E ele disse-lhe: Por que me chamas bom? Não há bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos.
Disse-lhe ele: Quais? E Jesus disse: Não matarás, não cometerás adultério, não furtarás, não dirás falso testemunho;
Honra teu pai e tua mãe, e amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Disse-lhe o jovem: Tudo isso tenho guardado desde a minha mocidade; que me falta ainda?
Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me.
E o jovem, ouvindo esta palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades.
Mateus 19:16-22
Ai está uma história sempre se repete. O relato de um jovem que tinha consciência da palavra, dos mandamentos, e por isto, pensava que por seus méritos se salvaria.
Jesus nunca de impressionou com a estética ou a aparência das coisas, JESUS É A VERDADE, e por ser VERDADE, procura no coração dos homens a verdade. É no chão do coração que as coisas acontecem. Isto explica o fato de todas as vezes que um pecador confessar suas verdades, Jesus os absolver com graça e amor. Sempre seja verdadeiro diante de Deus. Não encubra seu coração diante de Deus, desnude-se diante Dele.
Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.
Porquanto tudo o que em trevas dissestes, à luz será ouvido; e o que falastes ao ouvido no gabinete, sobre os telhados será apregoado.
Lucas 12:2,3
Esse jovem rico tinha coisas lindas, mas, não queria largar o osso da necessidade: a avareza. Sua necessidade atrapalhava seu caminhar com Jesus. Há tantas pessoas boas que querem servir a Deus, mas não querem largar o osso da necessidade de uma pulada fora do casamento etc. Jesus disse que não há como amar a dois senhores ou a duas senhoras. Há de desprezar um e aborrecer o outro. Como amar duas mulheres se você é casado?
Acham que podem desfrutar de um casamento feliz, mas, na realidade Jesus está falando: “ MAS, TE FALTA AINDA UMA COISA” que é abandonar o osso da necessidade.
A questão desse diálogo com Jesus ecoa sobre nossas vidas. Ele se chateou com aquele que queria ser o PASTOR DA SUA ALMA, não quis descartar o osso que estava alojado em seu coração. Em contraste com esta história vemos a mulher samaritana, derramando a verdade de seu coração adultero perante Jesus e sendo perdoada. Jesus mesmo falou para ela: “ disseste bem que não tem marido, ISTO DISSESTE COM VERDADE, pois já tiveste cinco e o que agora tens não é teu”. Ela teve coragem para soltar o osso da sua necessidade, e buscar as aguas vivas do evangelho que faz jorrar para a vida eterna.
Será que não estamos trocando o pão da vida, as aguas vivas, as pastagens da nossa alma que só encontramos em Jesus, por algum osso da necessidade que nos atrapalha termos comunhão com Jesus?
Quem gosta de roer o osso da necessidade são os cães. Por isso, a palavra nos convida a sofrer na nossa mente uma metanóia ( conversão de mente, mudança de caminho). Se quisermos servir a Jesus e não abandonarmos nossos ossos dos prazeres então o ditado bíblico se torna verdadeiro:
Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça, do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado;
Deste modo sobreveio-lhes o que por um verdadeiro provérbio se diz: O cão voltou ao seu próprio vômito, e a porca lavada ao espojadouro de lama.
2 Pedro 2:21,22
Fernando Romero
Nenhum comentário:
Postar um comentário