Sofrer bem é quando as dores da adversidade se derramar sobre sua vida, é você sofrer com honestidade. Não camufle a dor.
Você escolhe sofrer bem quando passa a entender quais caminhos o sofrimento proporciona em seu ser. Jesus foi honesto quando disse: “ no mundo tereis aflições”.
Como seguidores de Jesus devo também ter honestidade franca ao passar pelo processo do sofrer.
Encarar com honestidade é admitir a confusão e a dor. Asafe, o escritor do Sl 73, foi honesto sobre quão difícil achava sua vida. “ quanto a mim, porém, quando se me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviasse meus passos” ( Sl 73.2). Paulo expressou com franqueza sua dor ao comunicar seu sofrimento para seus irmãos na fé:
“Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a tribulação que nos sobreveio na Ásia, pois que fomos sobremaneira agravados mais do que podíamos suportar, de modo tal que até da vida desesperamos. Em nós tínhamos a sentença de morte, para que não confiássemos em nós, mas em Deus que ressuscita os mortos” II Cor 1.8-9
Asafe foi honesto em admitir que seus passos quase se desviaram porque sentia inveja da prosperidade dos perversos ( Sl 73.3)
Devemos comunicar com clareza nosso sofrimento ao pedirmos ajuda. Sofredores autênticos pedem ajuda:
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.
Porque se um cair, o outro levanta o seu companheiro; mas ai do que estiver só; pois, caindo, não haverá outro que o levante.” Eclesiastes 4.9-10
Você está em vantagem quando reconhece que a dor e o sofrimento são parte inescapáveis da vida. Diante da morte do seu amigo Lázaro, Jesus chorou. Chorou porque o sentimento autêntico que se sente no luto é a separação. Luto é quando o amado já não está entre nós mas o amor pelo amado permanece. Jesus ensina que diante do luto o choro é inevitável. Sofrer bem é quando você sofre com consciência.
Deixe que o sofrimento aprofunde sua caminhada com Deus. Richard Baxter ensinava que “ o sofrimento abre de tal forma as portas do coração, que a Palavra de Deus tem mais fácil acesso”.
“ pois o necessitado não será para sempre esquecido, e a esperança do aflito não se há de frustrar perpetuamente” ( Sl 9.18)
Quem sofre com franqueza encara o sofrimento com o coração cheio de esperança, pois sabe que Deus é o Pai de todas as consolações ( 2 Cor 1.4).
“Porque questionamos a fidelidade de Deus ? Porque pensamos que estamos sofrendo mais que possamos suportar? Porque não somos confortados pelas promessas de Deus? A resposta é idolatria. Qualquer circunstância, que ameaçe os desejos do meu coração pelas coisa ms desse mundo, parecerá insuportável para mim. Deus parecerá cruel por me colocar naquela situação e a presença dele oferecerá pouco conforto” Paul Tripp
Quem sofre bem é grato pelo sofrimento, pois aí sair dele confortará e encorajará o próximo com as mesmas consolações que recebeu. Isto agrada a Deus:
“Levem os fardos pesados uns dos outros e, assim cumpram a lei de Cristo” Galatas 6.2