O profeta Oséias quando se dirige a Efraim chama-os de "pão que não foi virado". O pão a que ele se refere era uma espécie de panqueca. Entre todas as classes no Oriente usa-se na época um pão assado sobre pedras quentes. O importante aí é virar o pão no momento certo. Caso contrário, ele queima de um lado e fica cru e pastoso do outro.
Isso nos traz uma profunda reflexão: Em Israel, o desempenho externo era realizado com exatidão, mas a indiferença interna para com as coisas divinas era a própria crueza.
Muitos estão assados demais de um lado e cru do outro.
Muitos procuram estar nos cultos religiosamente mas o seu maior bem é sua família. Muitos procuram ganhar dinheiro demais e passa tempo demais fora mais estão perdendo sua família. Outro exemplo claro e atual em nossos dias é que passamos grande parte do tempo nos celulares , redes sociais e em sendo assim me desconecto com os do meu lar . Nada substitui a presença. Estão assando o pão de um lado só, está muito apresentável para a sociedade mas está cru do outro lado. Paulo colocou a necessidade de assar o bem o pão da seguinte forma:
Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel. I Timóteo 5.8
É melhor achar a dracma que está perdida dentro da casa. Seus filhos e cônjuges são as dracmas de valor . Assemos bem o pão dos dois lados.
Fernando e Isaac Baris
Nenhum comentário:
Postar um comentário