“Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu.” João 3.13
A etimologia descendência vem do verbo latino descendere, indicando «aquele ou aquilo que vai de cima para baixo.
Deus prometeu para redimir a humanidade um descendente, em vez de um ascendente. Isso é muito interessante. Aquele que sobe é o ascendente que está como um carente das coisas celestiais; mas aquele que desce está cheio dos valores do alto para atender a carência da humanidade. Jesus é esse descendente que desce do alto para preencher o vazio da nossa alma. Somente Ele é o significado da vida.
Jesus quando conversa com uma pessoa ele conversa com a humanidade, ele nunca fala das coisas com um olhar dos padrões deste mundo, Ele conversa sobre nossos assuntos com a visão como Daquele que do céu desceu, um descendente. Para entender Jesus você precisa saber que é Ele quem descende dos céus para suprir nossas carências.
“Se vos falei de coisas terrestres, e não crestes, como crereis, se vos falar das celestiais?” João 3.12
Quando permitimos Aquele que descendeu dos céus conversar com nossas carências vamos receber a resposta que a mulher samaritana teve:
“Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.” João 4.10
Gosto da expressão de Jesus “se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz”. Era Jesus afirmando: mulher eu sou o que descendeu dos céus para a sua redenção.
E nós como filhos de Deus precisamos ter nossos assuntos sobre a ótica Daquele que descendeu dos céus para a terra:
“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus.
Mantenham o pensamento nas coisas do alto, e não nas coisas terrenas. Pois vocês morreram, e agora a sua vida está escondida com Cristo em Deus.” Colossenses 3.1-4
Desta forma, quando buscamos ao Pai não temos que ir pedir em nossas orações, mas sim sermos resposta de oração para aqueles que oram. Porque agora você tem dentro de si o Jesus que descendeu do céu. E você da mesma forma tem que descender para atender a carência daqueles que estão em sua volta. Somos filhos descendentes. E quando alguém ora, temos que ter nossos ouvidos sensíveis para ouvir do Pai:
“A quem enviarei, e quem há de ir por nós? Isaías 6.8
E com essa consciência devemos responder:
“Então disse eu: Eis-me aqui, envia-me a mim.”Isaías 6.8
Estamos fazendo o inverso, as pessoas querem ascender aos céus para serem mais espirituais, quando na realidade temos que descender e atender as carências humanas. Esse é o papel da família de Deus.
Você é a resposta da oração do seu próximo.
Fernando
Nenhum comentário:
Postar um comentário