terça-feira, 5 de janeiro de 2016

JESUS SE ASSENTA NA CADEIRA E QUASE É JOGADO DO PENHASCO




O TEXTO ABORDADO É LUCAS 4.14-31

Jesus viajou para Nazaré, onde havia sido criado e conforme seu costume, num dia de sábado, entrou na sinagoga. E posicionou-se em pé para fazer a leitura. Foi-lhe entregue o livro do profeta Isaías. Desenrolando-o achou o lugar onde está escrito:

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque me ungiu para pregar o Evangelho aos pobres. Ele me enviou para proclamar a libertação dos aprisionados e a recuperação da vista aos cegos; para restituir a liberdade aos oprimidos,
e promulgar a época da graça do Senhor”

Jesus estava retornando para sua terra onde passara sua infância. E na ocasião começou a ensinar na sinagoga em um dia de sábado.  O texto que pregou foi de Isaías 61.1,2. 

 Havia nos tempos de Jesus aproximadamente 435 sinagogas. E em cada uma delas tinha uma cadeira vazia, junto às cadeiras ontem se assentavam os rabinos. O motivo de cada sinagoga ter uma cadeira vazia era porque o Messias podia aparecer a qualquer instante. Estava reservada para este momento tão especial.
Quando Jesus Acabou de pregar ele fechou o pergaminho e se assentou nesta cadeira

Em seguida, enrolou novamente o livro, devolveu-o ao assistente e assentou-se. E na sinagoga todos estavam com os olhos fixos em sua pessoa. Então Ele começou a pregar-lhes: “Hoje se cumpriu a Escritura que acabais de ouvir
Quem o ouvia ficavam admirados das palavras de graça que saiam de sua boca, exceto  os escribas e fariseus
E todos exclamavam maravilhas sobre Ele, e estavam admirados com as palavras de graça que saíam dos seus lábios. Mas questionavam entre si: “Não é este o filho de José?” ”. No entanto, Jesus lhes replicou: “Com toda a certeza citareis a mim o conhecido provérbio: ‘Médico, cura-te a ti mesmo! Faze aqui em tua terra o que soubemos que fizeste em Cafarnaum’”. E continuou a falar Jesus: “Realmente vos afirmo: Nenhum profeta é bem recebido em sua própria terra. No tempo de Elias, posso lhes afirmar com certeza, que havia muitas viúvas em Israel, quando o céu foi fechado por três anos e meio, e grande fome ocorreu em toda a terraContudo, Elias não foi mandado a nenhuma delas, senão somente a uma viúva de Sarepta, na região de Sidom. Assim também, no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel, mas nenhum deles foi purificado, a não ser Naamã, o sírio”.

Quando Jesus falou estas palavras assentado na cadeira que de fato a Ele pertencia, pois era o Messias prometido o povo se revoltou. E o levaram a um lugar alto para jogá-lo abaixo, ia ser um linchamento em massa. 

Então, todos os que estavam na sinagoga foram tomados de grande raiva ao ouvirem tais palavras. E, levantando-se, expulsaram a Jesus da cidade, levando-o até o topo da colina sobre a qual a cidade havia sido edificada, com o propósito de jogá-lo de lá, precipício abaixo.

Não era a primeira vez que Jesus tinha problema com o lugar vazio, pois antes dele se encarnar, Lucifer quis seu lugar em trono vazio que estava ao lado de Deus, e por isso foi lançado fora dos céus:

Assim diz o Senhor DEUS: Porquanto o teu coração se elevou e disseste: Eu sou Deus, sobre a cadeira de Deus me assento no meio dos mares; e não passas de homem, e não és Deus, ainda que estimas o teu coração como se fora o coração de Deus;
Ezequiel 28:2

Talvez você possa estar chocado por eles expulsarem Jesus do lugar que era seu por direito, mas, muitas vezes fazemos a mesma coisa. Há uma cadeira vazia para Ele no seu coração? Ou estamos lançando Jesus fora  de nossas vidas como se lança alguém de um penhasco?

Filho meu, dá-me o teu coração...
Provérbios 23.26

Pense nisto!

12 comentários:

  1. onde conseguiu esse estudo sobre a liturgia a posição das cadeiras na sinagoga e etc, gostaria da fonte para concluir meu estudo

    ResponderExcluir
  2. o mais completo guia judaismo
    é um bom livro que vc encontra varios costumes

    entre outros guias ms este que passei ai é excelente
    costumes judaicos tbem é muito interessante

    ResponderExcluir
  3. o mais completo guia judaismo
    é um bom livro que vc encontra varios costumes

    entre outros guias ms este que passei ai é excelente
    costumes judaicos tbem é muito interessante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual a página por favor? Vc deve sempre citar sua bibliografia, senão pode perder credibilidade

      Excluir
  4. maravilhoso estudo gostei muito mesmo uma bençao

    ResponderExcluir