem após a batalha do Armagedom.


quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

QUANDO O PASTOR SE SENTE OVELHA!

Salmos 23 - QUANDO O PASTOR SE SENTE OVELHA

1-   O SENHOR É O MEU PASTOR; NADA ME FALTARÁ.
Esta foi à primeira composição de Davi, tinha aproximadamente entre 13 a 17 anos. Davi não era bem visto por seus pais, era desprezado tudo por ser filho bastardo. Então Davi estava pastoreando as ovelhinhas de seu pai; ele tinha tudo pra se  sentir rejeitado, mas foi neste momento que inspirado por Deus começa a compor: o Senhor é meu pastor e nada me falta;

2 DEITAR-ME FAZ EM PASTOS VERDEJANTES; GUIA-ME MANSAMENTE A ÁGUAS TRANQÜILAS.
Ele se sentia tão tranquilo na presença de Deus que se sentia repousando. Como pastor de ovelhas começa a olhar as ovelhas de seu pai, e se por no lugar delas. Então o Espírito de Deus lhe dá esta canção: deita-me faz em verdes pastos e se sente guiados a beber de águas tranquilas. Ele se sente uma ovelhinha cuidada pelo grande Pastor: Cristo!

3 REFRIGERA A MINHA ALMA; GUIA-ME NAS VEREDAS DA JUSTIÇA POR AMOR DO SEU NOME.
O grande Pastor Jesus tem em suas mãos o cajado, cajado é uma arma de Pastor que tem uma curva na ponta, Davi se sentia uma ovelha conduzida pelo próprio Deus. Ele se sentia guiados em veredas de justiça, ou seja, mesmo ele sendo rejeitado ele sentia que era o cajado de Deus conduzindo e levando ele por caminhos seguros. Ele se sentia uma ovelha de seu pasto.

4 AINDA QUE EU ANDE PELO VALE DA SOMBRA DA MORTE, NÃO TEMEREI MAL ALGUM, PORQUE TU ESTÁS COMIGO; A TUA VARA E O TEU CAJADO ME CONSOLAM.
Davi não sentia temeroso com as circunstâncias, ele sabia que o cajado o conduzia o guiava. Mas também o grande Pastor tinha em suas mãos a vara para afugentar os inimigos, fazendo seus pés trilhar seguro pelos vales da sombra da morte! É nos vales que estão os lobos, MS Davi se sentia seguro na companhia de Deus seu grande pastor.

5 PREPARAS UMA MESA PERANTE MIM NA PRESENÇA DOS MEUS INIMIGOS; UNGES COM ÓLEO A MINHA CABEÇA, O MEU CÁLICE TRANSBORDA.
Davi provavelmente quando compunha esta canção estava tangendo sua harpa. E enquanto ele cantava as palavras que os Espirito Santo lhe punham no coração, acontecia justamente isto. Samuel estava indo visitar sua família enquanto Davi estava cuidando do rebanho de seu pai. E Samuel estava com o óleo da unção de Rei indo a sua casa. “unges minha cabeça com óleo” Davi cantava e compunha profeticamente a respeito de si mesmo. Ele seria rei.  Ele sentia Deus fazendo justiça:” guia-me nas veredas da justiça por amor do seu nome”;

6 CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, E HABITAREI NA CASA DO SENHOR POR LONGOS DIAS.
Sim Davi continuava compondo profeticamente: ele habitaria no templo onde a bondade e a misericórdia do Senhor o seguiria todos os dias; por ele ter um coração de ovelha Deus o premiou como pastor de todo Israel! Aleluia!


quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

PORQUE OS CACHORROS NÃO COMERAM O CRÂNIO, AS MÃOS E OS PÉS DE JEZABEL.

PORQUE OS CACHORROS NÃO COMERAM O CRÂNIO, AS MÃOS E OS PÉS DE JEZABEL.

  “Jeu voltou para jezrael, sabendo disso, jezabel pintou os olhos, adornou a cabeça e se pôs a janela. Quando jeu atravessou a porta ela perguntou: “tudo vai bem zambri , assassino do seu senhor”? Jeú olhou para a janela e disse: quem está comigo? Quem? Ordenou ele: atirai ela pela janela, e eles atiraram para baixo; seu sangue salpicou a parede e os cavalos, e jeú passou longe sobre o corpo dela. Quando chegaram para sepultá-la só encontraram O CRÂNIO, OS PÉS E AS MÃOS. Voltaram para contar isso a jeú, que disse: esta foi a palavra de iahweh, que prenunciou por intermédio do seu servo elias, o tesbita. No campo de jezrael, os cães comerão a carne de jezabel.” II REIS 9.30-37 ( VERSAO BIBLIA DE JERUSALEM)

Primeiramente precisamos saber quem foi Jezabel. Jezabel era a esposa de Acabe rei de Israel. Mas acabe fez uma aliança errada, trouxe para ser sua esposa uma mulher pagã que, por conseguinte trouxe seus costumes pagãos. Esta mulher era diabólica era ela a responsável por formar os profetas de Baal. E era ela quem mandou matar Elias, quando este venceu os seus profetas. Foi esta mulher que encomendou a morte de Nabote por ele não vender a vinha ao seu esposo Acabe. Sendo assim os atos desta mulher diabólica despertou a ira de Deus sobre ela.

Em cumprimento da profecia de Elias, ela morre no campo de jezrael. Mas o curioso é que os cães comeram sua carne, mas não comeram seu CRÂNIO, MÃOS E PÉS;  e o que aprendemos com isto?
CRÂNIO: Fala da ideologia. O cachorro comeu a carne, mas não pode parar a ideologia dos demônios que atuavam sobre esta mulher. A ideologia de matar os profetas, calar os sacerdotes, e matar para tomar a vinha de Nabote ainda continuam. Satanás continua arquitetando seus planos contra para parar a igreja;

MÃOS:  falam de obras. Quando Jesus descer no monte das oliveiras vai apresentar suas mãos furadas, ou seja, a obra da cruz. Davi não pode construir o templo por haver sangue de guerra em suas mãos.  Mãos falam de obras, os cães não podem parar as obras de jesabel, só há um que pode deter tais obras: o Espírito Santo de Deus. Quando Jesus tocou a sogra de Pedro ele tocou nas mãos ( nas obras) Jesus ta precisando tirar a febre de muita gente tocando nas mãos.

PÉS:  se tem uma ideologia , então a ideologia produz as obras, então precisa do pés para levar adiante as tais obras ideológicas. E qual o destino: dentro das igrejas provocando o esfriamento espiritual e amordaçando os profetas.

Satanás sempre tenta parar as obras da igreja note ele tocando nas mãos e nos pés da igreja e como ele faz isto?
“E subiu Judá, e o Senhor lhe entregou na sua mão os cananeus e os perizeus; e feriram deles, em Bezeque, a dez mil homens.

 E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus.
Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.

Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.’ JUIZES 1.5-8

 Adoni –Bezeque tipifica Satanás, e o que ele faz com a igreja? Corta os polegares das mãos e dos pés. Das mãos porque o polegar fala de identidade, ele tenta tirar a todo o custo a identidade da igreja. E também porque o polegar é o que sustenta o empunhar de uma espada. Se ele cortar seu polegar você não saberá mas manejar a espada ( palavra)

Já os polegares dos pés se eles forem cortados tira o equilíbrio da igreja. E não tem como andar equilibrado. É os polegares dos pés que equilibram o corpo. Satanás tem tentado desequilibrar a todo custo o andar da igreja.

Veja como os demônios que estavam em Jezabel atuam, além deles implantarem uma ideologia ( CRÂNIO)  e colocar suas obras malignas dentro da igreja ( MÃOS) Ainda tentam parar as obras das mãos da igreja e o andar do povo de Deus cortando seus polegares.


CRISTO COM ÂNSIA DE VÔMITO!

A IGREJA QUE CRISTO VOMITOU ( APOCALIPSE 3)
3.14: AO ANJO DA IGREJA EM LAODICÉIA, ESCREVE: ASSIM FALA O AMÉM, A TESTEMUNHA FIEL E VERDADEIRA, PRINCIPIO DA CRIAÇÃO DE DEUS.
Era Jesus quem estava dando um diagnóstico das igrejas da Asia. Agora era a vez da igreja de Laodicéia. Cristo estava fazendo um raio x desta igreja e mostrando sua situação para o dirigente. E seu diagnóstico é fiel e verdadeiro.
3.15: CONHEÇO A TUA CONDUTA: NÃO ÉS FRIO E NEM QUENTE: OXALÁ FOSSES FRIO O QUENTE!
Laodicéia era da província romana da Ásia e ficava entre duas cidades: Hierápolis que era famosa por suas águas quentes e Colossos, famosa por suas águas frias. Cristo usa agora sua localização geográfica para mostrar seu diagnóstico. Não tinham as águas quentes como Hierapolis e nem fria como Colossos, ambas usada para a medicina.
3.16: ASSIM PORQUE É MORNO , NEM FRIO E NEM QUENTE, ESTOU PARA TE VOMITAR DA MINHA BOCA.
O culto que os fiéis desta igreja ofereciam para Deus era como águas mornas. Causava ânsia e enjoos. Águas mornas não param no estomago. Há certos cultos que são vomitados pelos céus.
3.17: POIS DIZES: SOU RICO, ENRIQUECI-ME E DE MAIS NADA PRECISO, NÃO SABES, PORÉM, QUE ÉS TU O INFELIZ, MISERÁVEL , POBRE, CEGO E NÚ!
Jesus não habitava nesta igreja, quem habitava era satanás. Note as características: infeliz, miserável, pobre, cego e nú. São características de satanás, esta igreja se encontrava nas mesmas condições que satanás. Não é a toa que Cristo estava vomitando esta igreja.
3.18: ACONSELHO-TE A COMPRARES DE MIM OURO PURIFICADO NO FOGO PARA QUE ENRIQUEÇAS, VESTES BRANCAS PARA QUE TE CUBRAS E NÃO APAREÇA A VERGONHA DA TUA NUDEZ, E COLÍRIO PARA QUE UNJAS OS OLHOS E POSSA ENXERGAR.
O ouro que esta igreja estava usando era um ouro contrabandeado e às vezes roubado dos judeus no caminho para Jerusalém. E Jesus estava orientando a comprar o ouro dele e por quê? Porque ouro na bíblia significa a glória de Deus. Cristo não aceita glória contrabandeada e nem roubada. Cristo não estava presente nestes cultos, quando Cristo fala compre de mim ouro é o mesmo que dizer: devolva a minha glória no meio de vocês.  Cristo ainda orientou que comprasses vestes brancas, novamente Jesus utiliza características da cidade de Laodicéia para fazer a repreensão. Esta cidade era a capital do linho fino. Tinhas as melhores ovelhas, mas não era suficiente para cobrir suas vergonhas e sua nudez espiritual. Cristo recomendou trocar o linho fino deles pelas roupas da cruz.
Assim como o sumo sacerdote Josué aceitou tirar as roupas sujas e vestir de vestes santas ( Zacarias cap.3 ) assim Deus queria que os irmãos de Laodicéia fizessem. E ainda Cristo orienta a comprar dele colírio, Laodicéia possuía a melhor medicina na área da oftalmologia. Eles tinham um colírio feito de pó frigio que chegava a devolver parte da visão. Mas Jesus queria restaurar a visão completa. Ele queria entregar as lentes do Espírito Santo para esta igreja.
3.19: QUANTO A MIM, REPREENDO E CORRIJO TODOS OS QUE AMO. RECOBRA POIS O FERVOR E CONVERTE-SE.
Apesar de Cristo estar do lado de fora desta igreja, seu amor por eles estava gritando para eles se converterem. Converter significa mudar de direção.
3.20: EIS QUE ESTOU Á PORTA E BATO: SE ALGUÉM OUVIR A MINHA VOZ E ABRIR A PORTA, ENTRAREI EM SUA CASA , CEAREI EM SUA CASA E ELE COMIGO.
Aqui prova que Jesus estava do lado de fora da igreja, ele estava batendo na porta para entrar e converter seus caminhos. Quem habitava La dentro era satanás. Muitos pregadores usam este versículo para mensagens evangelísticas, mas estão errados. Esta mensagem era para uma igreja. Quantas igrejas que Jesus está do lado de fora gritando: compres de mim ouro ( a minha gloria) vestes ( as roupas da salvação) e a ótica do Espirito Santo.
3.21:  AO VENCEDOR CONCEDEREI SENTAR-SE COMIGO NO MEU TRONO, ASSIM COMO EU TAMBÉM VENCI E ESTOU SENTADO COM O MEU EM SEU TRONO.
O desejo de Cristo era que eles dessem ouvidos a sua mensagem para um dia morar no céu.
3.22; QUEM TEM OUVIDOS OUÇA O QUE O ESPIRITO DIZ AS IGREJAS.
 O diagnostico da igreja de Laodicéia estava pronto. Não estava nada bom a situação mas se eles dessem ouvidos a voz de Cristo, a cura poderia vir.

TETELESTAI

TETELESTAI


Esta palavra grega significa DIVIDA PAGA.

... havendo riscado o escrito de dívida, que era contra nós nas suas ordenanças, o qual de alguma maneira nos era contrário, e o tirou do meio de nós, cravando-o na cruz...” Colossenses 2.14

Esta expressão era usada aos criminosos que eram presos, todos os seus crimes eram escritos em um documento em forma de papiro que tinha o nome CÉDULA DE DÍVIDA. Quando este criminoso cumpria a totalidade da sua pena, o juiz responsável por este documento colocava uma observação em grego TETELESTAI: Isto significava que aquele individuo não devia mais nada à justiça, pois ele estava com sua divida à justiça paga.

Nós estávamos condenados por nossos pecados e devíamos à justiça divina. E havia uma CÉDULA DE DIVIDAS apontando nosso destino. Paulo escreve aos romanos que todos pecamos e estávamos destituídos da glória de Deus. Paulo fazendo uso de uma linguagem jurídica vem com muita propriedade nos explicar a obra redentora de Cristo.

Cristo se fez pecado por nós ele pegou todas nossas cédulas de pecados e crimes que estavam nos condenando e fez o papel de nosso advogado. E como foi que ele ganhou a causa?
“ vós estáveis mortos pelas vossas faltas e pela incircuncisão da vossa carne e ele vos vivificou juntamente com Cristo. Ele nos perdoou todas as nossas faltas: apagou, em detrimento das ordens legais, o titulo de dívida que existia contra nós, e o suprimiu, pregando-o na cruz”. Colossenses 2.13-14.

Cristo nos libertou desta documentação que continha nossas faltas e que nos deixava devedor à justiça divina. E quando Cristo estava expirando na cruz, ele cheio de dor, porém cheio de amor, buscou o ar que restava em seus pulmões e deu o último grito para todos ouvirem: TETELESTAI (está consumado), acabei de pagar a divida de vocês.

Este gritou ecoou no mundo espiritual. Atravessou todas as barreiras espirituais. Neste momento o Pai (juíz) ao ouvir que o advogado JESUS GRITOU TETELESTAI expediu o alvará de soltura e nos presenteou com a vida eterna.

“Portanto nenhuma condenação há para aqueles que estão em Cristo Jesus “. Romanos 8.1

“Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?

Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como nos não dará também com ele todas as coisas?

Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica
.
Quem é que condena? Pois é Cristo quem morreu, ou antes quem ressuscitou dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós.

Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?

Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo o dia;Somos reputados como ovelhas para o matadouro.

Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou.

Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir,

Nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 8.31-39

O CHORO DE UMA ALMA TRISTE! Salmos 42

O CHORO DE UMA ALMA TRISTE! Salmos 42


42.1: COMO A CORÇA BRAMINDO POR ÁGUAS CORRENTES, ASSIM MINHA ALMA BRAME POR TI, Ó MEU DEUS!

Na palestina passavam manilhas de águas cerca de 30 cm de profundidade abaixo da terra, então o salmista se compara a uma corça que busca estas águas mas não encontra. O povo se encontrava em exílio e no cativeiro a alma do salmista anela pelas águas do santuário de jerusalém.
42.2: MINHA ALMA TEM SEDE DE DEUS, DO DEUS VIVO, QUANDO VOLTAREI A VER A FACE DE DEUS?
O salmista anelava estar no templo onde se adorava o verdadeiro Deus, mas em terras estranhas haviam outros deuses, e seus instrumentos de louvor estavam pendurados, Mas os soldados babilônicos os faziam tocar para ouvir os louvores que outra hora era prestados em Jerusalém. Como sentir alegria distante de Deus? A alma do salmista estava em lágrimas. ( “a beira dos canais de babilônia nos sentamos, e choramos com saudades de Sião, nos salgueiros que ali estavam pendurados nossas harpas “) salmos 137.1,2
42.4: AS LÁGRIMAS SÃO MEU PÃO NOITE E DIA E TODO DIA ME PERGUNTAM: ONDE ESTÁ O TEU DEUS?
O salmista se sentia comendo o pão e bebendo a água da angústia. Sua alma tinha um buraco. Estava informe. O tamanho do vazio da alma do salmista era o tamanho do Deus que sua alma sentia saudades.
42.5: COMEÇO A RECORDAR AS COISAS E MINHA ALMA EM MIM SE DERRAMA, QUANDO EU PASSAVA, SOB A TENDA DO PODEROSO EM DIREÇÃO A CASA DE DEUS ENTRE OS GRITOS DE ALEGRIA, A AÇÃO DE GRAÇAS E O BARULHO DA FESTA.
Era na tenda que deus visitava seu povo, a nuvem da glória de deus descia nas tendas para visitar seu povo. Mas agora o salmista exilado não tinha mais a tenda, e nem a presença de deus. Sua alma lembrava-se dos canticos de jerusalém, da presença de deus e está cobrando a presença de deus.
42.6: PORQUE TE CURVAS, Ó MINHA ALMA GEMENDO DENTRO DE MIM? ESPERA EM DEUS, EU AINDA O LOUVAREI, A SALVAÇÃO DA MINHA FACE E MEU DEUS!
A alma do salmista era costumada se curvar e prestar adoração ao Deus de Israel, agora que tristeza: ela se curva procurando a presença desse Deus mas está em terras estranhas, agora se curva de dor e angustia. ( “como poderíamos cantarum cântico de Iahweh numa terra estrangeira? Se eu me esquecer de ti , Jerusalém, que me seque a mão direita”) salmos 137.4,5
42.7: MINHA ALMA CURVA-SE EM MIM, E POR ISTO EU ME LEMBRO DE TI, DESDE A TERRA DO JORDÃO E DO HERMO, DE TI OH PEQUENA MONTANHA.
A alma se prostra e procura em sua memória os refrigérios que já tinha vivido, Mas não perde a esperança de ser redimida.
42.8: GRITA UM ABISMO A OUTRO ABISMO COM O FRAGOR DAS TUAS CASCATAS; TUAS VAGAS TODAS E TUAS ONDAS PASSAM SOBRE MIM
Para onde a alma desejosa de Deus olhava só via abismos e ondas de angustia que estava sobre o povo cativo. Israel estava cativo.
42.9: DE DIA IAHWEH MANDA SEU AMOR, E DURANTE A NOITE EU CANTAREI UMA PRECE AO DEUS DA MINHA VIDA,
Que tristeza era ficar longe de Jerusalém onde Deus se fazia presente, a alma do salmista chega a pedir o amor de Deus durante o dia para que possa compor uma musica em forma de prece a noite.
42.12: PORQUE TE CURVAS, Ó MINHA ALMA, GEMENDO DENTRO DE MIM?ESPERA EM DEUS, EU AINDA O LOUVAREI, A SALVAÇAO DA MINHA FACE E O MEU DEUS!
A alma do salmista sabia de onde viria o socorro. Viria de Deus, o único capaz de retirar o pão da angustia e colocar maná do céu , tirar a água da angustia e alegrar esta alma com o rio que flui do trono de Deus!