sexta-feira, 8 de maio de 2015

CRISTO: O PÁRA-RAIOS DO CORAÇÃO




Meus filhinhos, estas coisas vos escrevo, para que não pequeis; e, se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo.1 João 2:1,2

O que é um advogado? É aquele que convida a sua defesa, o que media perante o juiz sua defesa ou reclama seus direitos. O que me fascina neste texto é que no mundo espiritual também temos um advogado que intercede por nós diante do Pai que é Cristo.
Um advogado precisa conhecer muito bem a constituição e sobre as leis legisladas. Ninguém melhor que Cristo para conhecer as escrituras e as leis que regem o mundo espiritual, pois Ele  é o VERBO,  e o verbo foi revelado. Ele é a palavra.
Mas porque precisamos de um advogado? É porque temos um acusador que nos acusa diante do tribunal do Pai mostrando nossos pecados cometidos por meio do corpo.
E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor.  Zacarias 3:1

Neste texto Zacarias tem uma revelação pelo lado de dentro do céu. Ele vê um tribunal e na cadeira dos réus estava o sumo sacerdote Josué, um acusador que é Satanás e um advogado que é Cristo. Esta cena acontece diariamente nos Céus, Satanás sempre vai nos acusar diante de Deus apontado nossos delitos.
Mas diante do tribunal está Cristo para fazer nossa defesa e requerer nossos direitos. Além disto, ainda temos um advogado na terra que é o Espírito Santo que nos representa diante de Cristo e Cristo diante do Pai. Essa foi uma promessa de Jesus quando esteve na terra:
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do pecado, porque não crêem em mim;
Da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.  João 16:7-11

Jesus rogou ao Pai que nos enviasse outro paracleto (aquele que consola ou conforta; aquele que intercede em nosso favor como um defensor numa corte) da mesma natureza que Ele. Porque Jesus sabia que o homem é imundo e inclinado para o pecado. Mas uma vez que  o recebemos como Salvador e Senhor temos direito a um advogado, o reino nos outorga este direito. Desta forma temos um advogado na terra que é o Espirito Santo e um no céu que é Cristo. Nossas duas naturezas estão sendo representadas diante de Deus, a terrena e a do novo nascimento que nos da o direito de sermos chamados cidadãos do céu.
A bíblia diz que o Espírito Santo intercede por nós com gemidos inexprimíveis quando estamos na cadeira dos réus sendo acusado pelo diabo por nossos pecados diante do Pai:
 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.  Romanos 8:26
Porque Ele intercede por nós? Porque o homem quando peca não tem como apresentar desculpas diante de Deus, quando o homem tenta se justificar ele fica mais atolado na lama do pecado. Então Ele nos leva a presença de Cristo e com gemidos inexprimíveis intercede por nós o favor de absolvição e perdão do nosso pecado. E Cristo como advogado do céu nos leva a presença do Pai e acontece algo lindo
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo I João 2.2
Cristo é nossa propiciação. Este termo se refere à arca do testemunho que era a propiciação para nossos pecados, nela era aspergido o sangue na tampa da arca. E uma vez que o sangue era derramado na tampa a presença de Deus era manifestada. Da mesma forma Cristo ao nos representar olha para nosso coração que é a arca e vê na tampa a presença do seu sangue derramado na cruz. Cristo então intercede o perdão do Pai e nosso coração pode jubilar de alegria porque é manifesta a presença de Deus por intermédio do Espírito Santo.
Podemos sentir em nossa carne o esforço do advogado para nos defender da ira de Deus. Então nos sentimos absolvidos e livres para louvar o nome do Senhor. Quando o perdão é concedido Cristo se coloca como um pára-raios entre nosso coração e Deus para que nenhum dos seus juízos seja executado. Ele se manifesta na “tampa” do nosso coração.
Então o Espírito Santo como advogado terreno tem um papel fundamental que é convencer o réu do pecado que o assedia e que pode o afastar de Deus, da justiça que temos por direito, e do  juízo que virá sobre nós se não mudarmos de postura ( comentário da bíblia revelada)
Como nosso advogado Ele intercede para nossa reconciliação com o Pai, Ele na cruz pegou a mão de Deus e a mão do homem e os uniu. Mas não para por ai sua defesa em relação a nós, pois Ele deixou um testamento, e por intermédio do Espírito Santo que também é advogado, ele reclama nossos direitos e faz com que por meio legal as clausulas desse testamento chegue até nós:
 E por isso é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna.
Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador.
Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? Hebreus 9:15-17

 
Está neste testamento que temos por direito a sua herança, então o Espírito Santo advoga nossa causa perante Cristo. Ele exige nosso direito de filhos por adoção
Pois vocês não receberam um espírito que os escravize para novamente temer, mas receberam o Espírito que os adota como filhos, por meio do qual clamamos: "Aba, Pai". Romanos 8.15

E Cristo como nosso advogado entra no fórum divino e nos concede por sua justiça sermos chamados filhos de Deus, pois ele nos comprou com seu próprio sangue. Mas como um bom advogado deixa claro que para termos o direito de sermos herdeiros também implicará em um dever: sofrer os seus sofrimentos

O próprio Espírito testemunha ao nosso espírito que somos filhos de Deus.
Se somos filhos, então somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se de fato participamos dos seus sofrimentos, para que também participemos da sua glória. 
Romanos 8:16-17

Cristo é o nosso pára-raios, tudo o que precisarmos Ele nos apresentará diante de Deus. Sua constituição de leis e mandamentos é a bíblia. O Espírito Santo nos convida a lermos esta constituição para que possamos ficar conscientes dos nossos direitos e deveres. Uma vez que conhecemos os benefícios desse testamento deixado por Cristo, podemos solicitar ao nosso advogado o direito de usufruí-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário