Nos evangelhos tem um relato que as pessoas tornaram como verídico, porém é uma lenda. O tal mito do anjo que agitava as águas no tanque de Betesda:
“Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
³Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse. “
João 5:1-4
Os fariseus não gostavam de doentes e pobres. Estas pessoas eram mandadas para o tanque de Betesda. Mas para segurá-los lá construíram um tanque ( uma grande piscina), por debaixo desse tanque uma tubulação para agitar as águas. Era tudo uma farsa. Não havia anjo algum. Mas para a farsa dar certo os fariseus pegavam um homem que se passava por doente, e entrava nesse tanque, enquanto a tubulação era ligada e agitava as águas. O homem então saia andando normalmente. E as pessoas acreditaram em todo esse teatro Jesus sabia que tudo aquilo era mentira e manipulação da religião. Jesus se compadeceu de um dos paralíticos que esperava o suposto anjo descer:
“E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são? O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda. Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava.
João 5:5-9
Jesus quebrou aquela mentira que perdurava 38 anos. E ao curar um paralítico de verdade, fora do tanque, arrumou uma grande confusão com os religiosos. Afinal Jesus escancarou a farsa aos olhos de todos:
“Perguntaram-lhe, pois: Quem é o homem que te disse: Toma o teu leito, e anda?
E o que fora curado não sabia quem era; porque Jesus se havia retirado, em razão de naquele lugar haver grande multidão.
Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. Aquele homem foi, e anunciou aos judeus que Jesus era o que o curara.
E por esta causa os judeus perseguiram a Jesus, e procuravam matá-lo, porque fazia estas coisas no sábado.
João 5:12-16
Os religiosos ficaram tão furiosos que se propuseram matar Jesus. A religião de lá pra cá , nada mudou, eles “matam” e expulsam quem fala a verdade. Os verdadeiros mensageiros de Deus não querem que os necessitados vivam de mentiras e de lendas, a cura é expor-lhe a verdade. Mas tirar o véu da mentira desses farsantes custam um preço muito caro para quem os desmascara. Eu que o diga rs.
Hoje, há programas religiosos que exibem as falsas curas, e, muita gente desesperada acreditando nesses engodos. É a síndrome do tanque de Betesda que só ganhou novas roupagens mas o intuito é enganar os necessitados para poder atrair o povo e ganhar dinheiro.
Quem tem ouvidos para ouvir, que ouça…
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário