quarta-feira, 25 de abril de 2018

MUITO CUIDADO COM A SUTIL TENTAÇAO DO “BEM”


Ora, havia alguns gregos, entre os que tinham subido a adorar no dia da festa.
Estes, pois, dirigiram-se a Filipe, que era de Betsaida da Galiléia, e rogaram-lhe, dizendo: Senhor, queríamos ver a Jesus.
Filipe foi dizê-lo a André, e então André e Filipe o disseram a Jesus.
E Jesus lhes respondeu, dizendo: É chegada a hora em que o Filho do homem há de ser glorificado.
Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.
João 12:20-24

Quando a tentação é maligna fica bem mais fácil de vencer. Os prejuízos são facilmente calculados. Quem não sabe que se trair seu cônjuge vai perder seu casamento? Que se entregar as drogas irá se destruir?
Mas o que vejo hoje é que a tentação mudou de cara, e tem feito cócegas na alma de muitos e o fim tem sido trágico. Observe o texto  que Jesus estava fazendo muitos milagres e o povo louvava a Jesus, porém, a  tentação maligna que não teve sucesso contra ele, então agora vem uma tentação em forma de proposta do bem.

QUAL ERA ESSA TENTAÇÃO?

Os gregos queriam ver Jesus. Eram os gregos dizendo: você não precisa morrer Mestre, basta vir para a Grécia, e te livraremos da morte, você vai ser muito útil com estes pensamentos na cultura grega. Vai atrair os holofotes. Esse era o veneno por detrás dessa proposta.

O convite tinha cara de bem, afinal, livraria Jesus da Morte e do seu propósito. Nesta bifurcação do sucesso esta tentação pega muita gente. E muitos perdem tudo com este envenenamento sutil. A tentação do “bem” procura afastar você de si mesmo. Afastar o chamado de Deus de você.
Jesus ficou muito angustiado com esta proposta. Essa é a tentação da fama, e Jesus então foca no propósito do Pai e diz: Na verdade, na verdade vos digo que, se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas se morrer, dá muito fruto.

Jesus então recusa tal proposta, e prefere morrer, pois ele sabe que morrendo ele daria muito mais frutos, mas, se aceitasse essa proposta, ele ficaria só, a promessa da fama, era somente para tirar do objetivo da cruz.
Viu como a tentação do bem ela pode ser muito mais destrutiva? Você precisa ser muito lucido para enxergar a ruína. Quantas pessoas foram seduzidas pela fama e hoje ninguém se lembra do seu nome. Mas Jesus em resposta a tal proposta diz: é pela cruz que atrairei todos a mim, é pelo amor a humanidade, e não pelo convite da longevidade da cultura grega.

Jesus não fazia negócios com a vida e nem com seu chamado. É em Jesus que está o nosso maior exemplo de como discernir tentações.
Que Deus possa nos dar discernimento pra sabermos o que está por detrás de cada convite e de cada proposta. Você sentirá muita angustia pra recusar, até mesmo Jesus se angustiou, pois o que está ofertado pela tentação do bem parece mais seguro e melhor. Mas, se temos convicção do chamado de Deus em nossas vidas então escolheremos o caminho da cruz, ainda que seja mais doloroso.


 Aprendendo com Jesus




Visite nosso canal no Youtube:
https://www.youtube.com/channel/UCtTQeWF5DHQb8Smnyfh22VA

Nenhum comentário:

Postar um comentário