domingo, 26 de fevereiro de 2023

DUAS CENAS ANTAGÔNICAS DE JESUS QUE MOSTRAM O PORQUE QUE MUITOS AMIGOS NOS ABANDONA.


Cena 1: “ Mas não o receberam, porque o seu aspecto era como de quem ia a Jerusalém” Lucas 9.53
Aqui Jesus está na companhia de seus discípulos com um grupo de mulheres assim como muita gente na multidão o acompanhava:
“caminhava Jesus por todos os povoados e cidades proclamando as boas novas do Reino de Deus, e os Doze estavam com Ele. E também algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e doenças: Maria, conhecida como Madalena, de quem haviam saído sete demônios; Joana esposa de Cuza, administrador da casa de Herodes; Susana e muitas outras. Essas mulheres cooperavam no sustento deles com seus bens. Lucas 8.1-3
O rosto de Jesus brilhava pois refletia a glória de Deus, o aspecto do seu rosto era de muito entusiasmo. Jesus estava no apogeu do seu ministério. Curava as pessoas, ensinava-lhes o evangelho… esteva rodeado de amigos e muitos por sua fama queria estar com ele. No ápice muitos querem estar com a gente pegando uma carona no sucesso.
Cena 2: Jesus com rosto desfigurado na cruz entre dois ladrões
Assim como muitas pessoas ficaram pasmadas à vista dele, tão desfigurado estava o seu aspecto como homem, nem parecia um ser humano; Isaías 52.14
Foi abandonado por seus discípulos, dos doze somente João acompanhou Jesus na cruz e algumas mulheres :
E junto à cruz de Jesus estava sua mãe, e a irmã de sua mãe, Maria mulher de Clopas, e Maria Madalena. Ora Jesus, vendo ali sua mãe, e que o discípulo a quem ele amava ( João ) estava presente, disse a sua mãe: Mulher, eis aí o teu filho. João 19.25-26
As coisas complicaram para Jesus, ele agora não está no apogeu, mas está atravessando um vale de difamação dos religiosos que o invejava. Jesus estava recebendo a pena de morte da época que era morte de cruz, onde se morria assassinos e ladrões. Jesus apanhou tanto que o profeta Isaías disse que quem olhava para ele nem o reconhecia como um ser humano.
Mas na hora da sua dor ficou com ele sua mãe e um único discípulo: João. Que o amou até o fim.
Este antagonismo me ensina que muitos que sabem quem você é, sabe do seu caráter, vão acreditar nas mentiras e difamações que levantam a seu respeito. Nestas horas ”os Pedros” te negam , “ os Judas te trai”, quem te acompanhava te abandona. Só vai restar os que verdadeiramente te Ama. Mas não se assuste, serão pouquíssimos dos muitos que outrora te bajulavam.
Fernando .

QUAL A LÍNGUA DOS ANJOS QUE PAULO SE REFERIU ? UMA REVELAÇÃO PROFUNDA DO EVANGELHO.


Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa ou como o sino que tine. O Coríntios 13.1
Uma das palavras que define Deus é Elohim que tem haver com um Deus-Plural . Existe no mundo uma pluralidade de idiomas, e a língua falada por Deus com todos estes povos é uma só : O AMOR.
O universo humano é cheio de pluralidade e com todas elas é conectado pelo Amor de Deus. Você pode não aceitar quem tem uma opção seja ela sexual, política, religiosa, cultural diferente da sua, mas Deus fala com toda esta pluralidade por uma língua só : O Amor.
Quem não entendeu isso é como um sino barulhento que só badala e produz ecos e tem pouca duração. Você pode ter o recurso e dom que tiver mas senão entendeu que a língua de Deus é o amor, você ainda não entendeu Cristo:
E ainda que tivesse o dom de profecia, e conhecesse todos os mistérios e toda a ciência, e ainda que tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse amor, nada seria.
E ainda que distribuísse toda a minha fortuna para sustento dos pobres, e ainda que entregasse o meu corpo para ser queimado, e não tivesse amor, nada disso me aproveitaria. I Coríntios 13.2,3
Entenda de uma vez que a expressão “ ainda que falasse a longos dos anjos” foi uma hipérbole para disse que a língua entre homens e anjos deve ser o amor ” ainda que eu falasse a língua dos homens e dos anjos” senão tivesse o Amor.
O amor é o idioma do evangelho que conecta toda a pluralidade que neste mundo há. Por isso Deus é lindo porque ele é plural, se conecta com toda esta pluralidade pelo amor .
O amor é o maior idioma revelado no evangelho. A única língua que Deus respeita e considera. O resto não passa de língua dia homens e dos anjos...
O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não trata com leviandade, não se ensoberbece.
Não se porta com indecência, não busca os seus interesses, não se irrita, não suspeita mal; Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade; Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. O amor nunca falha; mas havendo profecias, serão aniquiladas; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, desaparecerá; I Coríntios 13.5-8
Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor, estes três, mas o maior destes é o amor. I Coríntios 13.13
Quem lê que entenda…
Fernando

sábado, 18 de fevereiro de 2023

SALMOS 91 NÃO DEVE SER LIDO COMO AMULETO, MAS SIM COMO UMA MENTE ASSUSTADORA DE MALES


As pessoas tem esse salmo como amuleto de proteção, mas esse salmo é para mostrar que a mente segura no amor de Deus é espantadora de males.  O tal esconderijo do Altíssimo é sua mente.

A vida é cheia de laços do passarinheiro e de pestes perniciosas, de terror noturno e de seta que voa de dia, pedras de tropeços, leão e cobra ( o salmista usa metáfora para mostrar uma lista de coisas negativas que passaremos na vida).

Mas se minha mente está segura no amor de Deus, essas circunstâncias por mais que seja imponderável não nos abalarão. Não é uma isenção de tribulação, mas a segurança de passar por essa lista sem que eu seja atingido.  Ele livra do laço do passarinheiro, mas o passarinheiro coloca o laço, Ele livra da peste perniciosa, mas eu assistirei pestes perniciosas. Uma das coisas que a peste perniciosa faz é baixar o sistema imunológico te deixando alvo fácil, mas se minha mente está segura no amor de Deus, essa confiança mantém o  sistema imunológico em alta.

Uma mente segura no amor de Deus levanta paredes de imunidade contra as pestes perniciosas,  São asas que nos abraça, são paredes que nos escudam por isso não temeremos o terror noturno, nem setas que voem de dia. As pedras não serão varridas, e se por acaso tropeçar em algumas delas não ficarei caído,  caio nas mãos de Deus e se caio nas suas mãos Ele me levanta e me põe de pé.

Esta confiança são os anjos do Senhor que te acampam. Esse socorro brota de dentro pra fora, esse amor gera essa energia. No dia da angustia o Senhor estará comigo. Quem habita no esconderijo do Altíssimo sabe que há o dia da angustia, mas sabe que Deus é com ele também neste dia. Quem tem a mente segura no amor de Deus anda  de noite ou dia sem espanto nenhum no coração, sem  medo da vida e sem medo da morte. Não tem paranoias, e o que quer que chegue eu não me assustarei, pois o amor de Deus expulsa todo o medo...

 

Salmos 91 é a certeza que tudo ocorre para o bem daqueles que amam a Deus.A mente segura no amor de Deus é uma mente assustadora de males pois ela descansa em Deus.

Fernando

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

HOMEM DEVE USAR CABELO LONGO OU CURTO?


Um pouco de história joga luz nesse assunto..,
O cabelo comprido foi sempre símbolo de masculinidade, todos os grandes guerreiros da história tiveram cabelo longo, desde os gregos (que escreviam odeiam os cabelos dos seus heróis) até os nórdicos, desde os índios americanos (famosos por suas longas cabeleiras reluzentes) até os japoneses e quanto mais longo e lindo fosse o cabelo, mais viril se considerava o guerreiro.
Os vikings detinham suas tranças e os Samurais usavam seus cabelos longos como símbolo de sua honra (eles cortam a trança quando perdem a honra).
Os romanos foram aqueles que ′′ inventaram ′′ o cabelo curto por dizer de alguma forma, entre os séculos I a.C. e V d. C.. nas batalhas eles acreditavam que isto lhes dava vantagens defensivas, pois os seus adversários não podiam agarrá-los no cabelo, também isto os ajudava a reconhecerem-se uns aos outros no campo de batalha.
Mas ao mesmo tempo foi uma decisão política, e os imperadores impuseram aos homens este costume como forma de controle político-social.
Muitos povos continuaram a manter o costume tradicional de associar os cabelos longos à masculinidade mesmo depois das invasões romanas, até existiram sociedades que obrigavam os homens a usarem perucas porque seus cabelos naturais não eram bonitos o suficiente (ex: França século XIII)
Cabelo curto nos homens é uma ′′ invenção ′′ relativamente nova que nada tem a ver com estética.
Hoje em dia os homens usam-no curto porque os povos que foram conquistados pelos romanos adotaram este costume geração após geração e nós herdamo-la.
Hoje em dia parece quase natural e muitos acham que os homens parecem melhores assim, mas essa crença é resultado de uma doutrinação cultural.
Além das razões que os Romanos tinham para cortar o cabelo, o cabelo curto passou a ser um símbolo de humilhação.
Quando um guerreiro era capturado, cortava-se a sua juba para humilhá-lo, para lhe tirar a sua formosura, esse costume foi retomado no que hoje é o serviço militar.
Quando os novos soldados começam o seu treino, a primeira coisa que lhes faz é cortar os cabelos para minar a sua autoestima, fazê-los submissos e fazê-los ver quem manda.
Os santarrões vão me citar o apóstolo Paulo quando disse: “Ou não vos ensina a mesma natureza que é desonra para o homem ter cabelo crescido?” I Coríntios 11.14
Pra esses vou responder, Paulo era da época que o império romano Dominava. Paulo acatou a cultura imposta por Roma .

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

ESPIRITO DE PORCO E O CORDEIRO DE DEUS Quem comanda sua cidade e seu país?


Texto: Marcos 5.1-15
Israel era dominada pelos romanos. Os romanos havia mandado para Israel a décima legião, legião significa legionários. Estes legionários a serviço de Roma era a chamada de LEGIÃO FRETENSE que significa os homens que vencem o mar vigiava e escravizava as cidades israelitas dos altos montes. Eles aproveitavam a topografia geográfica e se instalavam nos montes cercando Israel. Esta décima legião era especializada em vencer confrontos marítimos.
É neste contexto que Jesus chega a região de decápolis ( junção de dez cidades), e quando Jesus chegou se deparou com um homem possesso de demônios na cidade de Gadara:
“E assim, atravessaram o mar e foram para a região dos gerasenos. Logo que Jesus desceu do barco, veio dos sepulcros, caminhando ao seu encontro, um homem possuído por um espírito imundo. Esse homem vivia em meio aos sepulcros e não havia quem conseguisse dominá-lo, nem mesmo com correntes. Muitas vezes já haviam acorrentado seus pés e mãos, mas ele arrebentava os grilhões e estraçalhava algemas e correntes. Ninguém tinha força para detê-lo. E, noite e dia, sem repouso, perambulava por entre os sepulcros e pelas colinas, gritando e cortando-se com lascas de rocha.”
A narração do evangelista Marcos é cheia de revelação cultural, que podemos entender melhor o episódio. Quando Jesus vai expulsar os demônios que havia tomado este homem, os demônios se manifestam dizendo que eles se chamava LEGIÃO.
“Ao avistar Jesus, ainda de longe, correu e atirou-se aos seus pés. E clamou aos berros: “Que queres de mim, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? Suplico-te por Deus que não me atormentes!” Pois Jesus já lhe havia ordenado: “Sai deste homem, espírito imundo!” Todavia, Jesus o interrogou: “Qual é o teu nome?” Respondeu ele: “Meu nome é Legião, porque somos muitos” E implorava insistentemente para que Jesus não os mandasse para fora daquela região.”
Marcos de forma irônica começa a narrar a libertação deste homem como também mostrar o que acontecia na cidade. O texto é ambíguo, mostra que o homem estava possesso, como também os judeus estavam subjugados pela décima legião fretense de roma. Os soldados desses legionários (legião) usavam como amuleto um colar com um desenho de porco. Era o símbolo dessa frota.
Porcos não pastam, quem pasta é gado, e porcos não vivem em montes ou montanhas, mas Marcos ao relatar esta história mostra que a Legião de demônios comandava os legionários de soldados romanos, e que eles se alojavam em uma colina, ou seja, o confronto de Jesus foi no aspecto do mundo físico como do mundo espiritual.
Estas potestades não queriam deixar Israel por isso clama a Jesus que não os envie a outro país. Marcos estava fazendo uma dura critica aos romanos ao contar a história dessa maneira:
”E implorava insistentemente para que Jesus não os mandasse para fora daquela região.”
O fato de esses demônios pedirem para habitarem em porcos é porque eles queriam que Israel sofresse prejuízos. Eles estavam manifestando as intenções por detrás dos homens de roma da décima legião frentense que vigiava o lugar.
““Enquanto isso, perto dali, numa colina ( MONTE) vizinha, uma grande manada de porcos estava pastando. Foi então que os demônios rogaram a Jesus: “Manda-nos para os porcos, para que entremos neles”. E Jesus lhes deu permissão, e os espíritos imundos deixaram o homem e entraram nos porcos”.
Ironicamente Jesus os vence no mar. A décima LEGIÃO FRETENSE, nunca havia perdido um combate em alto mar. Mas Jesus os vence no mar. Era uma forma de Jesus dizer que quem tem todo o poder no céu e na terra estava comandando. Era a oportunidade de Israel se livra dos ESPIRITOS DE PORCOS E ACEITAR O CORDEIRO DE DEUS QUE TIRA O PECADO DO MUNDO.
“E a manada com cerca de dois mil porcos atirou-se precipício abaixo, em direção ao mar, e nele se afogaram”.
Mas aquelas pessoas preferiram amar mais o poder das trevas do que o da luz. Assim é nos dias de hoje, cidades vem conhecendo a Jesus e seu poder libertador, mas, preferem ficar com os prejuízos e sob o comando de políticos que são possessas dos tais espíritos de porcos.
“As pessoas que apascentavam os porcos fugiram e relataram esses fatos na cidade e nos campos, e todo o povo correu para ver o que se havia passado. Quando chegaram próximo de Jesus, observaram ali o homem que fora tomado por uma legião de demônios, assentado, vestido e em perfeito juízo. E ficaram assustados. Os que presenciaram os fatos narraram ao povo o que havia ocorrido com o endemoninhado, e contaram também sobre os porcos. Então o povo começou a implorar a Jesus que se afastasse daquela região que lhes pertencia.”
Fernando

MUITAS VEZES DEUS ESTÁ NO NÃO E O DIABO ESTÁ NO SIM.


Erramos por não saber discernir qual voz fala conosco…
Deus disse a Eva e a Adão: “contudo, NÃO comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!” Gênesis 2.17
O diabo disse: “Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis, PODEM COMER. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. Gênesis 3.4,5
Temos por hábito achar que Deus sempre está no sim, no faça, no siga em frente, no você vai vencer. Mas muitas vezes essa voz afirmativa é a da astuta serpente para nos destruir. Muitas das vezes Deus está no NÃO, no NÃO faça, NÃO vá. A voz de Deus na maior parte é uma negativa enquanto a voz maligna é uma afirmativa.
Temos dificuldade de aceitar o não, e sempre atribuímos o não ao diabo, porque o simem nossa Concepção se parece mais com Deus, mas é o velho truque da serpente fazendo o NÃO de Deus parecer bom, agradável aos olhos e o entendimento correto: “ E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu…” Gênesis 3.6
E Quando a serpente consegue “transformar” o NÃO Deus em Sim, nos destruímos.
Deus está em muitos NÃOS em muitas proibições:
“E, passando pela Frígia e pela província da Galácia, foram IMPEDIDOS pelo Espírito Santo de anunciar a Palavra na Ásia.” (Atos 16:6)
Deus NÃO deixou Moisés entrar na terra prometida.
Deus NÃO deixou Davi construir uma casa de oração.
Deus NÃO atendeu a oração de Paulo para seu espinho da carne.
Deus NÃO livrou Jesus de tomar o cálice da Cruz, mesmo Jesus orando se possível passa de mim esse cálice…
A vontade de Deus é boa, perfeita e agradável. E nesse pacote tem muitos NÃOS que é para nosso bem. Feliz é aquele que tem inteligência para discernir qual voz está falando no seu ser.
Muito cuidado com certos SIM, Por detrás pode estar a serpente. Muita atenção para certos NÃOS, por detrás pode estar Deus .
Fernando .
Nenhuma descrição de foto disponível.

Todas as r