domingo, 3 de maio de 2015

A ARANHA QUE SALVOU DAVI !




Baseado em estudo de midrash judaicas
A Bíblia é um livro revelador, e o estudo das minúcias nos traz aprendizados profundos. Queremos destacar dois fatos curiosos da vida de Davi que mostra a sabedoria de Deus.
Saul estava enciumado de Davi, pois seu reinado havia sido rejeitado e rasgado por Deus e dado a Davi. As guerras vencidas por Davi davam mais ibope do que as guerras vencidas por Saul
E as mulheres dançando e cantando se respondiam umas às outras, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém, Davi os seus dez milhares.
Então Saul se indignou muito, e aquela palavra pareceu mal aos seus olhos, e disse: Dez milhares deram a Davi, e a mim somente milhares; na verdade, que lhe falta, senão só o reino?  1 Samuel 18:7,8

O ódio foi tão grande que Saul decretou a morte de seu oponente, e para isto não ser sacramentado Davi se, pois a fugir. Foi em uma destas tentativas de Saul para tirar sua vida que Davi se escondeu em uma caverna temendo ser encontrado em seu esconderijo. Foi quando Deus envia uma providencial aranha para tecer uma teia na porta da caverna fechando completamente sua entrada. Saul ao se aproximar falou para seus soldados:   por certo ninguém entrou aqui, pois senão teria destruído a teia”   e prosseguiu sua busca sem revistar a caverna.
O próprio Davi recitou isto em um dos seus salmos
Ele enviará desde os céus, e me salvará do desprezo daquele que procurava devorar-me. (Selá.) Deus enviará a sua misericórdia e a sua verdade. Salmos 57:3

Esta referência esta registrada em uma das midrashi  nos targuns  judaicos que parafraseia o versículo:

“Clamarei ao Altíssimo. Ele enviará uma aranha para terminar uma teia na caverna, a fim de me proteger” ( parafraseando salmos 57.3)

Deus é rico em sabedoria e sabe como pegar os sábios em seu  próprio  conhecimento. Ele se utiliza de coisas pequenas para proteger seus servos. Deus usou uma aranha para proteger Davi da fúria de Saul.

Este fato não está isolado na vida de Davi, uma vez ele usou a insanidade mental para se defender de seus inimigos. Isto aconteceu quando ele fugido de Saul foi para a terra de Gate onde reinava Aquis, e ao ser reconhecido começou a babar e se fingir de louco


Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi os seus dez milhares?
E Davi considerou estas palavras no seu ânimo, e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate.
Por isso se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas de entrada, e deixava correr a saliva pela barba.
Então disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?
Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis a este para que fizesse doidices diante de mim? Há de entrar este na minha casa?  1 Samuel 21:11-15

A misericórdia divina acompanha Davi o protegendo dos laços de seus inimigos. Deus usava tudo para beneficência do seu servo, de aranha a se fingir de insano.
Talvez Deus te ungiu para algum ministério ou alguma posição, se ainda não te reconheceram  é porque Deus mandou as aranhas te esconder  atrás das teias, agradeça ao Senhor por estar guardando sua vida para que você reine no tempo certo.

A sabedoria infinita de Deus faz com que a simplicidade da aranha ao fiar teias confunda seus adversários. A inteligência Dele faz com que as pessoas te chamem de louco quando você  está trilhando um caminho traçado por Ele.
Glórias a Deus por sua sabedoria exceder a tudo!

11 comentários:

  1. Isso é verdade tudo tem sua hora e tudo tem o seu tempo de vitórias,nem tudo o que da errado era para ser certo foi porque Deus guardou o tempo de viver melhor.

    ResponderExcluir
  2. Glória á deus..
    O tempo do senhor é sempre o melhor.amém!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei q é um pouquinho difícil esperar o tempo de deus, mais somente a minha fé poderar enfrentar o silêncio de deus, pos tenho certeza absoluta q no seu devido tempo ele fará justiça na minha vida através da minha fé

    ResponderExcluir
  4. O tempo de Deus é perfeito, e sua sabedoria e proteção são infinitas.

    ResponderExcluir
  5. O tempo de Deus é perfeito, e sua sabedoria e proteção são infinitas.

    ResponderExcluir
  6. O tempo de Deus é perfeito, e sua sabedoria e proteção são infinitas.

    ResponderExcluir
  7. Gostaria de saber qual é a referência Bíblica desse trecho que foi sitado no texto: “por certo ninguém entrou aqui, pois senão teria destruído a teia”?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Baseado em estudo de midrash judaicas. a fonte são as midrashi judaica baseada em salmos 57.3
      é uma colocação dos tamuldes judaicos.
      é que nós só temos a biblia como palavra, mas em hebreus 1.1, nos diz que Deus nos fala por muitas maneiras.
      segundo a midrashi, Deus utilizou uma aranha para fazer teias na caverna , como as teias não estavam destruidas, Saul então pensou que não tinha ninguém na caverna.

      Excluir
  8. boa noite eu subi no monte pra falar com Deus eu ali clamando ao abrir meus olhos contemplei na minha visao uma aranha gigante cercando com sua tenha na hora me assustei.mas era Deus falando comigo como ele fez com Davi.eu glorifiquei ao mesmo tempo sem palavras obrigado meu Deus obrigado.

    ResponderExcluir