A pergunta de André…
Onde você mora? João 1.38
Quando vamos encontrar alguém importante as vezes até ensaiamos o que dizer. Você diria qualquer coisa se a rainha Elizabeth viesse ao seu encontro? Com certeza você escolheria a melhor postura e as melhores palavras.
Após João Batista apresentar Jesus como o Cordeiro de Deus, André passa a seguir Jesus e ele faz uma pergunta inteligente: onde você mora? Será que não tinha algo mais importante para perguntar diante daquele que foi apresentado como o Messias ?
Não podemos esquecer que Jesus vivia no Oriente Médio, que tem por cultura valorizar seus ancestrais. O nome dos pais vale muito para este povo. No Ocidente uma pessoa pergunta: onde você trabalha? Já no oriente geralmente se chega ao que você trabalha preservando a cultura e seus ancestrais: qual cidade que seu pai morava aqui? Em que parte da cidade você morava? O que seu pai fazia? Ou seja: nomes, endereços e antecedentes familiares são importantes, e de maneira crítica.
É esta questão que André tem em mente quando pergunta: Onde você mora? A resposta de Jesus é ainda mais surpreendente:
Ele lhes disse: Vinde, e vede. Foram, e viram onde morava, e ficaram com ele aquele dia. João 1.39
Após ficar com Jesus André o reconhece como Messias. A certeza de André que Jesus é o Messias vem com o desfecho do diálogo.
Este achou primeiro a seu irmão Simão, e disse-lhe: Achamos o Messias (que, traduzido, é o Cristo). João 1.41
Mas quando chega em Natanael, temos a convicção de que a pergunta de André foi muito inteligente. Natanael põe em duvida que Jesus é o Messias ao lhe mostrar a origem da sua família:
Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê. João 1.35,46
Mas a resposta que Jesus oferece a Natanael é de uma inteligência ímpar:
Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira. João 1.47,48
A primeira surpresa que Natanael teve foi ter seus pensamentos íntimos desnudados pelas palavras de um estranho. É a resposta de que não aparece até aqui na pergunta de André fica evidentemente respondida para Natanael. Para André Jesus mostra sua casa terrena mas no desfecho Jesus responde onde Ele mora e após isto, Natanael crê que Jesus é o Messias:
Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.
Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.
E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. João 1.49-51
Quando Jesus diz que eles verão o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem, os discípulos entenderam que Jesus era o Messias. Pois Jesus faz uma alusão ao que eles conheciam que era a passagem de Jacó deitado na pedra quando teve uma visão que anjos se movimentavam por uma escada. E a exclamação de Jacó após a visão foi : verdadeiramente Deus habita neste lugar e eu não sabia E temeu, e disse: Quão terrível é este lugar! Este não é outro lugar senão a casa de Deus; e esta é a porta dos céus. Gênesis 28.16-17
Os discípulos discerniram que na realidade Tudo mora em Jesus que Ele é a porta dos céus. Que sua morada é celestial, porém, Ele não tem ancestrais. E desta forma passaram a seguir Jesus.
João da a resposta para André de onde Jesus mora:
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. João 1.1
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário