quarta-feira, 7 de abril de 2021

VOCÊ SABE POR QUE O LIVRO DE JONAS TERMINA COM UM PONTO DE INTERROGAÇÃO?


não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? Jonas 4.11
Pra você entender a resposta precisa entender o contexto do livro. Deus havia chamado Jonas para ir pregar uma mensagem de juízo em Ninive, mas este fugiu e foi para Társis.
Os ninivitas era um povo muito cruel que pegava os profetas e deitavam em uma mesa e prensavam suas cabeças até seus olhos saltarem pra fora e pegavam um alicate e arrancavam suas línguas inteiras pra fora e diziam zombando: profetiza pra nós a mensagem de teu Deus ...
Deus pede para Jonas levar uma mensagem de juízo pra esse povo assassino. Mas Jonas foge, então Deus envia um grande peixe engole Jonas e o vomita até às margens de Nínive.
E Jonas então passa a pregar para aquele povo:
E começou Jonas a entrar pela cidade caminho de um dia, e pregava, dizendo: Ainda quarenta dias, e Nínive será destruida. Jonas 3.4
Porém, o povo ninivita se arrepende e buscam o perdão de Deus:
E os homens de Nínive creram em Deus; e proclamaram um jejum, e vestiram-se de saco, desde o maior até ao menor.
Esta palavra chegou também ao rei de Nínive; e ele levantou-se do seu trono, e tirou de si as suas vestes, e cobriu-se de saco, e sentou-se sobre a cinza. E fez uma proclamação que se divulgou em Nínive, pelo decreto do rei e dos seus grandes, dizendo: Nem homens, nem animais, nem bois, nem ovelhas provem coisa alguma, nem se lhes dê alimentos, nem bebam água; Mas os homens e os animais sejam cobertos de sacos, e clamem fortemente a Deus, e convertam-se, cada um do seu mau caminho, e da violência que há nas suas mãos. Quem sabe se se voltará Deus, e se arrependerá, e se apartará do furor da sua ira, de sorte que não pereçamos?
E Deus viu as obras deles, como se converteram do seu mau caminho; e Deus se arrependeu do mal que tinha anunciado lhes faria, e não o fez.
Jonas ficou muito desgostoso porque Deus os amou em vez de destruí-los. Ele não aceitou o perdão e o bem de Deus no próximo:
Mas isso desagradou extremamente a Jonas, e ele ficou irado.
E orou ao Senhor, e disse: Ah! Senhor! Não foi esta minha palavra, estando ainda na minha terra? Por isso é que me preveni, fugindo para Társis, pois sabia que és Deus compassivo e misericordioso, longânimo e grande em benignidade, e que te arrependes do mal.
Peço-te, pois, ó Senhor, tira-me a vida, porque melhor me é morrer do que viver. Jonas 4.1-4
Deus então fez nascer uma aboboreira pra fazer sombra para o deprimido Jonas, e este se alegrou, mas, no dia seguinte Deus enviou um verme e destruiu a aboboreira e Jonas ficou muito indignado:
Então disse Deus a Jonas: Fazes bem que assim te ires por causa da aboboreira? E ele disse: Faço bem que me revolte até à morte.
E disse o Senhor: Tiveste tu compaixão da aboboreira, na qual não trabalhaste, nem a fizeste crescer, que numa noite nasceu, e numa noite pereceu;
E não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? Jonas 4.9-11
E assim termina o livro com este ponto de interrogação. Esta é uma pergunta de Deus para todos nós. Você também se sente indignado quando Deus resolve perdoar em vez de destruir ?
Seu coração é mal a tal ponto ?
Termina com um ponto de interrogação porque a resposta quem tem que dar é você. Se Deus perdoasse os mulçumanos que matam cristãos e queimado igrejas em vez de puní-los?
Qual seria sua reação ? Se Deus perdoasse políticos que nos roubam?
E se Deus perdoasse o assassino do seu filho ? Etc etc .
Qual seria sua reação ?
Como você responde a essa questão?
não hei de eu ter compaixão da grande cidade de Nínive, em que estão mais de cento e vinte mil homens que não sabem discernir entre a sua mão direita e a sua mão esquerda, e também muitos animais? Jonas 4.11
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário