domingo, 13 de dezembro de 2015

A VARA DE ARÃO FLORESCEU E VIROU UM CANDELABRO


 A bíblia é o único livro que ao ser lido o autor se faz presente, por isto suas palavras sempre são vivas. E quando Jesus subiu ao céu, nos deixou outro consolador: o Espírito Santo. É ele quem nos traz a revelação da palavra.
A revelação que se da a seguir tem a ver com a história das murmurações do povo de Israel contra Arão. Deus então mostrou seu poder mais uma vez

Então falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
Fala aos filhos de Israel, e toma deles uma vara para cada casa paterna de todos os seus príncipes, segundo as casas de seus pais, doze varas; e escreverás o nome de cada um sobre a sua vara.
Porém o nome de Arão escreverás sobre a vara de Levi; porque cada cabeça da casa de seus pais terá uma vara.
E as porás na tenda da congregação, perante o testemunho, onde eu virei a vós.
E será que a vara do homem que eu tiver escolhido florescerá; assim farei cessar as murmurações dos filhos de Israel contra mim, com que murmuram contra vós.
Falou, pois, Moisés aos filhos de Israel; e todos os seus príncipes deram-lhe cada um uma vara, para cada príncipe uma vara, segundo as casas de seus pais, doze varas; e a vara de Arão estava entre as deles.
E Moisés pôs estas varas perante o Senhor na tenda do testemunho.
Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas.
Então Moisés tirou todas as varas de diante do Senhor a todos os filhos de Israel; e eles o viram, e tomaram cada um a sua vara.
Então o Senhor disse a Moisés: Torna a pôr a vara de Arão perante o testemunho, para que se guarde por sinal para os filhos rebeldes; assim farás acabar as suas murmurações contra mim, e não morrerão.
Números 17:1-10

Deus queria mostrar qual era a tribo que estava apta para o sacerdócio.  Cada líder das suas tribos pegou uma vara e as colocou de frente para a tenda do testemunho, e entre as 12 varas estava a de Arão escrita o nome de Levi.
No dia seguinte a vara de Arão floresceu

Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas

Isso já é maravilhoso, mas, a palavra sempre nos presenteia com mais, pois o Espírito Santo revela as profundezas de Deus. A verdade é que esta vara se transformou em um candelabro, vamos notar que os mesmo elementos que estavam no candelabro estavam na vara florescida de Arão. 

Fez também o candelabro de ouro puro; de obra batida fez este candelabro; o seu pedestal, e as suas hastes, os seus copos, as suas maçãs, e as suas flores, formavam com ele uma só peça.
Seis hastes saíam dos seus lados; três hastes do candelabro, de um lado dele, e três do outro lado.
Numa haste estavam três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; e na outra haste três copos do feitio de amêndoas, um botão e uma flor; assim eram as seis hastes que saíam do candelabro.
Mas no mesmo candelabro havia quatro copos do feitio de amêndoas com os seus botões e com as suas flores.
E havia um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e outro botão debaixo de duas hastes da mesma peça; e mais um botão debaixo de duas hastes da mesma peça; assim se fez para as seis hastes, que saíam dele.
Os seus botões e as suas hastes eram da mesma peça; tudo era uma obra batida de ouro puro.
E fez-lhe, de ouro puro, sete lâmpadas com os seus espevitadores e os seus apagadores;
Êxodo 37:17-23

 

O candelabro tinha flores, tinha amêndoas e tinha as maçãs que era símbolo de renovo.
Façamos agora um comparativo com a vara de Arão que floresceu:

Sucedeu, pois, que no dia seguinte Moisés entrou na tenda do testemunho, e eis que a vara de Arão, pela casa de Levi, florescia; porque produzira flores e brotara renovos e dera amêndoas

  Os mesmos elementos estavam na vara. Continha o renovo ( maçãs), estava florida e tinha amêndoas como o candelabro. A vara era a  haste central, e três galhos cresceu para cada lado assim como no candelabro.
Três galhos crescem para o oriente e três galhos crescem para o oriente, mostrando dessa forma que o conteúdo do evangelho é igual para o ocidente e oriente. Note que as ramificações saem da haste central, isso é muito profundo, pois a vara representa a tribo de Levi, a tribo sacerdotal, nela sai todos os galhos do evangelho.
Era a tribo de Levi que carregava a arca, esta tribo representa a igreja, e a arca tipifica Cristo. Isto significa que Deus precisava florescer a vara de Arão que levava o nome de Levi, pois dela nasceria à igreja, um dos seus galhos, e por intermédio da igreja o evangelho será levado de forma igual ao oriente e ocidente. Em cada galho tinha  três gomos de amêndoas, isto mostra que os frutos do Pai, do Filho e do Espírito Santo estaria em cada haste.
Não importa se você se acha um galho pequeno ou grande, o que importa é se nele tem as maçãs que são os renovos, as flores e as amêndoas.
Sobre cada haste ia sete lâmpadas que representa as 7 unções do Espírito Santo sobre a igreja

E repousará sobre ele o Espírito do Senhor (1), o espírito de sabedoria(2) e de entendimento(3), o espírito de conselho(4) e de fortaleza(5), o espírito de conhecimento(6) e de temor do Senhor(7) . Isaías 11.2

Tudo começou em uma vara seca e desacreditada, alvo de murmurações, mas, quando Deus transformou esta vara em candelabro, deu renovos, deu flores e frutos.
Você que sente uma vara seca, saiba que esta mesma unção quer transformar você em um candelabro.
Glória a Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário