Essa foi a pergunta de Pilatos pra Jesus: o que é a verdade?
Jesus respondeu com o silêncio. Na tentativa de não deixar Pilatos no vácuo fiz uma pesquisa no hebraico para saber a razão do silêncio de Jesus frente a esta questão;
A palavra em hebraico é EMET, que significa estabilidade, assegurar, garantia. Porém para chegarmos a uma resposta mais profunda precisamos ver a etimologia da palavra EMET que é composta por três letras do hebraico: ALÉF, MAN, TAV. O impressionante é que Alef está no início do alfabeto hebraico, Man está no meio, e Tav está no final do alfabeto deste idioma. Já começamos a perceber que verdade é aquilo está no início meio e fim. Caso contrário são conjecturas e teorias. Verdade precisa estar do início ao fim. Talvez agora você entenda melhor as palavras de Jesus que Ele é o alga e ômega ( grego) , o Alef e o Tav (hebraico), isto é o INICIO E O FIM. Uma verdade absoluta.
Outra curiosidade que descobri é que toda vez que se usa a letra ALÉF, tem haver com o nome de Deus, por exemplo: Eloin, El Shaday e outros nome do Eterno carregam a letra Alef. Isto mostra algo lindo: se tirarmos a primeira letra de EMET(verdade), que é ALef você tirou Adonai, você tirou Deus, e sem Deus não a verdade.
Pois bem, agora que você está mais familiarizado, podemos aprofundar: se tirarmos a legra Alef da palavra Emet que corresponde a letra E no português, sobra a palavra MET que no hebraico significa cadáver, defunto. Portanto quando tiramos Deus não se tem verdade, se tem uma pessoa morta sem verdade absoluta. Está pessoa é vista como um cadáver. Ai passei a entender Paulo quando escreveu:
“Portanto, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus.
Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.
Colossenses 3:1-3
O evangelista João disse que Jesus era cheio de graça e verdade. Agora conseguimos entender melhor esta passagem. Que Jesus é reto, sendo uma verdade desde o início ao fim. Que veio nos tirar do estado de cadáveres com a mensagem do seu Pai para nos dar vida.
Fernando Romero.