terça-feira, 9 de novembro de 2021

NÃO DESPREZE OS PEQUENOS COMEÇOS

Porque, quem despreza o dia das coisas pequenas? Zacarias 4:10

Esta frase não pode ser apenas lida, tem que ser entendida e sentida. Podemos interpretar coisas pequenas, também como: quem despreza pequenos começos? O pequeno é o estado pré do grande, tudo começa em coisas pequenas que são pequenos começos positivos ou negativos.
Tem pessoas que tem grande expressão nas redes sociais, mas tudo começou de pequenas postagem em postagem, formando então uma identidade digital. O casamento que acabou, não foi de uma hora para outra, tudo começou com pequenas falta de perdão, com pequenas palavras que ferem, com pequenos espinhos no coração que não foram arrancados, com pequenos prazer de dividir o tempo juntos, e ai veio a somatória das pequenas coisas: O fim de uma história. O contrário também é verdadeiro, casamentos bem sucedidos, começam nos pequenos gestos de gentileza, de respeito mútuo, de pequenos perdões, em pequenos atos conscientes de silenciar em vez de machucar, e a somatória destes e outros pequenos ingredientes mantém o casamento sólido.
Grandes dividas vão se desfazendo em pequenas quantidades pagas ao credor, assim como grandes poupanças vão se fazendo de pequenas quantias guardadas. Intimidade com Deus começa com pequenos minutos de oração, com pequenas leitura da bíblia, com pequenos desvios do pecado a cada dia, assim como se afundar no pecado, começa com pequenos pecados que parecem ser inofensivos. Não devemos desprezar os pequenos começos. O pequeno pode se tornar grande: hoje um lago e um açude, amanhã uma represa e um rio, e quem sabe um mar. O mar é grande? Sua imensidade está na grande quantidade de pequenas gotas de água. Percebem como o grande é paradoxal?
Parafraseando o cantor Belchior: eu quero é que este texto torto como faca cortem a carne de vocês.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário