Saiba a diferença entre eles:
O homem se preocupa muito com resultados e não com o que é essencial. Essencial significa fazer parte da essência da natureza que somos formados. Somos filhos de Deus. Nossa natureza é de filho, porém vivemos como escravos, correndo atrás de resultados.
“E voltaram os setenta com alegria, dizendo: Senhor, pelo teu nome, até os demônios se nos sujeitam.
E disse-lhes: Eu via Satanás, como raio, cair do céu. Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum. Mas, não vos alegreis porque se vos sujeitem os espíritos; alegrai-vos antes por estarem os vossos nomes escritos nos céus.” Lucas 10.17-20
Mas Jesus advertiu a não focarem no resultado, mas sim no que é essencial. Eles são filhos e como filhos tem seu nome escrito nos céus.
O Livro dos homens registra os feitos, já o livro do Cordeiro só tem nome. Nomes de quem é filho.
As obras dos filhos são diferentes das obras de quem tem a mente de escravo. O filho pródigo tinha uma mente de escravo, quando ele cai em si ele quer voltar a casa de seu pai com uma mente de escravo:
“Levantar-me-ei, e irei ter com meu pai, e dir-lhe-ei: Pai, pequei contra o céu e perante ti;
Já não sou digno de ser chamado teu filho; faze-me como um dos teus jornaleiros.” Lucas 15.18-19
Mesmo sendo filho focava apenas em resultados. Mas o pai recebe esse rapaz como filho. O irmão do pródigo é outro que pensava como escravo mesmo sendo filho pois ele quer ser recompensado como um dos escravos de seu pai:
“E saindo o pai, instava com ele. Mas, respondendo ele, disse ao pai: Eis que te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento, e nunca me deste um cabrito para alegrar-me com os meus amigos;”
No juízo final será aberto o livro dos homens , serão julgados todas suas obras, o resultado. Quem não agiu como filho receberá seu juízo:
“E vi um grande trono branco, e o que estava assentado sobre ele, de cuja presença fugiu a terra e o céu; e não se achou lugar para eles.
1E vi os mortos, grandes e pequenos, que estavam diante de Deus, e abriram-se os livros; e abriu-se outro livro, que é o da vida. E os mortos foram julgados pelas coisas que estavam escritas nos livros, segundo as suas obras.” Apocalipse 20.11-12
Um filho age tratando o próximo seja quem ele for como um irmão. Faz parte da essência da natureza do filho tratar como irmão. A pergunta do Pai celestial feita a Caim será repetida no juízo final:
“E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?” Gênesis 4.9
Aí daquele que não foi guardador do seu irmão.
Já no livro da vida estará os nomes dos filhos que guardam o próximo como sendo seu irmão SEJA QUEM ELE FOR :
“Digo, pois, que todo o tempo que o herdeiro é menino em nada difere do servo, ainda que seja senhor de tudo;
Mas está debaixo de tutores e curadores até ao tempo determinado pelo pai.
Assim também nós, quando éramos meninos, estávamos reduzidos à servidão debaixo dos primeiros rudimentos do mundo.
Mas, vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido sob a lei,Para remir os que estavam debaixo da lei, a fim de recebermos a adoção de filhos.
E, porque sois filhos, Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai. Assim que já não és mais servo, mas filho; e, se és filho, és também herdeiro de Deus por Cristo.” Galatas 4.1-7
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário