domingo, 31 de agosto de 2025

APRENDENDO CURAR FERIDAS COM OS DOMADORES DE CAVALOS

A relação de confiança dos cavalos com seus domadores tem haver com a forma que suas feridas foram tratadas. A parte mais sensível de um cavalo são suas ancas. Ele não enxerga suas ancas, por isso que quando alguém toca suas ancas leva um coice. Os predadores farejam essa sensibilidade. Todo cavalo nasce na sua constituição genética com essa defesa: o coice.
Um domador consciente não doma seu cavalo com tapas ou surras. Ele começa a aproximação de frente para o cavalo tocando sua cabeça. Ele então pega um cabo maior que seu braço com uma bucha na ponta, e enquanto ele toca sua cabeça com uma das mãos , com a outra, usando esse dispositivo, que é uma extensão do seu braço ele toca as ancas do cavalo. O domador está com esse gesto afetuoso tirando as memórias desses traumas que ficam registrados na sua constituição genética. Ao ser tocado de forma respeitosa com leveza e carinho na sua parte mais sensível o cavalo vai se sujeitando ao domador.
Devemos aprender essa conexão da arte da doma para lhe dar com as feridas das pessoas. É através do afeto, do diálogo. Uma pessoa ao curar outra deve remover os medos da pessoa ferida. Mas você não tocar direto a ferida, ou essa pessoa vai se tornar coiceiro.
Quando você identifica que a pessoa tem uma área frágil, devemos ter habilidade para fazer o toque de cura. Tudo começa pela confiança. Assim como o cavalo sabe que o toque do domador não vai lhe machucar, uma pessoa ao ser tocada de forma respeitosa nas áreas frágeis da sua vida, é para receber cura.
Que possamos ter a habilidade e a graciosidade para remover as memórias dos traumas daqueles que precisam como um bom domador de cavalos.
FernandoRomero

DENÚNCIA: CUIDADO COM OS ABUSADORES ESPIRITUAIS

Se você pertence há uma comunidade religiosa onde o pastor ou sacerdote decide o que você deve ou não comer; o deve ou não beber; que festa você deve ir ou deixar de frequentar; que roupa você deve ou não usar, você está sendo vítima de abuso espiritual.
Este tipo de abuso é muito poderoso, porque a vítima não tem vida privada, toda sua vida passa pelo sim e pelo não de tais líderes religiosos. As vítimas consideram esses abusadores como um deus ou menos m porta voz de Deus sobre elas. Esse tipo de abuso causa nas vítimas um saque da vida. E quando alguém questiona, ouve destes abusadores que vão para o inferno, que são rebeldes. A culpa e o medo são instrumentos para subjugar seus fiéis.
O que mais assusta com m abusador é quem tem autonomia espiritual. Uma pessoa que tem autonomia ela decide sua própria vida, é livre para frequentar as festas que quiserem; comerem e beberem o que quiserem, vestirem o que quiserem. Ela participa de uma comunidade religiosa sem se deixar aprisionar pelas teias de tais abusadores. Em contra partida, são vistas como hereges, mas na realidade são autônomos espirituais.
Os abusadores disfarçam o tal abuso com um nome bonito de cobertura espiritual. O nome pode ser bonito mas é pernicioso. Jesus mesmo deixou claro como escapar de um abusador. No evangelho de João, Jesus disse a Pedro que ele seria o líder, e de imediato quis se impor querendo saber o destino de João. Jesus olhou para Pedro e falou para ele cuidar de sua própria vida:
“Vendo Pedro a este, disse a Jesus: Senhor, e deste que será?
Disse-lhe Jesus: Se eu quero que ele fique até que eu venha, que te importa a ti? Segue-me tu.” João 21.21,22
Você respeitar seus pastores nada tem haver em ser subjugado por eles.
Liberte-se
FernandoRomero

QUANDO UM JESUS LINDO MORA EM UMA CASA FEIA

“Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar.” João 14.2
Cada um de nós recebeu uma crença como cultura. E aquilo que creio são casas. Eu por exemplo, cresci em uma religião pentecostal, portanto o pentecostalismo é minha casa. Mas a quem é de linha calvinista, uma casa mais da linha teológica reformada. Você que nasceu no espiritismo tem essa religião como casa.
As casas são nossas crenças. Mas e quando você conhece Jesus e vê que ele é lindo, o que fazer com nossas crenças ( casas) ?
Primeiro conselho é que você não derrube toda casa. Vai vendo o que na sua casa não se encaixa com Jesus e vai trocando a pintura, os móveis. Pode ser que na sua casa tenha pisos raros, não vá demolir tudo. Vai deixando Jesus arrumar a casa e re-significando sua vida. Entenda: não estou falando de casas mas sim de crenças. Outros sim; respeite a vizinhança que tem casas diferentes. Cada um vai perceber Jesus com o olhar da casa que recebeu. Por isso tantas linhas de pensamentos ideológicos e teológicos diferentes.
Lembre-se: Jesus mora em muitas casas, e não só na sua. Respeite o olhar do outro. Afinal, Jesus é do seu tamanho. Isto é, Jesus é do tamanho do entendimento mental, psquico, espiritual que você tem sobre ele. Quando mais Jesus cresce dentro de nossas crenças (casas) feias, mas esta casa vai ganhando brilho e significados diferentes.
FernandoRomero

O QUE TEM HAVER A GRAÇA DE DEUS COM A FARMÁCIA POPULAR?

Os religiosos consideram o pecado como crime. Para alguns pecados você fica de banco seis meses, para outros dependendo do pecado fica mais tempo. E dependendo de qual “igreja” você frequenta há pecado que é punição perpétua, são classificados como pecados de morte.
Quando se trata pecado como crime, ao você se assentar em uma mesa de ceia, os olhares para você é de acusação: “ eu sei o que você fez, eu sei o seu crime”.
Mas afinal como Jesus classificou o pecado ? Jesus classificou o pecado como uma doença de natureza patológica. E Jesus veio para os doentes. Para quem enxerga o pecado como crime, Jesus não serve . Jesus não veio para os sãos: os tais que apontam pecadores .
Quando entendemos segundo Jesus que o pecado é uma doença, entendemos que não podemos acusar ninguém do seu “crime”. “Pois todos pecaram e destituídos estavam da glória de Deus”. Jesus se põe como remédio vital para estes infectados.
Para onde iremos nós se somente Tu Jesus, tens a palavra de vida eterna?
Você não precisa pagar o antídoto contra o pecado. Nossos pecados estão todos perdoados. É como uma farmácia popular: tem remédio gratuito para quem precisar. Tudo está pago. E Jesus é o médico que nos foi dado por Deus:
“os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores? Jesus, porém, ouvindo, disse-lhes: Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes.” Mateus 9.11-12
Os religiosos é como se fosse um império que quer barrar a “farmácia popular”, querem impor preço e condições; porém tudo já está pago. O Espírito Santo é quem nos lembra todos os dias da prescrição médica: que Jesus é o caminho gratuito.
“Isso não vem de vós é dom de Deus”
“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
Não vem das obras, para que ninguém se glorie;Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas.” Efésios 2.8-10
FernandoRomero

quarta-feira, 27 de agosto de 2025

ONDE ESTÁ DEUS DIANTE DO SOFRIMENTO DA HUMANIDADE? A PERGUNTA CORRETA É ONDE ESTOU DIANTE DO MAL.

Precisamos rever nossa postura diante do mal. Vejo pessoas transferir a responsabilidade para Deus o culpando por estar ausente diante do sofrimento. Precisamos entender que Jesus e Deus habita em nós. Sendo assim, não é Deus quem vai intervir no sofrimento e no mal, mas sim nós. Portanto, a postura correta , é nós colocarmos diante do mal. Você é a resposta para o sofrimento humano.

Nós devemos enraizar e espalhar o bem e frear o mal. Cada pessoa que você acolhe, abraça e ajuda já diminui a maldade. Quando perdoamos e não agimos com justiça própria freamos o fluxo do mal. Outro sim, é votarmos em pessoas comprometidas em fazer leis que abençoam a humanidade em vez de fazerem leis para proteger a si mesmos.
A igreja tem que sair dos templos e fazerem políticas públicas que espalham o bem como por exemplo: socorrer orfãos e viúvas, se envolver com as ONGs que atuam na comunidade, agir na saúde pública como centro de recuperação para pessoas que se envolveram com entorpecentes e outras…
Se cada seguidor de Jesus se posicionar em ser um agente do bem já damos um grande passo. É você quem deve reagir contra o mal fazendo o bem e não Deus. Somos nós. Fica bem claro essa postura na história bíblica sobre Gideão. O povo midianita saqueava os israelitas, impondo maldade e sofrimento:
“Porque sucedia que, semeando Israel, os midianitas e os amalequitas, e também os do oriente, contra ele subiam.E punham-se contra ele em campo, e destruíam os frutos da terra, até chegarem a Gaza; e não deixavam mantimento em Israel, nem ovelhas, nem bois, nem jumentos.” Juízes 6.3,4
E como foi dissipado esse mal? Deus interpolou Gideão a se levantar em favor do seu povo. Quando cada um de nós somos interpolados a socorrermos os aflitos, a mensagem que ouvimos de Deus é a mesma que Gideão recebeu:
“Então o anjo do Senhor lhe apareceu, e lhe disse: O Senhor é contigo… Vai nesta tua força, e livrarás a Israel das mãos dos midianitas; porventura não te enviei eu?” Juízes 6.12,13
Deus vai agir contra o mal em conjunto com você. Se falharmos em nos posicionaro mal se prolifera impondo sofrimento. Precisamos ir cada um na nossa força. Assim como os médicos param a atuação de uma doença, da mesma maneira somos levantados para conter as patologias da maldade.
FernandoRomero

TEM COMUNIDADES E IGREJAS QUE PRECISAM SER REPREENDIDAS PELA GRAÇA DE DEUS

Viver pela graça não significa passar pano em quem faz a comunidade sangrar. Jesus advertiu como repreender alguém pela graça:

“Ora, se teu irmão pecar contra ti, vai, e repreende-o entre ti e ele só; se te ouvir, ganhaste a teu irmão;Mas, se não te ouvir, leva ainda contigo um ou dois, para que pela boca de duas ou três testemunhas toda a palavra seja confirmada.E, se não as escutar, dize-o à igreja; e, se também não escutar a igreja, considera-o como um gentio e publicano.” Mateus 18.15-17
Primeiro você o repreende sem expo-lo(a), se voltar a fazer mal para algum irmão da comunidade, você vai repreendê-lo(a) com duas ou três testemunhas, para que a comunidade saiba que o caso foi tratado. Senão se arrepender, então essa pessoa deve ser exposta na igreja e falado o que ele(a) faz.
A escritura conta a historia de Amnom que desejava se deitar com sua irmã Tamar. Ele se finge de doente e estupra sua irmã. Usando essa triste história se você pela graça não repreender os que fazem irmãos da comunidade “sangrar” vai sempre ter a próxima Tamar.
A graça de Deus nesse caso é para proteger o próximo irmão de ser machucado pelos de coração perverso. Deus é amor, mas o amor neste caso é para com os pequeninos da comunidade e não para o agressor. Quando digo agressor seja de qual âmbito for. Paulo aconselhou a igreja de Corinto a afastar da comunidade um irmão que se deitava com a própria madrasta.
“Geralmente se ouve que há entre vós fornicação, e fornicação tal, que nem ainda entre os gentios se nomeia, como é haver quem possua a mulher de seu pai.Estais ensoberbecidos, e nem ao menos vos entristecestes por não ter sido dentre vós tirado quem cometeu tal ação.” I Coríntios 5.1,2
Paulo é severo ao afirmar que fora da comunidade entre os gentios não se comete tal coisa, porque vocês tão aceitando esse agressor se nem entre os gentios se aceita?
Quem compra e não paga defraudando os irmãos deve ser corrigido para evitar que novos irmãos sejam prejudicados. O fofoqueiro deve ser repreendido pois por causa dele(a) muitas famílias e amizades estão sendo divididas. Nestes casos essas pessoas precisam ser repreendidas pela graça de Deus.
FernandoRomero

sexta-feira, 22 de agosto de 2025

EVANGELHO QUE CASTRA PRAZER NÃO É EVANGELHO

Tenham cuidado para não desperdiçarem a vida…
Muito cuidado para não confundir santidade com castração de prazer. Tenho percebido que os crentes acham que vida é você ir as igreja aos domingos, ser dizimista, participar da ceia. Isso é jugo da religião e nunca foi evangelho. Jesus ao multiplicar os pães sobrou doze cesto de pães. Os discípulos recolheram e não desperdiçou. Pão é vida, e não devemos desperdiçar a vida.
Jesus dançava, ia a festas, multiplicava o vinho para que as pessoas continuassem a ter prazer. Jesus pescava, fazia churrasco de peixes, trabalhava de carpinteiro, bebia com os bebedores da sua época. Isso já mostra que você pode participar de um bom churrasco mesmo com pessoas não crentes, e não a pecado algum você tomar uma cervejinha com amigos, desde que não se embebede. Você pode sair para dançar com seus amigos. Porque Jesus não é um castrador de prazer como muitos pensam e ensinam.
Os que se julgam mais santos que os outros se portam como o fariseu religioso: “não sou como os demais homens pecadores, eu jejuo, oro e dou o dízimo”. Na realidade ele vive uma pseudo-santidade.
Precisamos entender que não há festa pagão, mas sim um coração pagão. Não é o lugar que você frequenta mas sim se seu coração é pagão ou não. Quem tem coração limpo, tudo é puro. Jesus ressaltou que é o olhar é que faz a diferença: “se te olhos forem bons todo seu corpo será luz, mas se teus olhos forem maus todo seu corpo será trevas”
O olhar revela seu coração. Eu mesmo frequento quermesse com minha esposa, enquanto os santarrões preferem dizer que quermesse é consagrado a São João; não entenderam que tudo é nós dado por Deus: Paulo escreve “tudo é vosso”
Outro sim, você sair com sua família em um domingo de manhã na praça tem o mesmo valor de culto que ir a uma escola dominical, você ir a uma pizzaria com sua família ou amigos em um domingo à noite tem o mesmo valor de culto que estar na igreja domingo à noite.
Muito cuidado com evangelho que castra seu prazer. A vida é uma graça de Deus para não ser desperdiçada. Devemos viver com sabedoria.
FernandoRomero

A HISTÓRIA DE DAVI X GOLIAS É PARA VOCÊ NÃO SER MODELADO PELO OLHAR DO OUTRO. É UMA CRÍTICA CONTRA O PRECONCEITO.

Quero propor uma nova leitura para essa famosa história. O que se prega desse episódio é sobre você vencer gigantes, que Deus vai te dar a cabeça do seu inimigo como deu a cabeça de Golias para Davi. Mas este não é olhar que se deve ter quando se lê essa história com o Espírito de Cristo.
O texto é uma crítica contra o preconceito. Saul e os irmãos de Davi menosprezaram Davi pela sua aparência e por sua estatura.
“E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.” I Samuel 17.28
Seu irmão Eliabe julgou Davi pequeno para vencer a batalha contra Golias. Para ele Davi só tinha que cuidar dos queijos e de ovelhas. O rei Saul assim como Eliabe tinha um olhar preconceituoso. Julgava Davi inexperiente:
“Porém Saul disse a Davi: Contra este filisteu não poderás ir para pelejar com ele; pois tu ainda és moço, e ele homem de guerra desde a sua mocidade.” I Samuel 17.33
O que Saul fez foi querer preparar Davi segundo seu olhar preconceituoso. Saul propôs colocar suas armaduras em Davi. Como se estivesse dizendo: “aqui só serve para nós se for como nós”
Esse episódio é uma crítica quando se quer anular e modelar o próximo segundo seu olhar. O texto mostra que não se deve julgar o outro e menosprezar a história de ninguém.
Davi representa todos aqueles que falam: “eu vou vencer meus gigantes com minha história, sem o olhar do outro pisar na minha história. Eu tenho meu jeito peculiar de ser, mas não insignificante. Vou vencer mesmo vindo de família simples e com as armas que eu fui forjado dentro do meu contexto de vida.
Saul representa o preconceito contra o próximo. Aqui tem que ser segundo nosso padrão. Aqui sua visão e leitura de vida não nos cabe. Se quiser vencer tem que se modelar ao nosso jeito.
O episódio mostra que Deus tem lado: os pequenos cada um com sua história. Davi é cada pequenino visto como fraco, mas que vencem seus gigantes sem se vender para o olhar preconceituoso do outro. Vencem porque vão em nome do Senhor nas suas histórias, e não com a armadura do que o outro impõe.
FernandoRomero