quarta-feira, 8 de julho de 2020

COLOCARAM FOGO NA CASA DE JESUS.


A informação chocou você?
No ato da crucificação além de levar o réu a morte, os soldados romanos também envergonham a família do crucificado perante a sociedade. O condenado era considerado uma vergonha, e para humilhar ainda mais queimavam sua casa. Para um judeu ter a casa queimada é um insulto, pois eles dão muita honra em abrigar sua família.
O fogo na casa era um recado dos soldados romanos: esta família é uma vergonha pois gerou alguém maldito a ponto de merecer morte de cruz.
Nas escrituras temos indícios deste acontecimento. Jesus pede para João receber Maria como sua mãe, isto é, de uma casa para minha mãe. Esta informação indica que a casa de Maria onde Jesus morava foi queimada seguindo os costumes da crucificação:
Próximo à cruz de Jesus estavam sua mãe, a irmã dela, Maria, mulher de Clopas, e Maria Madalena. Quando Jesus, contudo, viu sua mãe e junto a ela o discípulo a quem Ele amava, disse à sua mãe: “Mulher, eis aí teu filho!” Em seguida, disse Jesus ao seu discípulo: “Eis aí a tua mãe!” E daquele momento em diante, o discípulo amado a recebeu como parte de sua família. João 19.25-27
Jesus foi exposto a vergonha e teve sua família servindo de espetáculo de humilhação. Essa humilhação ecoa até hoje em quem se decide ser discípulos de Jesus. Tem seu nome humilhado, sua família escarnecida. Com Jesus o fogo foi literal, mas hoje, o fogo é moral, é o de queimar a reputação.
Mas o que aprendo com esta informação? Aprendo que a casa de Jesus não era a casa que Maria sua mãe morava, Jesus é o Filho de Deus, e a casa do seu Pai, jamais pode ser queimada e humilhada. Aliás na casa do Pai de Jesus, que é o nosso Pai celestial, ele recebe todos os humilhados, todos que por amor ao evangelho foram envergonhados. Nesta casa celestial o fogo literal e moral não atinge, Jesus mesmo disse que a traça e a ferrugem não consomem esta casa.
Assim como Jesus preparou um novo lar sua mãe na casa de João, da mesma forma Ele foi preparar morada para nós. Se ele preparou uma casa para Maria em estado de humilhação, muito mais agora estando glorificado ao lado do Pai:
Não permitais que o vosso coração se preocupe. Credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitos aposentos; se não fosse assim, Eu o teria dito a vós. Portanto, vou para preparar-vos lugar. E, quando Eu me for e vos tiver preparado um lugar, virei de novo e vos levarei para mim, a fim de que, onde Eu estiver, estejais vós também. João 14.1-3
Ninguém pode nos envergonhar, se nossa esperança é Cristo!

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário