sábado, 1 de novembro de 2025

QUEM VIVE NO VALE DA SOMBRA DA MORTE MORRE UM POUCO A CADA DIA .

Sobre a megaoperação policial que deixou mais cem mortos no Rio de Janeiro…
É de bom tom evitar politizar essa operação. Por não viver e crescer em uma favela dominada pelo crime não me sinto apto a fazer julgamentos políticos. Porém, quero trazer uma visão panorâmica. Quem vive no complexo Alemão e da Penha, onde foi realizada essa megaoperação, vive no vale da sombra da morte; e quem vive no vale da sombra da morte,morre um pouco a cada dia. Quem morre?
Morre o jovem e adolescente sem oportunidade e refém do crime. Morre a mãe que chora seus filhos perdidos na droga e no tráfico, morre a mãe e o pai pelo tiro letal que ceifou seu filho(a). Morre quem mata em nome do Estado, morre a humanidade. Estou falando não só da morte literal, mas também dessa morte que mata lentamente um pouco a cada dia, tirando destes moradores não só a vida, mas a impossibilidade de viver. Morre o convívio social. A cena de mortos enfileirados no chão é chocante; tanto quanto chocante é quem vibra com esse caos. Se vibrou, é porque parte de nós também morreu. É uma morte coletiva. Morre o comerciante que tem que pagar taxas para as milícias e traficantes, tirando o pão da mesa de seus filhos. Morre a educação, pois as escolas são forçadas a fechar. Morre a esperança do pai que não sabe se seu filho vai ser uma pessoa de bem mediante as ofertas da maldade do tráfico rotulada de oportunidade. Morre a honestidade, morre a oportunidade de emprego que o Estado deveria gerar, mas está instalado um estado do crime dentro do Estado. Morre o amor, morre a alegria…
Quem vive nesses lugares morre um pouco a cada dia, pois vive no vale da sombra da morte .
FernandoRomero

terça-feira, 28 de outubro de 2025

QUAL RELIGIÃO QUE SALVA? PORQUE CADA UM QUER CONVERTER AS PESSOAS PARA SUA RELIGIÃO?

A salvação está somente em Jesus. Porém, Jesus está em todas as religiões. Isso choca os santarrões. É de Santo Agostinho o célebre pensamento:
“A igreja não tem muitos daqueles que Deus tem, e Deus não tem muitos daqueles que a Igreja tem"
Quem é evangélico quer converter as pessoas para sua religião, quem é católico para a sua. Chamam isso de trazer das “trevas para a luz”. Trevas para estes é os não pertecentes a sua tribo. Jesus não se importava com a religião de ninguém. Vou trazer dois casos para elucidar melhor. Uma mulher siro fenícia clamava para Jesus ter misericórdia de sua filha que estava atormentada por um espírito imundo. Jesus vendo a fé dela disse:
“…o demônio já saiu de tua filha. E, indo ela para sua casa, achou a filha deitada sobre a cama, e que o demônio já tinha saído.” Marcos 7.29,30
Um outro caso é o centurião romano que buscava cura por seu servo.
“Senhor, o meu criado jaz em casa, paralítico, e violentamente atormentado.E Jesus lhe disse: Eu irei, e lhe darei saúde.
E o centurião, respondendo, disse: Senhor, não sou digno de que entres debaixo do meu telhado, mas dize somente uma palavra, e o meu criado há de sarar. Pois também eu sou homem sob autoridade, e tenho soldados às minhas ordens; e digo a este: Vai, e ele vai; e a outro: Vem, e ele vem; e ao meu criado: Faze isto, e ele o faz.E maravilhou-se Jesus, ouvindo isto, e disse aos que o seguiam: Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.” Mateus 8.6-10
Jesus afirmou nos dois casos que a fé deles salvou. Tanto a mulher siro fenícia quanto o centurião romano não professam a religião de Jesus que era o judaísmo. A Mulher e o centurião são considerados gentios, ou seja, uma pessoa que não é judia. Mas Jesus não olhou para isso. Jesus falou:”sua fé te salvou “
Precisamos parar de achar que só nossa religião salva, se for conforme nossa teologia etc. A fé que passa por essas religiões diferentes levada a Jesus tem salvação. E, para quem não aceita, então que durma com o barulho das palavras de Jesus:
“Mas eu vos digo que muitos virão do oriente e do ocidente, e assentar-se-ão à mesa com Abraão, e Isaque, e Jacó, no reino dos céus;
E os filhos do reino serão lançados nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.” Mateus 8.11,12
Para os de outra religião que você rejeita, Jesus está dizendo: “Em verdade vos digo que nem mesmo em Israel encontrei tanta fé.”
FernandoRomero

sábado, 18 de outubro de 2025

A CRUZ DE CRISTO PRECISA SER LEVANTADO EM MEU CORAÇÃO.

E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. João 3.15,16
Todos os dias bem cedinho eu faço um devocional. E hoje está palavra preencheu meu ser. Há muito pecado no coração do homem, então eu continuarei o versículo do texto de João: E, como Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do homem seja levantado; Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Assim como o Filho do homem foi Levantado na cruz, eu preciso hastear essa cruz em meu coração. Desta forma eu me permito Jesus se levantar em mim, e tirar o veneno do pecado do meu ser.
Assim como as pessoas enfermas ficavam curadas ao olhar para a serpente de bronze no dias de Moisés, da mesma forma eu hasteando a Cruz no meu coração o pecado perde sua força. Então não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.
Fernando Romero.

OS TRÊS CAPÍTULOS DE GÊNESIS COMO VOCÊ NUNCA VIU. E SE…

“No princípio Deus criou os céus e a terra. A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.” Gênesis 1.1
Observe que a terra tinha trevas, era vazia e sem forma. Da mesma forma o homem foi formado da terra. E Deus soprou seu Espírito no homem para que ganhasse vida. Da mesma forma a terra tinha o Espírito que se movia sobre a face das águas.
Para a terra Deus disse “haja luz” e fez separação entre trevas e luz.
E se essa criação também for um arquétipo?
O homem tem uma consciência que habita luz e trevas. Mas conhecemos como pensamentos puros e impuros.
Deus criou animais domésticos e selvagens. E se esses animais domésticos é uma arquetipia de pensamentos bons e animais selvagens um arquétipo de pensamentos negativos? A serpente que fala com Eva pertence aos animais selvagens e era astuta. E se não for diabo algum mas for um arquétipo de pensamentos venenosos que nunca deveríamos dar ouvido mas resolvemos ouvir ? E com isso você perde o paraíso. É a partir da expulsão do homem do jardim do Éden que a terra passa a produzir espinhos e abrolhos . E se… esse tal paraíso for um arquétipo de boa consciência que flui como um lindo jardim? E se… os espinhos e cardos forem o resultado de uma consciência culpada por dar ouvidos a pensamentos impuros?
Havia um rio que se dividia em quatro braços:
“O nome do primeiro é Pisom; este é o que rodeia toda a terra de Havilá, onde há ouro. E o ouro dessa terra é bom; ali há o bdélio, e a pedra sardônica. E o nome do segundo rio é Giom; este é o que rodeia toda a terra de Cuxe.E o nome do terceiro rio é Hidequel; este é o que vai para o lado oriental da Assíria; e o quarto rio é o Eufrates.” Gênesis 2.10-14
Percebeu que o quarto que é o Eufrates não foi revelado a função? Somente os os três anteriores. Mas no apocalipse o Eufrates aberto sai dele espíritos imundos como de rãs: “o sexto anjo derramou a sua taça sobre o grande rio Eufrates; e a sua água secou-se, para que se preparasse o caminho dos reis do oriente.E da boca do dragão, e da boca da besta, e da boca do falso profeta vi sair três espíritos imundos, semelhantes a rãs.” Apocalipse 16.12,13
E se..: este relato for um arquétipo da consciência? Bons pensamentos são os três primeiros rios, mas se nos entregarmos aos pensamentos ruins abrimos o Eufrates que contamina toda nossa alma. São onde guardamos a rãs/ as serpentes que nos faz perder o paraíso. Entenda-se paraíso como a alma em flores.
E se …
Fernando Romero

PORQUE DEUS REPROVOU A OFERTA DE CAIM?

“E aconteceu ao cabo de dias que Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. E Abel também trouxe dos primogênitos das suas ovelhas, e da sua gordura; e atentou o Senhor para Abel e para a sua oferta. Mas para Caim e para a sua oferta não atentou. E irou-se Caim fortemente, e descaiu-lhe o semblante. E o Senhor disse a Caim: Por que te iraste? E por que descaiu o teu semblante? Se bem fizeres, não é certo que serás aceito? E se não fizeres bem, o pecado jaz à porta, e sobre ti será o seu desejo, mas sobre ele deves dominar.”

Não tem no texto o motivo da reprovação. Mas um olhar atento a perguntar a se fazer é: Deus reprovou a oferta ou o ofertante? Acredito que seja o ofertante. A pergunta de Deus e a resposta de Caim nos traz alguma luz:
“E disse o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão? E ele disse: Não sei; sou eu guardador do meu irmão?”
Caim não zelava pelo irmão. Era egoísta. Isso fala mais do ofertante que da oferta em si. Jesus falou que uma oferta não pode ser recebida se um irmão tiver alguma coisa contra irmão:
“Assim sendo, se trouxeres a tua oferta ao altar e te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa ali mesmo diante do altar a tua oferta, e primeiro vai reconciliar-te com teu irmão, e depois volta e apresenta a tua oferta.” Mateus 5.22-24
Seria esse o motivo? Se eles tiverem brigados, a oferta é rejeitada, deve haver um pedido de perdão, e uma reconciliação para que Deus aceite as oferendas. John Darby tem um comentário relevante:
“Abel vem como culpado,e, incapaz de se aproximar de Deus, colocando a morte de outro, entre ele e Deus, reconhece o julgamento do pecado, tem fé na expiação. Caim, trabalhando honestamente exteriormente onde Deus o havia colocado para fazer isso, externamente um admirador do verdadeiro Deus, não tem a consciência do pecado, ele traz como ofertas os frutos que são sinais da maldição, prova do completo cegamento do coração e endurecimento de consciência de uma raça pecaminosa expulsa de Deus. Ele supõe que tudo está bem; porque Deus não deveria recebê-lo? Não há sentido de pecado e ruína.
Caim assassina Abel, o que mostra que seu coração já estava contaminado pelo ódio.
E para você ? Qual sua opinião?
FernandoRomero

terça-feira, 7 de outubro de 2025

QUEM É VOCÊ ? “EU SOU O JESUS DO PADRE JÚLIO”

Hoje participei de uma conversa privada em uma plataforma digital com o Padre Júlio Lancellotti. Ele estava respondendo perguntas dos participantes. Mas ao ser perguntado por uma colega de plataforma qual a história que ele se sente mais tocado com seu trabalho nas ruas, ele deu a seguinte resposta:
Ele disse que tinha um homem barbudo muito sujo e com roupas maltrapilhas; e ao receber um pedaço de pão, ele foi comer longe dos outros. O padre Júlio foi até ele e falou: você pode comer junto de nós, você tem um rosto lindo, parece o rosto de Jesus; este homem se sentiu tocado por estas palavras.
O padre Júlio orientou ele a procurar uma mulher responsável da paróquia para tomar um banho e fazer a barba e trocar de roupas. E este homem ao ser perguntado por aquela mulher: Quem é você ? Ele respondeu: “Eu sou o Jesus do padre Júlio”
Achei lindo essa história narrada pelo padre. E me puis a pensar nas próprias palavras de Jesus:
“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? Ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? Ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25.35-40
FernandoRomero

sábado, 27 de setembro de 2025

DE ALMA PARA QUEM NÃO TEM ALMA

“É bom estar perto da terra para poder ser plantado É bom estar perto da palavra para poder respirar o Espírito de Deus. É bom respirar o Espírito pois ele nos sopra a palavra. “ Carlos Nejar
O homem foi criado do pó de terra. E Deus soprou do seu Espírito nas narinas do homem. Está pedagogia da formação do homem nos ensina grandes lições. O homem tem que sempre estar perto da terra para ser plantado. Porque os homens são sementes. Toda semente ao ser plantada nasce de uma outra forma. Mas que terra é essa ? As pessoas ao nosso redor são terras que precisam das palavras sopradas pelo Espírito. Pois ao ouvir as palavras que lhe servem como sementes vai respirar o Espírito de Deus:
“O que tu semeias não é vivificado, se primeiro não morrer.E, quando semeias, não semeias o corpo que há de nascer, mas o simples grão, como de trigo, ou de outra qualquer semente.Mas Deus dá-lhe o corpo como quer, e a cada semente o seu próprio corpo.” I Coríntios 15.36-38
Há pessoas que estão sem almas; e você precisa dar sua alma para elas. Você deve repetir o processo de como você foi formado por Deus, isto é, assim como Deus soprou o fôlego de vida em você, você também deve soprar nestas pessoas as palavras de vida que o Espírito gera em você. Deus é palavra. A palavra mora em você. E você deve pô-las para fora quando encontrar uma terra para plantar estás palavras para que nasça a pessoa com alma.
“Eis que saiu o semeador a semear.
E aconteceu que semeando ele, uma parte da semente caiu junto do caminho, e vieram as aves do céu, e a comeram; E outra caiu sobre pedregais, onde não havia muita terra, e nasceu logo, porque não tinha terra profunda; Mas, saindo o sol, queimou-se; e, porque não tinha raiz, secou-se. E outra caiu entre espinhos e, crescendo os espinhos, a sufocaram e não deu fruto. E outra caiu em boa terra e deu fruto, que vingou e cresceu; e um produziu trinta, outro sessenta, e outro cem.E disse-lhes: Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.” Marcos 4.3-9
Cada pessoa perto de você é uma terra. Estou falando do chão do coração. Seja sementes plantada no coração delas, e aquela que for terra fértil brotará com alma. Terá vida.
“A fé vem pelo ouvir; e ouvir a palavra de Deus.”
FernandoRomero