quarta-feira, 21 de junho de 2023

A DOR DA TRAIÇÃO

Jesus sabia que ia doer ser ferroado por ele tanto amou. Jesus ceou sua última ceia com seus doze discipulos, mas Satanás se escondeu no coração de Judas, o veneno seria derramado.
“Pouco antes da festa da Páscoa, sabendo Jesus que havia chegado o tempo de Deus, em que partiria deste mundo e iria para o Pai, tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim. Durante o final da ceia, quando já o Diabo incutira no coração de Judas Iscariotes, filho de Simão, que deveria trair a Jesus. E sabendo Jesus que o Pai lhe outorgara poder sobre tudo o que existe, e que viera de Deus e estava retornando a Deus, levantou-se da mesa, tirou a capa e colocou uma toalha em volta da cintura.” João 13.1-4
Jesus ante-vendo o que uma traição pode causar no coletivo, se antecipou para conter o efeito do veneno que serpenteava do coração de Judas. Jesus de imediato começa a lavar os pés dos discípulos. Este gesto é Jesus lhes mostrando que os pés de um discípulo deve ser pisadas de amor, comunhão um com os outros. Pois na comunhão Satanás não mora, porém, Judas apesar de integrar o grupo e fazer parte dos doze nunca teve seu coração compelido à comunhão. Jesus sabia disso.
Pedro estranhou o gesto inesperado de Jesus:
“ 5Em seguida, derramou água em uma bacia e começou a lavar os pés dos discípulos e a enxugá-los com a toalha que estava em sua cintura. Aproximando -se de Simão Pedro, que lhe disse: “Senhor, vais me lavar os pés?” Respondeu-lhe Jesus: “O que faço agora, não podes compreender, todavia o compreenderás mais tarde.” João 13.6
A compreensão que viria mais tarde era a traição do traidor. Até Judas teve seus pés lavado por Jesus.
“Explicou-lhe Jesus: “Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; o seu corpo já está completamente limpo. Vós também estais limpos, mas nem todos.” Jesus sabia quem iria traí-lo, e por isso disse: “Nem todos vós estais limpos.” João 13.10-11
O coração é limpo peia comunhão. Mas Satanás plantou no coração de Judas a traição, pois achou um coração que não amava a Deus. Andava com Jesus, falava de Jesus , ceava com Jesus. Que dor emocional sofreria Jesus com o ferrão do traídor.
“Após haver dito essas palavras, perturbou-se Jesus em espírito e declarou: “Em verdade, em verdade vos afirmo que um dentre vós me trairá.” João 13.21
O interessante é Jesus lavar os pés de Judas. Era Jesus mostrando a ele que o veneno que seus pés levaria aos fariseus não teria efeito sobre o grupo. Jesus fez uma analogia sobre os pés de Judas ao expor o traidor:
“Não digo isso de vós todos; conheço os que escolhi, mas é preciso que se cumpra esta palavra da Escritura: Aquele que come o pão comigo levantou contra mim o seu calcanhar.”
João 13:18
Dói na alma quando alguém que fez parte da sua história, da sua intimidade, usa os pés para sair espalhando uma mensagem mentirosa a seu respeito. A traição pode causar estragos irreparáveis caso você não tenha sido lavado por Jesus. Se permitir ser banhado por Jesus tira todo o efeito do veneno da traição. Na verdade você passa a amar até o traídor, orar por ele.
É uma dor mas sem o efeito do veneno. A comunhão com Jesus e com o próximo é antídoto contra quem Satanás fez ninho no coração. E desta forma essa promessa se faz valer:
“Porque ele te livrará do laço do passarinheiro, e da peste perniciosa. Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas te confiarás; a sua verdade será o teu escudo e broquel. Não terás medo do terror de noite nem da seta que voa de dia. Nem da peste que anda na escuridão, nem da mortandade que assola ao meio-dia.
Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas não chegará a ti. Salmos 91.3-7
Fernando
Todas as rea

Nenhum comentário:

Postar um comentário