Uma palavra para você que tem empresa, negócios, família, ministério...
Eis que o semeador saiu a semear.
E, quando semeava, uma parte da semente caiu ao pé do caminho, e vieram as aves, e comeram-na;
E outra parte caiu em pedregais, onde não havia terra bastante, e logo nasceu, porque não tinha terra funda;
Mas, vindo o sol, queimou-se, e secou-se, porque não tinha raiz.
E outra caiu entre espinhos, e os espinhos cresceram e sufocaram-na.
E outra caiu em boa terra, e deu fruto: um a cem, outro a sessenta e outro a trinta.
Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus 13:3-9
Ninguém recebeu frutos. Para se chegar ao fruto precisa-se das sementes. Seja em qual área for, precisamos semear, regar com carinho, e esperar a estação própria de cada semente, até virar uma árvore. Finalmente colhermos seus frutos.
Jesus ensinou que o semeador deve ser persistente. A primeira coisa que o semeador fez foi sair para semear. Nós precisamos sair para o campo, vencer a preguiça e todos os obstáculos, e plantar as sementes que Deus nos deu. Ter a atitude de plantar. Não conhecemos a terra que a semente vai cair, por isso, que devemos semear sempre, pois uma hora a semente vai encontrar uma terra boa e vai germinar com a benção de Deus.
A segunda lição que precisamos saber é que existem aves que querem roubar nossas sementes, isso é normal, desde que o mundo é mundo. Essas aves são pessoas que querem roubar nossos projetos, e semear com a sua ideologia. Devemos fazer como Abraão, ele enxotava as aves para não roubarem seu sacrifício ( gêneses 15). É muito árduo o trabalho de um semeador, seja ele um pai de família, um empresário, um homem que tem ministério etc. Ele deve cuidar de seu plantio.
José do Egito distribuiu sementes de trigo para o povo, eles deveriam plantar e cuidar, pois o pão viria daquelas sementes. O seu sustento viria das sementes. Devemos cuidar bem do plantio para que possamos colher os frutos, daquilo que Deus, pois em nossas mãos.
A terceira lição que aprendemos é que todas as sementes tem um potencial de virar frutos. Mas se você as plantar em terra que não tem profundidade para desenvolver raiz para germinar, você perderá suas sementes. O sol causticante vai bater, e como o solo não tem profundidade suas sementes não resistirá o calor da vida. Mas saiba que todas as sementes são boas. Toda semente carrega dentro delas muito frutos, sendo assim, precisamos pedir a Deus que nos mostre qual o solo de qualidade que devemos investir.
O quarto ensinamento de Jesus é que se você semeador já observou que a terra tem a característica de produzir espinhos você não deve investir neste solo. Pessoas erradas, sócios errados, funcionários problemáticos, ministros errados em casos de igrejas, tudo isso pode ser espinho que vai sufocar a força da semente. Lembre-se que a benção do Senhor não provoca dores. Se você já analisou que vai ter dores de cabeça, não plante suas sementes.
Finalmente Jesus nos ensina que você não sabe quanto frutos produzem uma semente. Você é capaz de dizer quantas sementes tem um fruto, mas impossível contar os frutos de uma semente. Você descasca uma laranja e conta quantas sementes ela contém, mas alguém é capaz de dizer quantos frutos uma semente de laranjeira vai produzir?
Um solo bom vai frutificar seus negócios, um bom cônjuge vai lhe trazer muitas alegrias. Escolhas certas recebem a benção de Deus, seja qual for à área.
O sábio Salomão já dizia: “ lança teu pão sobre as águas e depois de muitos dias o acharás”. Na realidade eles lançavam sementes de trigo no rio Jordão, e este por sua vez depositavam as sementes em bons solos regados por suas águas, vindo a produzir-lhes o pão. Quando ele fala lança o teu pão, é porque ele já visualizava de forma profética o seu sustento.
Jesus nos ensina para continuarmos semeando. Pois na estação própria de cada semente vamos colher os resultados.
Portanto, avante: semeie!
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário