sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

ESPIRITO DE PORCO E O CORDEIRO DE DEUS Quem comanda sua cidade e seu país?


Texto: Marcos 5.1-15
Israel era dominada pelos romanos. Os romanos havia mandado para Israel a décima legião, legião significa legionários. Estes legionários a serviço de Roma era a chamada de LEGIÃO FRETENSE que significa os homens que vencem o mar vigiava e escravizava as cidades israelitas dos altos montes. Eles aproveitavam a topografia geográfica e se instalavam nos montes cercando Israel. Esta décima legião era especializada em vencer confrontos marítimos.
É neste contexto que Jesus chega a região de decápolis ( junção de dez cidades), e quando Jesus chegou se deparou com um homem possesso de demônios na cidade de Gadara:
“E assim, atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, veio dos sepulcros, caminhando ao seu encontro, um homem possuído por um espírito imundo. Esse homem vivia em meio aos sepulcros e não havia quem conseguisse dominá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes já haviam acorrentado seus pés e mãos, mas ele arrebentava os grilhões e estraçalhava algemas e correntes. Ninguém tinha força para detê-lo. E, noite e dia, sem repouso, perambulava por entre os sepulcros e pelas colinas, gritando e cortando-se com lascas de rocha.”
A narração do evangelista Marcos é cheia de revelação cultural, que podemos entender melhor o episódio. Quando Jesus vai expulsar os demônios que havia tomado este homem, os demônios se manifestam dizendo que eles se chamava LEGIÃO.
“Ao avistar Jesus, ainda de longe, correu e atirou-se aos seus pés. E clamou aos berros: “Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Suplico-te por Deus que não me atormentes!” Pois Jesus já lhe havia ordenado: “Sai deste homem, espírito imundo!” Todavia, Jesus o interrogou: “Qual é o teu nome?” Respondeu ele: “Meu nome é Legião, porque somos muitos” E implorava insistentemente para que Jesus não os mandasse para fora daquela região.”
Marcos de forma irônica começa a narrar a libertação deste homem como também mostrar o que acontecia na cidade. O texto é ambíguo, mostra que o homem estava possesso, como também os judeus estavam subjugados pela décima legião fretense de roma. Os soldados desses legionários (legião) usavam como amuleto um colar com um desenho de porco. Era o símbolo dessa frota.
Porcos não pastam, quem pasta é gado, e porcos não vivem em montes ou montanhas, mas Marcos ao relatar esta história mostra que a Legião de demônios comandava os legionários de soldados romanos, e que eles se alojavam em uma colina, ou seja, o confronto de Jesus foi no aspecto do mundo físico como do mundo espiritual.
Estas potestades não queriam deixar Israel por isso clama a Jesus que não os envie a outro país. Marcos estava fazendo uma dura critica aos romanos ao contar a história dessa maneira:
”E implorava insistentemente para que Jesus não os mandasse para fora daquela região.”
O fato de esses demônios pedirem para habitarem em porcos é porque eles queriam que Israel sofresse prejuízos. Eles estavam manifestando as intenções por detrás dos homens de roma da décima legião frentense que vigiava o lugar.
““Enquanto isso, perto dali, numa colina ( MONTE) vizinha, uma grande manada de porcos estava pastando. Foi então que os demônios rogaram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. E Jesus lhes deu permissão, e os espíritos imundos deixaram o homem e entraram nos porcos”.
Ironicamente Jesus os vence no mar. A décima LEGIÃO FRETENSE, nunca havia perdido um combate em alto mar. Mas Jesus os vence no mar. Era uma forma de Jesus dizer que quem tem todo o poder no céu e na terra estava comandando. Era a oportunidade de Israel se livra dos ESPIRITOS DE PORCOS E ACEITAR O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
“E a manada com cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogaram”.
Mas aquelas pessoas preferiram amar mais o poder das trevas do que o da luz. Assim é nos dias de hoje, cidades vem conhecendo a Jesus e seu poder libertador, mas, preferem ficar com os prejuízos e sob o comando de políticos que são possessas dos tais espíritos de porcos.
“As pessoas que apascentavam os porcos fugiram e relataram esses fatos na cidade e nos campos, e todo o povo correu para ver o que se havia passado. Quando chegaram próximo de Jesus, observaram ali o homem que fora tomado por uma legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo. E ficaram assustados. Os que presenciaram os fatos narraram ao povo o que havia ocorrido com o endemoninhado, e contaram também sobre os porcos. Então o povo começou a implorar a Jesus que se afastasse daquela região que lhes pertencia.”
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário