Religião, religião até quando vai colocar prisões sem grades nas pessoas? Toda vez que o assunto é dizimo o texto mais citado é o de Malaquias 3.8,11
“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos.
Malaquias 3:8-11
Acontece que os pastores usam este versículo para poder amedrontar seus fiéis. O discurso é sempre o mesmo: se você não der o dizimo você está roubando a Deus, e está dando legalidade para o devorador prejudicar suas finanças. Mas, acontece que este livro de Malaquias não era para os fiéis e sim para os sacerdotes, só você lê-lo inteiro e vai ver que a queixa divina era com os sacerdotes ( hoje os pastores), eles sim estavam roubando a Deus. Mas eles não vão falar isso para as pessoas, acham que vão abrir mão da máfia dos 10% ? não podem fazer isso, é muito lucrativo.
Deus havia instituído os sacerdotes da tribo de Levi para receber o dizimo das demais tribos, porém, aqui em Malaquias os sacerdotes não repassavam a tribo de Levi, não ajudavam os órfãos e as viúvas.
O QUE DE FATO A BIBLIA DIZ SOBRE O DIZIMO?
A palavra bíblica é linda porque ela não deixa lacuna para nada. O primeiro dizimo, que vemos na bíblia foi o de Abraão ofertando a Melquezedeque. E a explicação que os pastores evitam é a que está no livro de Hebreus:
A tribo de Levi estava representada em Abraão, e este percebeu que o sacerdócio de Melquezedeque era bem maior, por isso, entregou o dizimo de tudo.
“E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior.
E aqui certamente tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive.
E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.”
Note que o escritor pontua bem os significados tanto da tribo de Levi, e o sacerdócio de Melquezedeque:
“
A quem também Abraão deu o dízimo de tudo, e primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois também rei de Salém, que é rei de paz;
Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre.
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos.
E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão “.
O autor é bem claro que o dizimo vai de Abraão a Levi, não tem nada haver com a igreja atual, pois a igreja é segundo o sacerdócio de Melquezedeque e não de Levi:
“
E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos.
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão?”
Ora, se somos chamados pelo sacerdócio de Melquezedeque, a própria bíblia diz que, mudando o sacerdócio ( DE LEVI PARA MELQUEZEDEQUE), se faz necessário mudança na lei:
“
Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei.
Porque aquele de quem estas coisas se dizem pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar,
Visto ser manifesto que nosso Senhor procedeu de Judá, e concernente a essa tribo nunca Moisés falou de sacerdócio”.
Hebreus 7:1-16
Ele mesmo disse que Moisés nunca falou deste sacerdócio de Melquezedeque, então porque vários pastores querem falar o que a bíblia não diz, e forçar a pessoa, sendo que os dizimo pertencia à ordem de Levi?
O QUE O SUMO-SACERDOTE DA ORDEM DE MELQUEZEDEQUE DISSE SOBRE O DIZIMO?
“
Pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com seu dedo querem movê-los”;
Mateus 23:4
“
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.
Condutores cegos! que coais um mosquito e engulis um camelo”.
Mateus 23:23,24
Ora, se pertencemos a ordem de Melquesedeque, então o que nos interessa, são as leis desta ordem, nada tenho com o sacerdócio de Levi. Jesus disse que o mais importante é termos misericórdia e fé. Que a generosidade tem que haver em quem pertence à ordem de Melquesedeque. No sacerdócio de Levi a oferta passava pelo altar, mas, no sacerdócio de Melquezedeque, eu sou a própria oferta a Deus, o dinheiro é apena
s uma manifestação disso.
Jesus fala que os dízimos se transformam em ajudar quem precisa, ele mesmo disse o mais importante é misericórdia e fé. O dizimo da fé é transformar a misericórdia em obras:
“
Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé, e não tiver as obras? Porventura a fé pode salvá-lo?
E, se o irmão ou a irmã estiverem nus, e tiverem falta de mantimento quotidiano,
E algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e nào lhes derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?
Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.”
Tiago 2:14-17
No sacerdócio de melquesedeque dar o dizimo é socorrer, e não so ficar nos 10%, mas, sim fazer o que for necessário em favor do próximo. O altar sou eu, e minha oferta já foi santificada em meu coração pelo Espirito de Deus para ajudar quem necessitar.
Portanto, o dizimo que vemos hoje ainda é o sistema de Levi, que já foi ultrapassado. Agora é segundo a ordem de Melquezedeque: não é seu pastor que tem que receber, e sim, quem está precisando ser ajudado . São os órfãos, a viúvas, e quem passa necessidade etc.
Se você observar que seu pastor utiliza o dizimo para os necessitados não vejo problema, mas, caso contrário, você está livre para ajudar quem você quiser. NÃO HÁ DEVORADOR NO SACERDORCIO DE MELQUEZEDEQUE.
No de Levi sim. Os devoradores de gravatas e terno devoram tudo. Os gafanhotos são os próprios pastores, que te amedrontam com esta historia de devorador.
Jesus ensinou diferente: O MAIS IMPORTANTE DA LEI É O JUIZO, A MISERICORDIA E A FÉ.
A respeito dessas coisas não há lei quando se vive o amor ao próximo.
Visite nosso canal no Youtube: