O QUE ESTÁ NO APOCALIPSE JÁ ACONTECEU NA CRUZ.
O apocalipse é um retrato detalhado da cruz..
Apocalipse significa tirar o véu. Quando se tira o véu tudo fica nítido. E na cruz o véu foi rasgado de alto a baixo. Foi de cima para baixo pois o próprio Deus rasgou, deixando a revelação precisa a todos:
Então Jesus exclamou, uma vez mais, em alta voz e entregou o espírito. No mesmo instante, o véu do santuário rasgou-se em duas partes, de alto a baixo. Mateus 57.50
Em apocalipse capitulo cinco mostra que pessoas de todas raças, tribos e nações foram resgatados pelo sangue do Cordeiro, foi na cruz onde Jesus comprou para si pessoas de todas etnias. Seu sangue nos comprou, e como Jesus mesmo disse: “ eu atrairei todos a mim, quando o Filho do Homem foi levantado.
Apocalipse fala da ressurreição dos mortos, pois bem, na cruz também aconteceu uma ressurreição:
Os sepulcros se abriram, e os corpos de muitos santos que haviam morrido foram ressuscitados. E, deixando as sepulturas, logo após a ressurreição de Jesus, entraram na cidade santa e apareceram para muitas pessoas. Mateus 27,52-54
Assim como está em apocalipse a terra, mar e fogo devolveram seus mortos. Os justos foram ressuscitados e transportados a Nova Jerusalém formando a igreja dos primogênitos. Houve uma ressurreição na cruz:
Mas tendes chegado ao monte Sião, à cidade do Deus vivo, à Jerusalém celestial, à jubilosa reunião dos milhares de milhares de anjos, à igreja dos primogênitos, cujos nomes estão escritos nos céus, a Deus, o juiz de toda a humanidade, aos espíritos dos justos agora perfeitos. Hebreus 12.22,23
Assim como no apocalipse o hades foi sentenciado, Jesus na cruz desceu até o hades quando morreu na cruz, seu corpo foi para a sepultura, mas sua alma desceu até o hades, dando a sentença que Ele era o filho de Deus:
A respeito dele afirmou Davi: ‘Eu sempre via o Senhor diante de mim. Porque está à minha direita.
Por esse motivo, o meu coração está alegre e a minha língua exulta; o meu corpo também repousará em esperança,
porque tu não me abandonarás no sepulcro, nem permitirás que o teu Santo sofra decomposição.
Caros irmãos, concedei-me a licença de falar-vos com toda franqueza que o patriarca Davi morreu e foi sepultado, e o seu túmulo está entre nós até o dia de hoje. Todavia, ele era profeta e sabia que Deus lhe prometera sob juramento que colocaria um dos seus descendentes em seu trono. Antevendo isso, profetizou sobre a ressurreição do Cristo, que não foi abandonado no sepulcro e cujo corpo não sofreu decomposição. Deus ressuscitou este Jesus, e todos nós somos testemunhas deste fato. Exaltado à direita de Deus, Ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e derramou o que vós agora vedes e ouvis.
Porquanto, Davi não foi elevado aos céus, mas ele mesmo declarou: ‘O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita. Atos 2.25-34
Pois Cristo também foi sacrificado uma única vez por nossos pecados, o Justo pelos injustos, com o propósito de conduzir-nos a Deus; morto, de fato, na carne, mas vivificado no Espírito, no qual igualmente foi e proclamou aos espíritos em prisão, os quais, na antiguidade, foram rebeldes, durante o tempo em que Deus, pacientemente, aguardava a construção da arca nos dias de Noé. II Pedro 3.18-20
Em apocalipse está escrito o diabo perde seu reinado. É outra descrição do que aconteceu na cruz, onde Jesus aniquilou as obras do diabo, este não tem poder algum sobre a vida de quem tem Jesus. Apocalipse retrata esta sentença, mas foi na cruz onde isto aconteceu:
Ele também participou dessa mesma condição humana, para que pela morte destruísse aquele que tem o poder da morte, a saber, o Diabo; e livrasse todos os que ao longo de toda a vida estiveram escravizados pelo medo da morte. Hebreus 2.14-16
Em apocalipse diz que quem crê em Jesus não receberá o poder da segunda morte, isto é, a perdição eterna, mas foi na cruz que recebemos esta vida com abundância, e quem está em Cristo ainda que esteja morto, viverá. O apocalipse apenas descreve com mais precisão.
No apocalipse se tem a besta que sobe da terra e a besta que sobe do mar, isto é, a religião e a politica, as duas bestas feras da terra. Na crucificação Jesus disse para Pilatos ( politica): “o meu reino não é deste mundo, se eu quisesse eu pediria ao Pai uma legião de anjos”. Como também a força da religião não teve poder sobre Ele, na cruz tudo isto foi visto, as duas bestas cair diante do Cordeiro de Deus.
No apocalipse temos a descrição do milênio, é apenas mais um retrato exato do que aconteceu na cruz. Assim como Davi foi ungido rei mais precisou de esperar quarenta anos para reinar, pois teve de esperar acabar a insanidade de Saul, da mesma forma Cristo foi declarado Rei dos Reis na cruz, mas aguarda o esvaziamento do tempo do príncipe deste mundo para reinar no milênio. Tudo passa pela cruz.
No apocalipse se descreve juízos divinos, é mais uma descrição detalhada da cruz onde todos os juízos divinos foi executado em Cristo. A saber a cruz é o juízo final descrito em apocalipse, pois é diante da cruz que decidimos se servimos a Cristo ou não.
Para você entender melhor o apocalipse é a descrição da cruz espalhada no tempo, precisa-se de tempo para se cumprir tudo o que foi feito na cruz. Enquanto a crucificação foi um ato de três dias, isto é, Jesus é atemporal, e o que o apocalipse descreve como sendo futuro ( algumas coisas), já aconteceu na cruz. Isto é glorioso, pois mostra o tamanho do impacto da morte de Jesus sobre o tempo dos homens e o tempo quântico.
E o mais interessante: assim como o apocalipse descreve os três tempos acontecendo quando diz: “ o que é, era e há de ser” , estes três tempos aconteceu em apenas três dias na cruz. De Adão a Cristo, para os presentes da época da crucificação, e do translado de Jesus da terra para o céu, dois mil anos depois a cruz continua valendo e resgatando vidas. Mais uma vez o apocalipse só descreve o que de fato foi na cruz.
No apocalipse mostra Jesus como sumo sacerdote, mas foi na cruz que Ele se auto-afirmou como nosso sumo sacerdote levando seu sangue até o Pai, como no tempo dos levitas. Mas o sacrifício de Jesus bastou apenas uma vez.
Apocalipse: A REVELAÇÃO DA CRUZ.
Fernando Romero.