Quem você pensa que é não é, e quem você pensa que não, é.
Um dos aprendizados mais ricos que se tem no livro de Jó, é o efeito esponja. Jó é a propiciação e redenção dos pecados de seus amigos. Os pecados dos amigos de Jó recaía sobre si. Ele levava sobre si o pecado de cada um. Isto é um efeito esponja que recebe a sujeira para que outros fiquem limpos. Existem pessoas assim, que Deus permite se tornar esponjas de seus amigos para mostrar que seus amigos não são tão amigos assim.
Estes dias uma senhora me procurou em casa e me relatou uma série maldades que uma de suas irmãs lhe fez, e também alguns amigos próximos. Quando falo maldades, é maldade a tal ponto de se por um inocente na cadeia como foi o caso dessa mulher. Ela chorou e desabafou durante quase duas horas, eu usei o conselho de Tiago que é: sede prontos para ouvir e tardio para falar. Mas o que falar pra uma pessoa que foi acusada injustamente de roubo? Que foi estuprada? Que levava soco de seus irmãos? Ela desabafando e eu orando no meu intimo pedindo a Deus o que falar, e falar algo que tirasse ela desse sofrimento.
Foi aí que explodiu dentro do meu coração essa revelação. Disse a ela que a história dela é linda, ela arregalou os olhos e disse: linda? Eu disse sim. Deus fez três coisas com você, a primeira foi provar que sua família não é família, e seus amigos não são amigos. Foi o caso de Jó. Deus te fez ver a maldade deles que você não conseguia enxergar, então você foi feita de esponja como Jó que recebeu a maldade deles. A segunda coisa que Deus fez foi te mostrar quem você é. Pois ela teve a oportunidade de entrar na justiça e pedir reparos financeiros e outros mas ela preferiu perdoar. Deus te mostrou que você é amor e perdão. Você viveu a cruz onde Jesus preferiu perdoar: “Pai perdoa-lhes...” E a terceira coisa que Deus fez foi te fazer propiciação do pecado deles. Todos eles vão ser salvos por causa de você, mas isto será após sua morte. Quando você morrer seu sangue vai clamar como o sangue de Abel e eles vão dizer: esta mulher verdadeiramente era uma filha de Deus, e um a um vão se arrepender. Eles serão salvos. Ela então chorou muito, e vi entrar nela um sorriso, um brilho. Saiu agradecendo a Deus por ter sido um canal de propiciação para sua família e seus amigos envolvidos no caso.
O livro de Jó traz muitos aprendizados, mas esta é a forma que Deus me fez ver. A pessoas que não sabem porque recebem tanta maldade das pessoas sem mesmo nunca ter feito nada. É porque você pode estar sendo uma esponja para deixar eles limpos, e no final você usar o perdão. Jó deveria orar por seus amigos mesmo tendo recebendo as acusações deles. O próprio Deus disse para os “tais amigos”: “vocês não disseram o que era reto do meu servo Jó”.
Nem todas as provações tem esta finalidade, mas algumas pessoas passam por este tipo de situação para ser meio de salvação para quem lhe faz o mal. O sangue do justo clama mesmo após a sua morte como no caso de Abel. Deus usa o seu testemunho para mostrar a estas pessoas o testemunho de Jesus na cruz ao perdoar.
Se você for uma dessas pessoas, passe a ver por este prisma. E aquilo que te faz chorar vai te fazer glorificar.
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário