quarta-feira, 28 de fevereiro de 2018

A VERDADE POR DETRÁS DO EUNUCO DA RAINHA DE CANDACE

LEIA E COMPARTILHE

TEXTO: ISAÍAS 8

Este homem era um ministro de uma poderosa rainha Candace da Etiópia. Seu nome era Abba-Salama, e este era negro e eunuco.
Primeiramente para entendermos esta história é necessário fazer alguns apontamentos necessários.

O QUE ERA UM EUNUCO?

Eunuco era alguém castrado, que não poderia  ser casado, a serviço de um rei, era o caso deste homem. E não poderia cultuar a Deus dentro dos templos:

Aquele a quem forem trilhados os testículos, ou cortado o membro viril, não entrará na congregação do SENHOR. Deuteronômio 23:1

Eram terrivelmente descriminados. Este homem Abba-Salama, por intermédio, dos judeus da diáspora que residiam na Etiópia havia conhecido o verdadeiro Deus e desejava ardentemente em seu coração adorá-lo, porém, era barrado devido esta lei sobre os eunucos.

A rainha para quem ele trabalhava, pediu então, que ele fosse comprar tecidos finos em Jerusalém. Abba-Salama viu nisto a oportunidade de entrar em um templo para adorar a Deus, pois achava que o povo jerosolimitano seria diferente e iria recebê-lo. Mas ao querer entrar no templo os sacerdotes o barraram, porém, por providência divina alguém lhe presenteou com um pergaminho do livro de Isaías.

Este homem estava indo muito triste embora, mas, Deus conhecia Abba-Salama e conhecia a pureza de seu coração. Então Deus movido de intima compaixão falou para Filipe ir até Gaza pois Ele queria Abba-Salama ainda que a religião o desprezasse.

E o anjo do Senhor falou a Filipe, dizendo: Levanta-te, e vai para o lado do sul, ao caminho que desce de Jerusalém para Gaza, que está deserta.

E levantou-se, e foi; e eis que um homem etíope, eunuco, mordomo-mor de Candace, rainha dos etíopes, o qual era superintendente de todos os seus tesouros, e tinha ido a Jerusalém para adoração,
Regressava e, assentado no seu carro, lia o profeta Isaías.
E disse o Espírito a Filipe: Chega-te, e ajunta-te a esse carro.
Atos 8:26-29


Deus nunca fecha as portas para alguém que tem um coração arrependido e quebrantado. Então Filipe começou a explicar o pergaminho de Isaías para Abba-Salama

E, correndo Filipe, ouviu que lia o profeta Isaías, e disse: Entendes tu o que lês?
E ele disse: Como poderei entender, se alguém não me ensinar? E rogou a Filipe que subisse e com ele se assentasse.
E o lugar da Escritura que lia era este: Foi levado como a ovelha para o matadouro; e, como está mudo o cordeiro diante do que o tosquia, Assim não abriu a sua boca.
Na sua humilhação foi tirado o seu julgamento; E quem contará a sua geração? Porque a sua vida é tirada da terra.
E, respondendo o eunuco a Filipe, disse: Rogo-te, de quem diz isto o profeta? De si mesmo, ou de algum outro?
Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.
Atos 8:30-35

O interessante do livro de Isaías é tem uma profecia específica para os eunucos, e pode ter certeza que Filipe também explicou essa preciosidade da graça divina para o eunuco Abba-Salama

E não fale o filho do estrangeiro, que se houver unido ao Senhor, dizendo: Certamente o Senhor me separará do seu povo; nem tampouco diga o eunuco: Eis que sou uma árvore seca.

Porque assim diz o Senhor a respeito dos EUNUCOS, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo em que eu me agrado, e abraçam a minha aliança:
Também lhes darei na minha casa E DENTRO DOS MEUS MUROS um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles, que nunca se apagará.

E aos filhos dos estrangeiros, que se unirem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, e para serem seus servos, todos os que guardarem o sábado, não o profanando, e os que abraçarem a minha aliança,
Também os levarei ao meu santo monte, e os alegrarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar; porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos.
Assim diz o Senhor DEUS, que congrega os dispersos de Israel: Ainda ajuntarei outros aos que já se lhe ajuntaram.
Isaías 56:3-8

Deus estava pondo aquele homem dentro do seus cuidados, pois, a graça e o amor divino não despreza ninguém. na realidade Deus estava fazendo ainda mais: o eunuco que não podia entrar no templo era agora TEMPLO DO ESPÍRITO DE DEUS.






Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

10 comentários:

  1. Muito bom. Onde encontro as referencias com o nome do Eunuco?

    ResponderExcluir
  2. Porque a rainha tinha que ter um eunuco como oficial? Era um ritual de religião?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Era um costume ds culturas antigas. Todo rei e rainha tinha seus eunucos para o servir. Não exatamente da religião

      Excluir
  3. Esse eunuco tornou-se um missionário?

    ResponderExcluir
  4. a ralatos que ganhou parte da Etiópia para Jesus

    ResponderExcluir
  5. Porque foi uma ordem dos eunucos não entrarem no templo? Outra pergunta;está ordem partiu do homem ou de Deus porque?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque era mandamento da lei que os eunucos nao entrassem. veja Deuteronomio 24.1.
      mas Jesus mudou isso

      Excluir