quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

LIVRO: AS OITO VISÕES DE ZACARIAS: um retrato da igreja de Cristo na terra nos dias atuais.



INTRODUÇÃO
A igreja de Cristo está passando por um momento muito delicado. O sangue de Cristo derramado na cruz foi o preço pago para nos tornar noiva do Cordeiro.
Deus tem levantado homens fiéis para cuidar da sua noiva. Porém, o que vemos nos dias de hoje são ministros corruptos e corruptores que contaminam as vestes da igreja do Senhor Jesus.
Neste livro mostraremos que as oito visões mostradas por Deus ao profeta Zacarias, é um retrato fiel da igreja nos dias atuais.
Sabemos que as visões deste profeta terão seu cumprimento no milênio, mas, o Espírito Santo por intermédios destas revelações fez uma ressonância de como as igrejas se encontram.

CAPITULO 1:
O CÂNCER SE ALASTROU

Antes de entrarmos nos estudos das visões de Zacarias, precisamos fazer com muito cuidado, um alicerce para dar fundamentos para os tijolos que vão ser postos, no caso: as oito visões de Zacarias. Os alicerces são os livros que o antecedem como: Isaias, Jeremias e Ezequiel. Toda construção precisa de um bom alicerce para que não venha a trincar. Então vamos agora estruturar toda revelação nestes três livros que vão formar a base do livro de Zacarias.
Deus entregou uma mensagem por intermédio do profeta Isaias para Israel.

Por que seríeis ainda castigados, se mais vos rebelaríeis? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
Isaías 1:5,6

Esta revelação continua atual e é uma ressonância magnética do estado da igreja.
Veja que a cabeça está enferma, o coração está completamente fraco, no seu corpo inteiro não tem coisa sã, tudo está contaminado com feridas e chagas podres que não foram tratadas e nem amolecida com azeite.
Isaias viveu aproximadamente 750 a.c, ele estava dando o diagnóstico do povo de Israel, o resultado da ressonância mostra que este estado de saúde é de quem está na UTI. A mensagem é muito profunda, pois ele  aponta como o povo se encontrava e qual era a sua causa: não foi tratada com azeite.
A enfermidade começou na cabeça e foi se alastrando por todo o corpo deixando o coração fraco. O diagnóstico da profecia assinala que este povo esta em coma profundo. Ele esta dizendo que o sacerdócio levítico , que é a cabeça deste povo estava infectado pelo câncer espiritual, isto porque fizeram uma aliança com o pecado e o religiosismo,  como também culto a  outros deuses haviam resultado neste estado. Os homens que dirigiam o povo estavam completamente sem a presença do azeite: o Espírito Santo.
Já nos tempos de Samuel esta doença já vinha sendo avisada por Deus 

Porquanto o costume daqueles sacerdotes com o povo era que, oferecendo alguém algum sacrifício, estando-se cozendo a carne, vinha o moço do sacerdote, com um garfo de três dentes em sua mão;
E enfiava-o na caldeira, ou na panela, ou no caldeirão, ou na marmita; e tudo quanto o garfo tirava, o sacerdote tomava para si; assim faziam a todo o Israel que ia ali a Siló.
Também antes de queimarem a gordura vinha o moço do sacerdote, e dizia ao homem que sacrificava: Dá essa carne para assar ao sacerdote; porque não receberá de ti carne cozida, mas crua.
E, dizendo-lhe o homem: Queime-se primeiro a gordura de hoje, e depois toma para ti quanto desejar a tua alma, então ele lhe dizia: Não, agora a hás de dar, e, se não, por força a tomarei.
Era, pois, muito grande o pecado destes moços perante o Senhor, porquanto os homens desprezavam a oferta do Senhor.
1 Samuel 2:13-17

Observe que eram os filhos do sacerdote Eli que estavam pecando e fazendo o povo pecar, mas uma sentença divina veio:
E veio um homem de Deus a Eli, e disse-lhe: Assim diz o Senhor: Não me manifestei, na verdade, à casa de teu pai, estando eles ainda no Egito, na casa de Faraó?
E eu o escolhi dentre todas as tribos de Israel por sacerdote, para oferecer sobre o meu altar, para acender o incenso, e para trazer o éfode perante mim; e dei à casa de teu pai todas as ofertas queimadas dos filhos de Israel.
Por que pisastes o meu sacrifício e a minha oferta de alimentos, que ordenei na minha morada, e honras a teus filhos mais do que a mim, para vos engordardes do principal de todas as ofertas do meu povo de Israel?
Portanto, diz o Senhor Deus de Israel: Na verdade tinha falado eu que a tua casa e a casa de teu pai andariam diante de mim perpetuamente; porém agora diz o Senhor: Longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados.
Eis que vêm dias em que cortarei o teu braço e o braço da casa de teu pai, para que não haja mais ancião algum em tua casa.
E verás o aperto da morada de Deus, em lugar de todo o bem que houvera de fazer a Israel; nem haverá por todos os dias ancião algum em tua casa.
O homem, porém, a quem eu não desarraigar do meu altar será para te consumir os olhos e para te entristecer a alma; e toda a multidão da tua casa morrerá quando chegar à idade varonil.
E isto te será por sinal, a saber: o que acontecerá a teus dois filhos, a Hofni e a Finéias; ambos morrerão no mesmo dia.
1 Samuel 2:27-34

De Samuel a Isaías passaram aproximadamente 400 anos. Esta enfermidade vinha de muito tempo no sacerdócio levítico. Seu inicio se deu na tribo de Levi, quando os seus componentes foram separados por Deus para ministrar sobre o povo, mas já nos tempos de Moisés a doença já dava sinais que iria se alastrar, fato que vemos na murmuração de Arão e no fogo estranho que seus filhos tentavam ascender no altar de incenso.
Mas agora Deus usa o profeta Isaías para diagnosticar este a falta de saúde: “da cabeça a planta dos pés não tinha nada são” e que o sacerdócio levítico estava sem a presença do Azeite.
O outro alicerce quem vai por nas oito visões de Zacarias é o profeta Jeremias mais conhecido como “profeta chorão”. Jeremias era um homem que derramava lágrimas com a situação dos sacerdotes e do seu povo. Se Isaías deu o diagnóstico, quem chorou o resultado foi Jeremias, pois ele viu a enfermidade apontada por Isaías. Deus mostrou para este profeta toda a destruição que estava por vir da parte da babilônia, ele viu os setenta anos de cativeiro que o povo de Israel passaria porque as cabeças que dirigiam estas pessoas não lhes ensinaram a lei do Senhor. Ele viu os recém nascidos serem jogados contra as pedras e mortos

 Ah! filha de babilônia, que vais ser assolada; feliz aquele que te retribuir o pago que tu nos pagaste a nós.
Feliz aquele que pegar em teus filhos e der com eles nas pedras.
Salmos 137:8,9

 Ele viu as moças ser estupradas, os juízes serem enforcados, e o povo perecer, foi por este motivo que Jeremias chorou

Forçaram as mulheres em Sião, as virgens nas cidades de Judá.
Os príncipes foram enforcados pelas mãos deles; as faces dos velhos não foram reverenciadas.
Aos jovens obrigaram a moer, e os meninos caíram debaixo das cargas de lenha.
Os velhos já não estão mais às portas, os jovens já deixaram a sua música.
Cessou o gozo de nosso coração; converteu-se em lamentação a nossa dança.
Caiu a coroa da nossa cabeça; ai de nós! porque pecamos.
Lamentações 5:11-16

É Ezequiel quem vai ajudar a sustentar este alicerce, os livros vêm na seqüência: Isaias, Jeremias e Ezequiel. Isaías deu o diagnóstico, sua mensagem revelou o povo no UTI, que se encontrava enfermo da cabeça aos pés, tudo estava comprometido pelo “câncer”. Jeremias então vê esta situação e chora, mas Ezequiel vai para o enterro. Deus o faz participar do velório na visão dos vales dos ossos secos.      
São estes livros que vão dar apoio e sustentar toda revelação que vai ser dada a Zacarias. Mostraremos agora um perfil da igreja atual, mostrando a ressonância e o seu resultado de como se encontra o povo que Deus comprou na cruz do Calvário. Deus mostrará o estado dos pastores que as dirige, apontando seus sacerdócios e mostrando também a fraqueza do coração do seu povo.
Este livro tem por objetivo revelar quais são estas chagas podres e feridas não espremidas. Será uma análise muito profunda da noiva de Cristo.     
                     

CAPITULO 2
1º VISÃO: A PATRULHA DE DEUS


Olhei de noite, e vi um homem montado num cavalo vermelho; e ele estava parado entre as murtas que estavam na baixada; e atrás dele estavam cavalos vermelhos, malhados e brancos.
E eu disse: Senhor meu, quem são estes? E disse-me o anjo que falava comigo: Eu te mostrarei quem são estes.
Então respondeu o homem que estava entre as murtas, e disse: Estes são os que o Senhor tem enviado para percorrerem a terra.
E eles responderam ao anjo do Senhor, que estava entre as murtas, e disseram: Nós já percorremos a terra, e eis que toda a terra está tranqüila e quieta.
Então o anjo do Senhor respondeu, e disse: Ó Senhor dos Exércitos, até quando não terás compaixão de Jerusalém, e das cidades de Judá, contra as quais estiveste irado estes setenta anos?
E respondeu o Senhor ao anjo, que falava comigo, com palavras boas, palavras consoladoras.
E o anjo que falava comigo disse-me: Clama, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: Com grande zelo estou zelando por Jerusalém e por Sião.
E com grande indignação estou irado contra os gentios em descanso; porque eu estava pouco indignado, mas eles agravaram o mal.
Portanto, assim diz o Senhor: Voltei-me para Jerusalém com misericórdia; nela será edificada a minha casa, diz o Senhor dos Exércitos, e o cordel será estendido sobre Jerusalém:
Clama outra vez, dizendo: Assim diz o Senhor dos Exércitos: As minhas cidades ainda aumentarão e prosperarão; porque o Senhor ainda consolará a Sião e ainda escolherá a Jerusalém.
Zacarias 1:8-17

O povo de Israel estava retornando para Jerusalém, depois de passar por um cativeiro de 70 anos. Como dissemos na introdução deste livro, sabemos que estas oito visões vão se cumprir no milênio para Israel, mas a finalidade é associar estas visões com o período da igreja atual.
Nesta visão Deus enviou uma patrulha para fazer um relatório de como estava o povo. Na verdade Deus sempre tem um diagnóstico da igreja. Ele tem suas formas de enxergar verdadeiramente a essência da igreja. O Senhor Jesus não recebe qualquer culto, pois Ele fez o melhor para a igreja, e exige o melhor de nossa devoção.
O povo tinha acabado de voltar do cativeiro, pois seus pecados com outros deuses deixaram o verdadeiro Deus muito irritado. Havia quem no meio deles entregavam seus filhos para ser sacrificado no fogo para o deus moloque, que era uma estátua de aproximadamente 3 metros, seu formato dos pés ao peito era de  homem, e a cabeça de boi. No seu peito havia uma fornalha onde as crianças recém nascidas eram jogadas e o seu choro era abafado pelos músicos que emprestavam seus louvores a este deus.
A igreja de hoje não é diferente, pois estão adorando outros deuses, em vez de prestar culto e se curvar a Deus, prefere render cultos idolatrando cantores ou certos pregadores, endeusar templos etc. Mas Deus tem enviado sua patrulha pra ver qual o estado da igreja na face da terra. E suas características têm sido relatadas diante do Todo-Poderoso.  Tem evangelizado e proclamado o evangelho restaurando vidas e dando vista aos cegos? Porque a terra está tranqüila?   Cadê o sal para conservar e a luz para iluminar as mentes que estão presas nas trevas?
O papel da igreja é proclamar o evangelho, mas hoje mudamos tudo, estamos fixos dentro das paredes do templo enquanto vidas estão todos os dias indo para o inferno.  Se a terra esta tranqüila como na visão relatada é porque a igreja esta parada. Estamos com os dedos polegares de mãos e pés cortados:

E acharam Adoni-Bezeque em Bezeque, e pelejaram contra ele; e feriram aos cananeus e aos perizeus.
Porém Adoni-Bezeque fugiu, mas o seguiram, e prenderam-no e cortaram-lhe os dedos polegares das mãos e dos pés.
Então disse Adoni-Bezeque: Setenta reis, com os dedos polegares das mãos e dos pés cortados, apanhavam as migalhas debaixo da minha mesa; assim como eu fiz, assim Deus me pagou. E levaram-no a Jerusalém, e morreu ali.
Juízes 1:5-7

Adoni-Bezeque é uma tipologia de satanás, e assim ele está fazendo com a igreja, ele não precisa desviar os salvos. Basta cortar os polegares das mãos e dos pés. Os polegares das mãos representam nossa identidade, satanás tem descaracterizado a identidade do povo de Deus, tem feito cada vez mais aparecer com o mundo.
Hoje não se faz mais diferença de quem serve a Deus ou ao mundo porque é a mesma identidade.  Polegares das mãos também servem para dar apoio para manusear armas, quando cortados, o individuo não consegue realizar sua tarefa como um bom soldado e é facilmente vencido. Mãos na bíblia falam de obras, e as obras da igreja estão escassas, visto que estamos sem nossos polegares.                                    
Mas sua crueldade não para por ai, ele corta também os polegares dos pés. Quando estes polegares são retirados a pessoa perde o equilíbrio, ela não consegue ficar de pé e nem caminhar.    Assim o diabo tem feito com a igreja, tem tirado o equilíbrio da igreja, nos mantém curvados sobre sua seu julgo de pecado.  
Perdemos nossa característica de anunciar as boas novas, estamos estagnados pensando em nós mesmos.  É como se um batalhão invisível de demônios tivesse nos empurrado para dentro de quatros paredes dos templos. Estamos na época da adoração de templos. Os coxos estão nas portas de nossos templos como aquele que estava na porta do templo formosa que era revestido de ouro. Mas João e Pedro iam pra oração e quando passou por ele disse: não temos  prata nem ouro se referindo as colunas de ouro do templo, mas o que tenho isso te dou, levanta e anda em nome de Jesus.
A oração se fazia  do lado de dentro, mas a cura estava do lado de fora, assim deveria ser a igreja de Cristo. Reveste-se de oração do lado de dentro, mas que proclame Jesus nas ruas anunciando o evangelho que é o poder de Deus. As carruagens de Deus com seus patrulheiros estão medindo como está a igreja atual: estagnada, sem azeite, sem figos, sem vinho ( unção, cura e alegria).  
E qual o diagnóstico apontado por esta patrulha divina? A mesma que Isaías forneceu:
Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.
Isaías 1:5,6

Esta é a realidade das igrejas!


CAPITULO 3:
2º VISÃO: OS PODERES QUE DISPERSAM O POVO


E levantei os meus olhos, e vi, e eis quatro chifres.
E eu disse ao anjo que falava comigo: Que são estes? E ele me disse: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, a Israel e a Jerusalém.
E o Senhor me mostrou quatro carpinteiros.
Então eu disse: Que vêm estes fazer? E ele falou, dizendo: Estes são os chifres que dispersaram a Judá, de maneira que ninguém pôde levantar a sua cabeça; estes, pois, vieram para os amedrontarem, para derrubarem os chifres dos gentios que levantaram o seu poder contra a terra de Judá, para a espalharem.
Zacarias 1:18-21

Nesta visão Deus estava mostrando para Zacarias as nações que dispersaram o povo de Judá de Jerusalém, são nações que veio como juízo de Deus antes do cativeiro dos setenta anos sobre o povo de Israel. Mas colocando em um contexto atual quero mostrar os poderes diabólicos que dispersam o povo de Deus.
Uma das armas que mais dispersam o povo é a religião, e muitos em nome dela acham e pensam que estão fazendo a coisa certa, mas, é como você comer uma pizza com veneno, vai fazer mal pro seu sistema digestivo te levando a morte. Contaminam o corpo de Cristo, desunindo a igreja, e é justamente por isso que Satanás sempre investe poderes dispersores sobre o povo de Deus.

O evangelho deixado por Jesus abraça o desgraçado, abraça a prostituta, se assenta com os beberrões, abraça o homossexual, ele mesmo disse: 
E os escribas e fariseus, vendo-o comer com os publicanos e pecadores, disseram aos seus discípulos: Por que come e bebe ele com os publicanos e pecadores?
E Jesus, tendo ouvido isto, disse-lhes: Os sãos não necessitam de médico, mas, sim, os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores ao arrependimento.

Marcos 2:16,17

Mas o evangelho das religiões não faz isso, existem denominações conservadoras que andam na contramão do caminho que Jesus ensinou. Vamos pensar hipoteticamente uma situação e veja como seu coração reage: se imagine com um grupo de pessoas da sua igreja ai de longe você avista uma prostituta, então você pede para seus amigos irem a um lugar comprar comida para ficar um tempo a sós com esta prostituta. Qual seria a reação de seus amigos? O que você pensaria de um amigo cristão que te pede para ir comprar comida para poder ficar a sós com uma mulher prostituta? Muitas denominações disciplinariam ou excluiria, e se fosse obreiro seria desligado sobre fortes acusações e suspeitas de pecado. Esse tipo de pessoa não serve para ocupar função de pastores, presbíteros etc.
Mas, se você suspeitou mal desta pessoa, então precisa reavaliar o evangelho, pois você acabou de disciplinar Jesus. Porque Jesus viu uma prostituta e pediu pra seus amigos irem comprar comida porque queria ficar a sós com uma mulher prostituta da cidade de samaria

Nisso, uma mulher de Samaria veio tirar água. Pediu-lhe Jesus: “Dá-me um pouco de água para beber.” Pois seus discípulos haviam ido à cidade comprar alimentos. Então lhe respondeu a mulher de Samaria: “Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, uma mulher samaritana?” Jesus respondeu a ela: “Se conhecesses o dom de Deus e quem é o que te pede: ‘dá-me de beber’, tu lhe pedirias, e Ele te daria água viva.” João 4.8-10

Olha a religião dispersando o verdadeiro evangelho de Cristo, nossas denominações te disciplinam, te excluem, mas, Jesus nos ensinou com seu exemplo a abraçar o desgraçado, a alcançar o desfavorecido, sermos médicos dos enfermos de alma.
O que os anjos da patrulha de Deus esta pondo no relatório a respeito das religiões de hoje? Qual será o diagnóstico?  Pastores que estão mais preocupados no valor do dizimo do que nos números de almas alcançadas pelo evangelho de Cristo.
Qual seria o desfecho que as religiões e os pastores de hoje dariam a mulher que foi flagrada em adultério? Não tenha dúvida que eles a disciplinariam e muitas delas fariam isso publicamente humilhando sua moral e acabando com sua vida na sociedade. Mas, Jesus agiu diferente com aquela mulher:

Ele se assentou e lhes ensinava. Os escribas e fariseus trouxeram até Ele uma mulher surpreendida em adultério. Forçaram-na a ficar em pé no meio de todos, e disseram a Ele: “Mestre, esta mulher foi apanhada em flagrante ato de adultério. Assim sendo, Moisés, na Lei, nos mandou que tais mulheres sejam apedrejadas. Todavia, tu, que dizes a este respeito?” Eles falavam assim para prová-lo e terem alguma coisa de que o acusar.Mas Jesus, inclinando-se, escrevia na terra com o dedo, como se não tivesse ouvido. Porque insistiram na pergunta, Ele se levantou e lhes disse: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.” E, novamente, inclinou-se e escrevia na terra. Então, aqueles que ouviram isso, sendo convencidos por suas consciências, foram se retirando um por um, começando pelos mais velhos até o último. Jesus foi deixado só, e a mulher ficou em pé onde estava. Quando Jesus se ergueu, não vendo a ninguém mais, além da mulher, disse a ela: “Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?” Disse ela: “Ninguém, Senhor.” E assim lhe disse Jesus: “Nem Eu te condeno; podes ir e não peques mais.” Jesus defende seu testemunho.  JOÃO 8.2-11

Quem levou esta mulher em tom de acusação foram os escribas e os fariseus (religiosos) e usaram como parâmetro a lei de Moisés que autorizava o apedrejamento. Assim funcionam as religiões de hoje, tem seus estatutos e fazem em nome de um estatuto e disciplinam aqueles que tropeçam. Sobre esta cartilha do massacre lançam as pessoas para a fogueira da inquisição sem piedade. Mas, a pergunta de Jesus continua para estes pastores e religiões homicidas: se alguém não tem pecado que atire a primeira pedra.
A graça alcançou a todos e ninguém que é alcançado pelo evangelho pode julgar o outro, pois todos éramos réus do pecado, ninguém pode justificar ou acusar seu próximo, pois todos pecaram e destituídos estavam da glória de Deus até Jesus morrer na cruz. Jesus esta dizendo para estes pastores você é tanto pecador quanta esta mulher, vocês tem pecado e a querem matar com pedradas em nome de uma cartilha-estatuto diabólico da religião? Aquela mulher estava diante da graça de Deus: Jesus. Mas quantas pessoas que hoje estão sangrando com as feridas das pedras que os pastores jogaram lhes atingindo com os estilhaços da religião.
A graça de Cristo a abraçou naquele momento de desgraça. Após Jesus ter posto o dedo na consciência deles perguntou àquela mulher se alguém a acusava, e ela respondeu que não, então Jesus faz uma advertência: nem eu te acuso vai e não peques mais. É verdade que Jesus a advertiu para não pecar, mas, também é verdade que ele a abraçou e não a condenou como faz as religiões e os seus sacerdotes do diabo que pregam em nossos púlpitos em nome de Deus.
Se Zacarias tivesse vivo em nossos dias, o anjo responderia que entre estes poderes que dispersam a igreja e os afasta do verdadeiro Cristo é a religião. O fardo da religião é pesado, é um julgo insuportável, tem suas cartilhas com doutrinas de homens tais como: cortar o cabelo, assistir televisão, usar calça e brinco entre outras besteiras que dizem ser pecado. Isso nunca foi pecado, mas, muita gente por falta de conhecimento se submete a esta cartilha infernal por não ler a palavra de Deus.  
Jesus era diferente, ele se assentava com os beberrões, abraçava a prostituta, e mesmo na hora da sua morte ele ainda perdoou o ladrão arrependido. As religiões não perdoam os ladrões. As religiões de hoje nada difere com as do tempo de Jesus que comercializavam as ovelhas e os cordeiros, a ponto de Jesus pegar um chicote e virar a mesa e dizer: vocês fizeram da casa de meu pai covis de ladrões, e eu quero que seja casa de oração.

Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo
.
Isaías 1:5,6

É como se o anjo de Deus tivesse falando pros Zacarias de hoje (sacerdotes honestos), é por isso que tem chaga podre no meio de vós, que a cabeça está enferma, que o coração está fraco. O corpo de Cristo esta doente por falta do verdadeiro evangelho. Eles estão sobre o poder das religiões, não estão usando os princípios e os ensinamentos do verdadeiro evangelho que foi deixado por Jesus. Estes poderes religiosos estão dispersando o meu povo, estão como ovelhas sem pastor, estão perdendo a fé e porque estão assim? Falta de pregar a verdadeira palavra de Deus e o evangelho que abraça e não a evangelho-cartilha das religiões que expulsam que exterminam que disciplinam desmoralizando publicamente as pessoas.

CAPITULO 4:
3º VISÃO: O QUE DEUS VAI FAZER AO ANALISAR O DIAGNÓSTICO?


Olhei em seguida, e vi um homem segurando uma corda de medir.
Eu lhe perguntei: "Aonde você vai? " Ele me respondeu: "Vou medir Jerusalém para saber o seu comprimento e a sua largura".
Então o anjo que falava comigo retirou-se, e outro anjo foi ao seu encontro
e lhe disse: "Corra e diga àquele jovem: ‘Jerusalém será habitada como uma cidade sem muros por causa dos seus muitos habitantes e rebanhos.
E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’.
Zacarias 2:1-5

Nesta terceira visão Deus olha para o seu povo com um olhar de misericórdia, pois Ele é misericórdia. Ele analisa o relatório dos seus anjos patrulheiros, e vê o mal e o estrago que a religião e os pastores roubadores entre outras coisas fizeram as suas ovelhas. Então Ele mesmo promete que iria medir Jerusalém. Aplicando para os dias de hoje ele estava dizendo: eu mesmo vou pastorear este povo e eles não precisarão mais de muros. Os muros são os limites impostos pelas religiões, as malditas doutrinas de homens que envenenam a graça de Deus. Ele promete ser o nosso muro e promete reluzir a sua glória do meio do seu povo: "Corra e diga àquele jovem: ‘Jerusalém será habitada como uma cidade sem muros por causa dos seus muitos habitantes e rebanhos.
E eu mesmo serei para ela um muro de fogo ao seu redor’, declara o Senhor, ‘e dentro dela serei a sua glória’.

Ele veio até esta terra e andou no meio do seu povo e deixou os verdadeiros princípios da sua graça, mas, os homens querem manipular este evangelho, mas, chegará o dia que os rebanhos de Cristo terão o seu pastor entre as ovelhas, Ele será nossa glória.
O que Cristo propôs foi salvar a humanidade, mas, já nos dias de Jesus combatia a religião que fazia suas falsas doutrinas. 

E ajuntaram-se a ele os fariseus, e alguns dos escribas que tinham vindo de Jerusalém.
E, vendo que alguns dos seus discípulos comiam pão com as mãos impuras, isto é, por lavar, os repreendiam.
Porque os fariseus, e todos os judeus, conservando a tradição dos antigos, não comem sem lavar as mãos muitas vezes;
E, quando voltam do mercado, se não se lavarem, não comem. E muitas outras coisas há que receberam para observar, como lavar os copos, e os jarros, e os vasos de metal e as camas.
Depois perguntaram-lhe os fariseus e os escribas: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
E ele, respondendo, disse-lhes: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito:Este povo honra-me com os lábios,Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas.

Marcos 7:1-8

Os sacerdotes da religião notaram que os discípulos da graça de cristo eram diferentes, eles não estavam presos a dogmas  ou mandamentos de homens pois eles mesmos fizeram esta observação: Por que não andam os teus discípulos conforme a tradição dos antigos, mas comem o pão com as mãos por lavar?
Quem anda com Jesus é transformado de dentro para fora, a graça penetra a escuridão do coração com os raios do Sol da Justiça e diz: haja luz. Mas os religiosos ficaram incomodados, queria que eles obedecessem à cartilha da religiosidade, a mesma cartilha que muitas denominações e os pastores deste sistema impuseram, mas, que Jesus refutou: Bem profetizou Isaías acerca de vós, hipócritas, como está escrito: Este povo honra-me com os lábios, Mas o seu coração está longe de mim;
Em vão, porém, me honram,Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.
Porque, deixando o mandamento de Deus, retendes a tradição dos homens; como o lavar dos jarros e dos copos; e fazeis muitas outras coisas semelhantes a estas
.
 
No mesmo texto Jesus se propõe a lavar o coração das pessoas, Ele é enfático ao assinalar que a religião não salva ninguém, ele aproveitando o discurso dos religiosos mais uma vez ensina a sua doutrina pura:
, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós, todos, e compreendei.
Nada há, fora do homem, que, entrando nele, o possa contaminar; mas o que sai dele isso é que contamina o homem.
Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça.
Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogavam acerca desta parábola.
E ele disse-lhes: Assim também vós estais sem entendimento? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar,
Porque não entra no seu coração, mas no ventre, e é lançado fora, ficando puras todas as comidas?
E dizia: O que sai do homem isso contamina o homem.
Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem
.
Marcos 7:14-23

A religião é superficial, só vê o quanto você pode ofertar ou dizimar, faz acepção de pessoas pela sua classe social, mas, Jesus em sua resposta aos questionamentos dos fariseus hipócritas (muitos pastores de hoje) assinala que a graça de Deus penetra o coração, pois é do coração que sai às imundícias de nossa natureza adâmica: 

 Porque do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as fornicações, os homicídios,
Os furtos, a avareza, as maldades, o engano, a dissolução, a inveja, a blasfêmia, a soberba, a loucura.
Todos estes males procedem de dentro e contaminam o homem.

Mas, os religiosos viram uma diferença nos discípulos de Jesus, eles mesmos confessaram e se enciumaram que os discípulos não andavam segundo a religião. E não andavam mesmo, pois quem tem um encontro com Jesus passa por uma metamorfose. Jesus os lavou por dentro: Vós já estais limpos, pela Palavra que Eu vos tenho transmitido.  João 15.3
Os religiosos não querem se lavar da palavra, ao contrário querem ficar na cartilha de seus estatutos de suas instituições e denominações, até Pedro antes de se converter à graça de Cristo sofria os fardos e os dardos da religião, e Jesus o repeliu: 

Depois disso, derramou água numa bacia e começou a lavar os pés dos seus discípulos, enxugando-os com a toalha que estava em sua cintura.
Chegou-se a Simão Pedro, que lhe disse: "Senhor, vais lavar os meus pés? "
Respondeu Jesus: "Você não compreende agora o que estou lhe fazendo; mais tarde, porém, entenderá".
Disse Pedro: "Não; nunca lavarás os meus pés". Jesus respondeu: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".
Respondeu Simão Pedro: "Então, Senhor, não apenas os meus pés, mas também as minhas mãos e a minha cabeça! "
Respondeu Jesus: "Quem já se banhou precisa apenas lavar os pés; todo o seu corpo está limpo. Vocês estão limpos, mas nem todos".
João 13:5-10

Era como se Deus tivesse mostrando para os Zacarias de hoje: o diagnóstico só esta ruim, porque muitos religiosos como Pedro que são levantados no meio da minha igreja não querem ser lavados pela minha palavra: "Se eu não os lavar, você não terá parte comigo".



CAPITULO 5:
4º VISÃO: A CABEÇA ENFERMA


Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do Senhor, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.
O anjo do Senhor disse a Satanás: "O Senhor o repreenda, Satanás! O Senhor que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo? "
Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava de pé diante do anjo.
O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você".
Disse também: "Coloquem um turbante limpo em sua cabeça". Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava.
O anjo do Senhor exortou a Josué, dizendo:
"Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui.
" ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo.
Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.
" ‘Naquele dia’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’
".
Zacarias 3:1-10

O diagnóstico dado por Isaias  no seu primeiro capitulo: começa a receber cura.
Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. O sumo sacerdote Josué era um remanescente daquele povo que passara pelo cativeiro de setenta anos. Ele agora estava voltando e deveria ser ele o líder daquele povo. Na visão ele está sendo duramente acusado por satanás, suas vestes estavam sujas. Suas vestimentas não condiziam com a vestimenta de um sumo sacerdote, ele trocara seu éfode pelas roupas da imundícia da religiosidade, manchara suas vestes sacerdotais em não falar a verdade para o povo de Israel. Seus maus caminhos davam sustentação legal para o seu credor lhe acusar.
Assim estão muitos ministros que Deus levantou para liderar e pastorear seu povo, é Deus quem os levanta: 

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres,
Efésios 4:11

Mas muitos deles estão enfermos, são eles que são as cabeças de seus rebanhos, mas, estão contaminados em suas vestes sacerdotes, pregando o evangelho da religião e não o evangelho de Cristo, muitos se venderam pelo dinheiro, se mancham com o pecado. É isto que faz o corpo de Cristo ficar com o coração fraco, não consegue mais bombear o oxigênio da palavra em suas veias espirituais, há veneno, tem mistura de religiosidade, misturam o evangelho puro da graça com o veneno da religião, e isto faz com que todo o corpo padeça que todos fiquem contaminados do câncer comprometendo cada vez mais seus membros, muitos estão morrendo, por falta de responsabilidade destes pastores de levar a sério o ministério que Deus lhes confiou.
Mas a boa resposta do anjo ainda serve para os ministros de hoje, não é este um tição tirado do fogo?
Tição é um pedaço de carvão ou lenha meio queimado, o fogo não estava totalmente apagado, mas, também não estava na sua força total. Era como se tivesse em pequenas brasas, era Deus mostrando a Zacarias que a enfermidade e a situação que eles se encontravam eram devidas o sacerdócio estar contaminado. Mas o evangelho da graça alcança os desgraçados, alcança também os pastores que precisam da redenção do sangue de Cristo. Nestes dias Deus está interessado que seus ministros se convertam e sejam alcançados pelo evangelho. Deus quer sarar as cabeças das denominações, dos lideres de rebanho. Você pode estar como um tição, apenas restou brasas, mas o vento do Espírito Santo quer assoprar em você novamente e incendiar seu ministério com as verdades do evangelho.
O desejo de Deus para os ministros é o que está no livro de leviticos: o fogo arderá continuamente sobre o altar e não se apagará. 

A graça de Deus quer que você seja salvo, pois é só por intermédio dela que podemos ser salvos. Então o anjo traz a cura e começa a restaurar o sacerdócio de Josué, assim ele quer fazer com os ministros que estão contaminados pela religião ou por outros fatores:  
O anjo disse aos que estavam diante dele: "Tirem as roupas impuras dele". Depois disse a Josué: "Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você".
Disse também: "Coloquem um turbante limpo em sua cabeça". Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do Senhor observava.

Que palavras lindas, só mesmo a graça para tirar de seus ministros as vestes de pecado e colocar vestes novas
...grande o meu prazer no Senhor! Regozija-se a minha alma em meu Deus! Pois ele me vestiu com as vestes da salvação e sobre mim pôs o manto da justiça, qual noivo que adorna a cabeça como um sacerdote, qual noiva que se enfeita com jóias.
Isaías 61:10

O anjo pediu para colocar uma mitra limpa em sua cabeça, uma mentalidade nova, que traz o verdadeiro evangelho de Cristo Jesus. Ele estava sendo restaurado da religiosidade o grande câncer, o ministro daquele povo estava sendo renovado. Assim Deus quer fazer nos dias de hoje, limpar os sacerdotes de nossos púlpitos e renovar sua mentalidade, trazer de volta o evangelho da graça.
As roupas dos sacerdotes no tempo da lei foram tecidas com muito carinho, era esta roupa que o anjo estava entregando para o sumo sacerdote Josué:

Fizeram também as vestes do ministério, para ministrar no santuário, de azul, e de púrpura e de carmesim; também fizeram as vestes santas, para Arão, como o SENHOR ordenara a Moisés.
Assim se fez o éfode de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim e de linho fino torcido.
E estenderam as lâminas de ouro, e as cortaram em fios, para tecê-los entre o azul, e entre a púrpura, e entre o carmesim, e entre o linho fino com trabalho esmerado.
Fizeram-lhe ombreiras que se ajuntavam; e uniam-se em suas duas pontas.
E o cinto de obra esmerada do éfode, que estava sobre ele, formava com ele uma só peça e era de obra semelhante, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido, como o Senhor ordenara a Moisés.
Também prepararam as pedras de ônix, engastadas em ouro, lavradas com gravuras de um selo, com os nomes dos filhos de Israel.
E as pôs sobre as ombreiras do éfode por pedras de memória para os filhos de Israel, como o Senhor ordenara a Moisés.
Fez-se também o peitoral de obra de artífice, como a obra do éfode, de ouro, de azul, e de púrpura, e de carmesim, e de linho fino torcido.
Quadrado era; duplo fizeram o peitoral; o seu comprimento era de um palmo, e a sua largura de um palmo dobrado.
E engastaram nele quatro ordens de pedras; uma ordem de um sárdio, de um topázio, e de um carbúnculo; esta era a primeira ordem;
E a segunda ordem de uma esmeralda, de uma safira e de um diamante;
E a terceira ordem de um jacinto, de uma ágata, e de uma ametista;
E a quarta ordem de um berilo, e de um ônix, e de um jaspe, engastadas em engastes de ouro.
Estas pedras, pois, eram segundo os nomes dos filhos de Israel, doze segundo os seus nomes; como gravuras de selo, cada uma com o seu nome, segundo as doze tribos.
Também fizeram para o peitoral cadeiazinhas de igual medida, obra de ouro puro trançado.
E fizeram dois engastes de ouro e duas argolas de ouro; e puseram as duas argolas nas duas extremidades do peitoral.
E puseram as duas cadeiazinhas de trança de ouro nas duas argolas, nas duas extremidades do peitoral.
E as outras duas pontas das duas cadeiazinhas de trança puseram nos dois engastes; e as puseram sobre as ombreiras do éfode na frente dele.
Fizeram também duas argolas de ouro, que puseram nas duas extremidades do peitoral, na sua borda que estava junto ao éfode por dentro.
Fizeram mais duas argolas de ouro, que puseram nas duas ombreiras do éfode, abaixo, na frente dele, perto da sua juntura, sobre o cinto de obra esmerada do éfode.
E ligaram o peitoral com as suas argolas às argolas do éfode com um cordão de azul, para que estivesse sobre o cinto de obra esmerada do éfode, e o peitoral não se separasse do éfode, como o Senhor ordenara a Moisés.
E fez-se o manto do éfode de obra tecida, todo de azul.
E a abertura do manto estava no meio dele, como abertura de cota de malha; esta abertura tinha uma borda em volta, para que se não rompesse.
E nas bordas do manto fizeram romãs de azul, e de púrpura, e de carmesim, de fio torcido.
Fizeram também as campainhas de ouro puro, pondo as campainhas no meio das romãs nas bordas do manto, ao redor, entre as romãs;
Uma campainha e uma romã, outra campainha e outra romã, nas bordas do manto ao redor; para ministrar, como o Senhor ordenara a Moisés.
Fizeram também as túnicas de linho fino, de obra tecida, para Arão e para seus filhos.
E a mitra de linho fino, e o ornato das tiaras de linho fino, e os calções de linho fino torcido,
E o cinto de linho fino torcido, e de azul, e de púrpura, e de carmesim, obra de bordador, como o Senhor ordenara a Moisés.
Fizeram também, de ouro puro, a lâmina da coroa de santidade, e nela escreveram o escrito como de gravura de selo: SANTIDADE AO SENHOR.

Êxodo 39:1-30

Note que na mitra a parte da roupa ministerial que vai à cabeça do sacerdote estava escrito SANTIDADE AO SENHOR, é por isso que o anjo fala pra colocarem uma mitra nova sobre a cabeça de Josué. Agora ele andaria em santidade, preservaria os preceitos e os princípios do ministério que lhe foi confiado, assim também no tempo da graça o Espírito Santo deseja renovar nossos ministros e trocar a mentalidade velha da religiosidade, por vestes novas. Deixe que a graça de Cristo te apresente as verdades do evangelho puro que transforma vidas. Que abraça o desgraçado, se compadece dos fracos, que traz o azeite e o vinho para o meio morto, que estende as mãos e pega nas mãos dos leprosos sem medo de se contaminarem.
Jesus é o pastor da igreja, ele quer poder andar no meio do seu povo. O que Cristo deseja é novamente pegar o chicote e virar as mesas onde quem comanda são pessoas que visam lucros e não almas.
O que Jesus almeja é o que Zacarias viu na sua quinta visão: Haja graça e graça para ela!
A graça de Deus encarnou tomando a forma de homem e nasceu em Belém, ele veio ate nós, nos libertar do poder do diabo, do pecado e da religião.  Jesus nos mostrou o que os sacerdotes da religião faz com sua igreja na parábola do bom samaritano:

"Um homem descia de Jerusalém para Jericó, quando caiu nas mãos de assaltantes. Estes lhe tiraram as roupas, espancaram-no e se foram, deixando-o quase morto.
Aconteceu estar descendo pela mesma estrada um sacerdote. Quando viu o homem, passou pelo outro lado.
E assim também um levita; quando chegou ao lugar e o viu, passou pelo outro lado.
Mas um samaritano, estando de viagem, chegou onde se encontrava o homem e, quando o viu, teve piedade dele.
Aproximou-se, enfaixou-lhe as feridas, derramando nelas vinho e óleo. Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.
"Qual destes três você acha que foi o próximo do homem que caiu nas mãos dos assaltantes? "
"Aquele que teve misericórdia dele", respondeu o perito na lei. Jesus lhe disse: "Vá e faça o mesmo".
Lucas 10:30-37

Aqui é mostrado o poder da religião que desdenha e o poder da graça que restaura. Note que o homem que descia de Jerusalém para Jericó foi assaltado e deixado quase morto no caminho. Uma cidade distava da outra 27 km. Um sacerdote o viu caído e passou de lado. Mas porque ele passou de lado? Porque na cartilha das leis continha o mandamento que um sacerdote não podia tocar em morto isso era contaminação. Assim faz a religião com seus estatutos de religiosidade, não é capaz de socorrer, não toca naqueles que foram roubados e assaltados por satanás: ele veio para roubar, matar e destruir.
O problema continua, pois esta atitude dos sacerdotes gerou discípulos, a religião sempre gera discípulos “terroristas” que não socorre seu próximo. O levita viu o sacerdote agir com desdém e fez o mesmo deixando aquele homem a beira da morte.
A religião hoje está mais preocupada se você prega de gravata ou terno, se você da o dizimo. A religião forma seus discípulos em teologias carregadas de moralismo que só deixam a pessoa quase morta no caminho. É carregado de estatutos desnecessários que só faz o povo sofrer.

Os mestres da lei e os fariseus se assentam na cadeira de Moisés.
Obedeçam-lhes e façam tudo o que eles lhes dizem. Mas não façam o que eles fazem, pois não praticam o que pregam.
Eles atam fardos pesados e os colocam sobre os ombros dos homens, mas eles mesmos não estão dispostos a levantar um só dedo para movê-los.
"Tudo o que fazem é para serem vistos pelos homens. Eles fazem seus filactérios bem largos e as franjas de suas vestes bem longas;
gostam do lugar de honra nos banquetes e dos assentos mais importantes nas sinagogas,
Mateus 23:2-6

Essas palavras continuam. Hoje você vê os púlpitos das nossas igrejas eles são mais altos e tem as cadeiras principais. A maior parte dos pastores adora sentar nestas cadeiras como se fossem os melhores, mas na realidade não passam de sepulcros caiados.
Mas Jesus em sua parábola ressaltou que este homem foi socorrido por um samaritano. Isso foi uma afronta para os doutores da lei, pois os judeus não falavam com os samaritanos embora estes dois povos são de uma mesma raça. Mas é justamente o samaritano que rompe esta barreira e socorre seu próximo e cuida dele com vinho e azeite entregando ele para o hospedeiro: 
 Depois colocou-o sobre o seu próprio animal, levou-o para uma hospedaria e cuidou dele.
No dia seguinte, deu dois denários ao hospedeiro e disse-lhe: ‘Cuide dele. Quando voltar lhe pagarei todas as despesas que você tiver’.

Era o anjo dizendo pra Zacarias: o bom samaritano retrata Jesus, ele rompeu a barreira e rasgou o véu e veio até o homem, ele curou com o vinho e colocou o azeite sobre as feridas da alma do homem. É este o evangelho que Cristo nos deixou, um evangelho que chega e abraça e cuida do necessitado sem se preocupar com as regras satânicas da religião que estão nas denominações de hoje. O bom samaritano ( Jesus) nos entregou ao hospedeiro ( Espirito Santo) e disse: cuida bem dele, invista o que for preciso nele. Mas os religiosos não investem nos que estão a beira do caminho, ao contrário, investe os recursos destes em seus patrimônios.
Mas o anjo  também lhe fez uma advertência: Assim diz o Senhor dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui.
"
‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo.
Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.

Assim também as boas novas são graciosas, mas tem suas
 responsabilidades. O ministro tem que conservar o bom modelo da graça que Jesus apresentou, é como se o anjo da visão de Zacarias tivesse dizendo para os pastores de hoje: Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um lugar entre estes que estão aqui.
O evangelho apresentado aos pastores na graça é o exemplo que Jesus deixou. Não se importe com as regras da religião vá e cure no sábado, abra os olhos do cego para que enxergue a verdade, passe por cima do sistema religioso e cure o que está há anos em suas enfermidades como aquele homem  que jazia enfermos há 38 anos  mesmo que seja um dia de Sábado. Observe em seu rebanho a falta de uma ovelha mesmo você tendo um rebanho de 100 ovelhas. Se tenho 100 perdi 1 eu perdi  1 % das ovelhas, se preocupe como Jesus, com a perda dos 1 % pois as outras estão seguras no aprisco, já estão guardadas pela graça e sob o cuidado do pastor. Faça como a mulher que tinha dez dracmas e perdeu  uma. Ela procurou até achar a perdida, se tenho 10 e perdo  1 eu perdi 10%. Jesus estava dizendo o seguinte se você não for atrás do 1% você perderá 10% do seu rebanho por falta de amor, se recusar achar os 10 % então perderá 50% por cento das famílias que estão sob seus cuidados que é ilustrado na parábola do filho pródigo, que tinha dois filhos, mas, perdeu um. Note que todos os exemplos os perdidos foram encontrados. Seja um ministro assim, segundo o modelo que Jesus deixou.
Quando os ministros aceitam a cura do verdadeiro evangelho coração volta a bombear, começa a ter vida no corpo.
Deus promete um renovo para os lideres que se arrependem: ‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que prefiguram coisas que virão: Vou trazer o meu servo, o Renovo. A graça também é para estes pastores que estão desgraçados, a graça quer renovar você e dar credibilidade ao seu ministério. É só aceitarem as verdades de Jesus e seguir seu exemplo.
O anjo pede ainda pra o sumo sacerdote Josué olhar com uma visão renovada, pois antes ele estava com as escamas da religiosidade assim como estava o apóstolo Paulo, ele achava que era zeloso pelos cuidados das leis, era extremo cuidadoso com a religião do judaísmo, mas, quando teve um encontro verdadeiro com Cristo as escamas de seus olhos caíram e ele passou a enxergar o Cristo do evangelho e não das teologias das cartilhas imposta pelo judaísmo. Quantos em nome da religião ou por acharem que conhecem a Jesus estão matando as pessoas que precisam de Jesus, disciplinando membros que se porventura pecar, mas Jesus nunca disciplinou ninguém, ele ofereceu a graça e os recomendou pra renunciarmos nós mesmo e tomarmos nossa cruz e o seguir. Devemos nos crucificar todos os dias, deixar nosso velho homem e nascer denovo nas suas verdades. 

Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o Senhor dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.

A pedra tipifica Cristo, o anjo fala que a pedra está na frente dele , antes ele não via, estava cego pela religião, mas, agora Deus renovou sua mente e passou a viver na verdade que nos liberta: e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará é que ele passa a enxergar a pedra.
A pedra sempre tem que estar na frente, e vocês ministros sempre escondidos atrás da pedra, pois a pedra é Cristo. 

...edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, tendo Jesus Cristo como pedra angular,
no qual todo o edifício é ajustado e cresce para tornar-se um santuário santo no Senhor.
Nele vocês também estão sendo juntamente edificados, para se tornarem morada de Deus por seu Espírito.
Efésios 2:20-22

Toda vez que passamos na frente de Cristo entramos para o caminho da religião. Esta pedra tinha sete olhos, os olhos são setes virtudes do Espírito Santo que estava sobre Cristo quando ele pregou o evangelho aqui na terra:
O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor. Isaías 11.2

É como se o anjo dissesse aos pastores de hoje, quero que vocês sigam o exemplo de Cristo que pregou o evangelho acompanhado por estas sete virtudes. Que vocês tenham o Espírito do Senhor, sabedoria, entendimento, conselho, poder e temor do Senhor. Não seja homicida matando pessoas na fé em nome da religião. Descarte as cartilhas e os estatutos de vossas denominações e aceite os princípios da graça de Cristo. Quando alguém pecar não discipline, mas ame , abrace esta pessoa, ore, mostre o perdão que eu mesmo acabei de dar a você em seu ministério.


CAPITULO 6:
  VISÃO:   O CORPO ENFERMO


Tornou o anjo que falava comigo e me despertou, como a um homem que é despertado do seu sono,
2 e me perguntou: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro.
3 Junto a este, duas oliveiras, uma à direita do vaso de azeite, e a outra à sua esquerda.
4 Então, perguntei ao anjo que falava comigo: meu senhor, que é isto?
5 Respondeu-me o anjo que falava comigo: Não sabes tu que é isto? Respondi: não, meu senhor.
6 Prosseguiu ele e me disse: Esta é a palavra do SENHOR a Zorobabel: Não por força nem por poder, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos.
7 Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel serás uma campina; porque ele colocará a pedra de remate, em meio a aclamações: Haja graça e graça para ela! Zacarias 4.1-7

O motivo de a cura vir primeiramente sobre a cabeça é porque quando se tem morte cerebral, todo comando corporal que vem do sistema nervoso está comprometido, e a falência dos demais órgãos é uma questão de tempo. O coração tem um sistema de células auto-excitável, que faz com que ele sobreviva por um espaço de tempo, mas, é uma questão de tempo para vir a óbito.

...e todo o coração fraco.
Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres não espremidas, nem ligadas, nem amolecidas com óleo.

Deus sabendo disso trouxe cura e restauração primeiramente para o sumo sacerdote Josué que era a cabeça daquele povo. Deus sabe que tendo uma mente sadia se tem um corpo sadio. Agora que ele trabalhou nos altar restaurando o sacerdócio, Ele vai tratar com o corpo (igreja).
A causa das chagas podres não espremidas e das feridas era justamente a falta de azeite. Então Zacarias na seqüência das visões vê um candelabro. O candelabro tinha sete lâmpadas e em cada uma delas era ligada por um cano em uma haste principal por onde corria azeite. Era o azeite que mantinha as lâmpadas acesas

Ordena aos filhos de Israel que te tragam azeite de oliveira, puro, batido, para o candelabro, para manter as lâmpadas acesas continuamente. Leviticos 24.2

Candelabro na bíblia representa a igreja de Cristo na terra, essa interpretação foi o próprio Jesus que nos trouxe ao mostrar as sete igrejas da Ásia para João.
Este é o mistério das sete estrelas que você viu em minha mão direita e dos sete candelabros: as sete estrelas são os anjos das sete igrejas, e os sete candelabros são as sete igrejas
Apocalipse 1:20

Observe como as seqüências das visões são sincronizadas de forma proposital. Primeiro Deus faz uma patrulha e tem os relatórios e o diagnóstico da sua igreja na terra. Ele começa curando os lideres que estavam infectados pelo vírus da religiosidade. Mas, a cura deve vir por completo, pois todo o corpo de Cristo que é a igreja está comprometido com a doença. Ela sofre por falta do azeite que é o Espírito Santo.
Agora a palavra do verdadeiro evangelho vai fluir dos ministros que foram curados, e quando a palavra é pregada a igreja começa a se fortalecer
Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? e como crerão naquele de quem não ouviram? e como ouvirão, se não há quem pregue?
E como pregarão se não forem enviados? Como está escrito:
Quão formosos os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas.
Romanos 10:14,15

 A visão que Zacarias é linda: Que vês? Respondi: olho, e eis um candelabro todo de ouro e um vaso de azeite em cima com as suas sete lâmpadas e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro.

 Quando se prega os verdadeiros princípios do evangelho o Espírito Santo é derramado sobre a igreja, trazendo cura para as chagas podres, e as feridas são amolecidas, pois agora tem a presença do azeite.
O Espírito Santo pairava sobre as águas no inicio da criação do mundo. Pairar no hebraico é a mesma conotação como se ele estivesse como um grande pássaro chocando. Este entendimento também é dado ao profeta Isaias em relação a Jerusalém.

Como as aves dão proteção aos filhotes com suas asas, o Senhor dos Exércitos protegerá Jerusalém;ele a protegerá e a livrará;ele a poupará e a salvará" Isaias 31.5

Era como se o anjo tivesse mostrando pra ele: Zacarias vou derramar do meu Espírito Santo, quando os ministros se preocuparem em falar as verdades do evangelho sem se preocupar com o poder da religião que só fazem mal ao rebanho. Vou fluir no meio deles como verdadeiros tubos de azeite, cada um dos membros serão cheios do meu Espírito Santo: e sete tubos, um para cada uma das lâmpadas que estão em cima do candelabro.

...derramarei do meu Espírito sobre todos os povos. Os seus filhos e as suas filhas profetizarão, os velhos terão sonhos, os jovens terão visões.
Até sobre os servos e as servas derramarei do meu Espírito naqueles dias
.
Joel 2:28,29

Mas que possamos ouvir a voz que soou nos ouvidos de Zacarias: que haja graça, que haja graça!

CAPITULO 7 : 6º VISÃO:
O  PERGAMINHO QUE VOAVA

E outra vez levantei os meus olhos, e vi, e eis um rolo volante.
E disse-me o anjo: Que vês? E eu disse: Vejo um rolo volante, que tem vinte côvados de comprido e dez côvados de largo.
Então disse-me: Esta é a maldição que sairá pela face de toda a terra; porque qualquer que furtar será desarraigado, conforme está estabelecido de um lado do rolo; como também qualquer que jurar falsamente, será desarraigado, conforme está estabelecido do outro lado do rolo.
Eu a farei sair, disse o Senhor dos Exércitos, e ela entrará na casa do ladrão, e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome; e permanecerá no meio da sua casa, e a consumirá juntamente com a sua madeira e com as suas pedras.

Zacarias 5:1-4
 
Agora Zacarias vê um pergaminho. Nele estava contido de um lado e do outro as palavras da lei. Este pergaminho sobrevoava a terra que eles estavam. O povo de Israel tinha acabado de voltar do cativeiro de 70 anos, e ficaram cativos justamente por esquecer-se de guardar os preceitos e os mandamentos da palavra. Mas agora que eles estavam retornando a Jerusalém Deus queria um compromisso deles, para que eles lessem e vivessem sobre seus estatutos. Deus havia curado a cabeça que estava enferma ( Josué), já tinha derramado seu Espírito Santo sarando as feridas e as chagas do povo, então  o que precisava agora era um avivamento, e a avivamento só se faz por intermédio da palavra.
O anjo faz uma advertência que aquele que furtar e jurar falsamente, ou seja, se pondo contrárias as leis teriam maldição. Trazendo esta visão para nossos dias Deus restaurou o ministro justamente com seu ministério, trouxe cura para o corpo de Cristo por intermédio de seu Espírito, mas exige que a palavra seja pura e não adulterada. A palavra adulterada pode matar.

Eliseu voltou a Gilgal. E havia fome na terra; e os filhos dos profetas estavam sentados na sua presença. E disse ao seu moço: Põe a panela grande ao lume, e faze um caldo de ervas para os filhos dos profetas.    Então um deles saiu ao campo a fim de apanhar ervas, e achando uma parra brava, colheu dela a sua capa cheia de colocíntidas e, voltando, cortou-as na panela do caldo, não sabendo o que era.    Assim tiraram de comer para os homens. E havendo eles provado o caldo, clamaram, dizendo: o homem de Deus, há morte na panela! E não puderam comer.    Ele, porém, disse: Trazei farinha. E deitou-a na panela, e disse: Tirai para os homens, a fim de que comam. E já não havia mal nenhum na panelaII reis 4.38-41  

Notem que eles estavam todos reunidos e unidos, mas, um dos servos por trazer um alimento que não tinha conhecimento do que era, trouxe parra brava, e ao ser diluído no caldeirão, os profetas começaram a morrer quando comeram. E alguém grita: a morte na panela. É um perigo trazer alimento sem conhecer a origem, só traz morte para o povo, o alimento tem que sair das doutrinas da palavra, pois ela contém a vida.
As palavras agradáveis são como um favo de mel são doces para a alma e trazem cura para os ossos.
Provérbios 16:24

Jesus deixou sua palavra, ele nos lavou pela sua palavra, o pecado não pode mais nos trazer a morte, porque quem está em Cristo ainda que esteja morto viverá. A graça de Cristo é encontrada no sacrifício da cruz. A cruz tirou de nós o veneno do pecado.
Era como se o anjo dissesse para Zacarias: já restaurei os ministros e seus ministérios, veio sobre a igreja o Espírito Santo, mas, agora envio a palavra. Leiam a palavra, não deixem o rolo voar, permitam que ele entram em vossos corações

Segue as minhas orientações e descobrirás a verdadeira vida; zela pelos meus ensinos como cuidas da pupila dos teus olhos. Amarra os meus mandamentos aos teus dedos; escreve-os na tábua do teu coração! Dize à Sabedoria: “Tu és minha irmã!”, e ao Entendimento considera teu parente próximo;provérbios 7.3,4

Cristo quer pastorear sua igreja que Ele comprou com seu sangue. Ele nos enviou o seu Espírito Santo porque é ele quem revela a palavra em nossos corações. Quando estamos em Cristo à palavra brota como lençóis freáticos e pastos verdejantes para suas ovelhas. 


CAPITULO 8:
7º A RELIGIOSIDADE DENTRO DA PANELA


...Em seguida o anjo que falava comigo se adiantou e me disse: "Olhe e veja o que vem surgindo".
Perguntei o que era aquilo, e ele me respondeu: "É um cesto". E disse mais: "Aí está a iniquidade de todo o povo desta terra".
Então a tampa de chumbo foi retirada, e ali dentro do cesto estava uma mulher sentada!
Ele disse: "Esta é a Impiedade", e a empurrou para dentro do cesto e o tapou de novo com a tampa de chumbo.
De novo ergui os olhos e vi chegarem à minha frente duas mulheres com asas como de cegonha; o vento impeliu suas asas, e elas ergueram o cesto entre o céu e a terra.
Perguntei ao anjo: "Para onde estão levando o cesto? "
Ele respondeu: "Para a Babilônia, onde vão construir um santuário para ele. Quando ficar pronto, o cesto será colocado lá, em seu pedestal"...
Zacarias 5:5-11

Que maravilha é analisar as visões, todo espírito de religiosidade só pode sair quando os sacerdotes  forem curados em suas mentes da enfermidade da religião, e quando o Espírito Santo habita na igreja e nos revela a palavra que traz o conhecimento, pois a palavra é poder.
Por traz da religiosidade tem demônios, pois eles sabem que a religião algema as pessoas com suas cadeias infernais, trazem um fardo pesado. A religião é como uma sucuri que enrola as pessoas em seu monstruoso corpo quebra seus ossos e sufoca a pessoa para que possa ser tragada.
A religião é a grande prostituta, se parece com a verdade, mas é a prostituta que contamina os cegos com sua “AIDS” esta mulher estava dentro do cesto na visão de Zacarias pode ser comparada com a mulher que João viu em apocalipse:

Então o anjo me levou no Espírito para um deserto. Ali vi uma mulher montada numa besta vermelha, que estava coberta de nomes blasfemos e que tinha sete cabeças e dez chifres.
A mulher estava vestida de azul e vermelho, e adornada de ouro, pedras preciosas e pérolas. Segurava um cálice de ouro, cheio de coisas repugnantes e da impureza da sua prostituição.
Em sua testa havia esta inscrição: MISTÉRIO: BABILÔNIA, A GRANDE; A MÃE DAS PROSTITUTAS E DAS PRÁTICAS REPUGNANTES DA TERRA.
Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus. Quando a vi, fiquei muito admirado.
Apocalipse 17:3-6

Não queremos aqui trazer um comentário escatológico, pois não é este o propósito do livro, mas, mesmo em um contexto apocalíptico se trata de uma falsa religião.
Veja o perigo de estarmos presos pela religiosidade, pois ela traz blasfêmia contra Cristo, mas faz isso de maneira tão sutil que não percebemos. São pessoas quem em nome da sua denominação acham que trabalham para Deus e estão fazendo sua vontade, quando na realidade estão trabalhando pra uma máfia muito bem orquestrada e que só visam dinheiro, que não liberta as pessoas da escravidão, pelo contrário, escravizam as pessoas. O veneno é tão profundo nas suas veias que eles brigam em nome da religião.
 A mulher-religião estava vestida de roupas semelhantes às roupas dos sacerdotes, mas, note que não são as mesmas roupas, são adulteradas, querem se passar por igual, seu cálice em vez de estar cheio do amor de Cristo que liberta os oprimidos estavam cheios de suas prostituições. Mas o que são estas prostituições? São pastores e sacerdotes que utilizam as denominações para roubar as igrejas, pessoas que constroem patrimônios em vez de pregar o evangelho, até pregam, mas para benefícios próprios   

Vi que a mulher estava embriagada com o sangue dos santos, o sangue das testemunhas de Jesus. Quando a vi, fiquei muito admirado.

Tanto Zacarias como João ficaram pasmados em ver o poder devastador desta mulher que representa a religiosidade. Estava embriagada com o a sangue das testemunhas de Jesus. São verdadeiras sanguessugas que “chupam” a fé do povo que estão cegos, ou seja, extrai o que podem destas pessoas.
Mas agora Zacarias vê o anjo colocar esta mulher dentro de um cesto (efa). Na visão esta mulher foi trancada dentro de um cesto com Tampa de chumbo, foi presa e levada para longe para babilônia uma terra de iniqüidade. Assim Cristo deseja para sua igreja, que receba o poder e o conhecimento da palavra,  e desta forma, anjos de Deus trancarão estes demônios e expulsará do meio do seu povo os seus agentes ( obreiros fraudulentos). Da mesma forma que a religiosidade fecha as pessoas em suas jaulas, agora estava sendo presa.
Onde o Espírito Santo habita, e onde se prega a palavra pura não tem lugar pra demônios, não tem lugar pra sanguessugas, e nem pra religiosidade que esmagam o povo e o sufocam como uma sucuri com fardos pesados. Era Deus preparando o coração deles petrificados pela contaminação da religiosidade para receber definitivamente o Espírito Santo. 

Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês; tirarei de vocês o coração de pedra e lhes darei um coração de carne.
Porei o meu Espírito em vocês e os levarei a agirem segundo os meus decretos e a obedecerem fielmente às minhas leis.
Vocês habitarão na terra que dei aos seus antepassados; vocês será o meu povo, e eu serei o seu Deus.
Ezequiel 36:26-28

CAPITULO 9: 8º VISÃO:
OS ESQUELETOS GANHAM CARNE E VIDA

E outra vez levantei os meus olhos, e vi, e eis que quatro carros saiam dentre dois montes, e estes montes eram montes de bronze.
No primeiro carro eram cavalos vermelhos, e no segundo carro, cavalos pretos,
E no terceiro carro, cavalos brancos, e no quarto carro, cavalos malhados, todos eram fortes.
E respondi, dizendo ao anjo que falava comigo: Que é isto, senhor meu?
E o anjo respondeu, dizendo-me: Estes são os quatro espíritos dos céus, saindo donde estavam perante o Senhor de toda a terra.
O carro em que estão os cavalos pretos, sai para a terra do norte, e os brancos saem atrás deles, e os malhados saem para a terra do sul.
E os cavalos fortes saíam, e procuravam ir por diante, para percorrerem a terra. E ele disse: Ide, percorrei a terra. E percorreram a terra.
E chamou-me, e falou-me, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do norte fizeram repousar o meu Espírito na terra do norte
.
Zacarias 6:1-8
Aqui é desfecho final das revelações tão preciosas de Zacarias. Agora que a impiedade e a religiosidade não habitam mais no meio do seu povo, a presença do Espírito Santo ia ser continua, ate então era esporadicamente no antigo testamento, mas, Jesus nos fez uma promessa:

Mas eu lhes afirmo que é para o bem de vocês que eu vou. Se eu não for, o Consolador não virá para vocês; mas se eu for eu o enviarei.
Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo.
João 16:7,8

Para entendermos esta visão precisamos compreender como foi à descida do Espírito Santo sobre a terra no dia da festa de pentecoste.

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
¶ E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus
. Atos 2:1-11

 
Se ele desceu onde Ele estava? O Espírito Santo desde gênesis cap 6.3 não habitava mais entre os homens devido ao pecado

Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos. Gênesis 6:3

Então para onde Ele retornava depois de descer sobre os profetas?
Ele habitava no trono móvel de Deus (pois o trono é como um carro que se move) Ele habitava nas rodas deste Trono-carruagem. Assim foi revelado para Ezequiel

O aspecto das rodas, e a obra delas, era como a cor de berilo; e as quatro tinham uma mesma semelhança; e o seu aspecto, e a sua obra, era como se estivera uma roda no meio de outra roda.
Andando elas, andavam pelos seus quatro lados; não se viravam quando andavam.
E os seus aros eram tão altos, que faziam medo; e estas quatro tinham as suas cambotas cheias de olhos ao redor.
E, andando os seres viventes, andavam as rodas ao lado deles; e, elevando-se os seres viventes da terra, elevavam-se também as rodas.
Para onde o Espírito queria ir, eles iam; para onde o espírito tinha de ir; e as rodas se elevavam defronte deles, porque o espírito do ser vivente estava nas rodas.
Andando eles, andavam elas e, parando eles, paravam elas e, elevando-se eles da terra, elevavam-se também as rodas defronte deles; porque o Espírito do ser vivente estava nas rodas
. Ezequiel 1:16-21

 
A visão foi tão forte que os ventos que foram sentidos e vistos em Atos capitulo 2 foi da mesma maneira sentida e vista por Ezequiel

Olhei, e eis que um vento tempestuoso vinha do norte, uma grande nuvem, com um fogo revolvendo-se nela, e um resplendor ao redor, e no meio dela havia uma coisa, como de cor de âmbar, que saía do meio do fogo.
E do meio dela saía a semelhança de quatro seres viventes. E esta era a sua aparência: tinham a semelhança de homem.
Ezequiel 1:4-5

O Santo Espírito de Deus habitava nas rodas do trono nos meios dos querubins, estes quatro seres eram querubins

E os querubins alçaram as suas asas, e se elevaram da terra aos meus olhos, quando saíram; e as rodas os acompanhavam; e cada um parou à entrada da porta oriental da casa do Senhor; e a glória do Deus de Israel estava em cima, sobre eles.
Estes são os seres viventes que vi debaixo do Deus de Israel, junto ao rio Quebar, e conheci que eram querubins
. Ezequiel 10:19-20

Os querubins eram conduzidos pelo Espírito Santo e era adorado por eles. Só você observar o texto

 E cada qual andava para adiante de si; para onde o Espírito havia de ir, iam; não se viravam quando andavam. Ezequiel 1:12

Este capitulo vai  mostrar que do trono saiam raio como que de fogo! Era uma visão extraordinária do Espírito de Deus dirigindo o trono.  Já no tempo da graça Jesus havia dado uma ordem aos seus discípulos: que ficassem em Jerusalém até que do alto fossem revestidos do poder de Deus, eles receberiam o Espírito Santo, e sua descida foi linda!

E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos concordemente no mesmo lugar;
E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados.
E foram vistas po
r eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles.
E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.
Quando Jesus chegou aos céus, o trono de Deus desceu sobre aqueles que estavam reunidos no cenáculo. Você não tenha dúvida que o mesmo trono visto por Ezequiel desceu sobre aquele lugar para repousar o Espírito Santo nos discípulos e ser dado à igreja. Note que o mesmo vento sentido por Ezequiel foram sentidos e vistos por eles, raios de fogo se assemelham as línguas repartidas como de fogo que descia sobre as cabeças deles. Houve um estrondo quando o trono pairou sobre eles e o som foi ouvido E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
 Foi esplendorosa sua descida e sua chegada! Estava acontecendo às festas dos pentecostes em Jerusalém onde nações do mundo todo iam entregar suas primícias. Tinha muita gente de idiomas diferentes reunidos em Jerusalém. E o Espírito Santo ao descer sobre aqueles que estavam orando no cenáculo ensinou a falar no idioma deles

E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu.
E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua.
E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando?
Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Não foram línguas estranhas como muitos pregam e sim idiomas das nações que ali estavam reunidas

Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos?
Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia,
E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos,
Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus 

Coisa linda foi sua chegada, quando Ele estava no trono Ele conduzia os querubins, mas desceu para conduzir a igreja, no Trono-móvel era adorado pelos querubins, hoje é adorado pelo corpo de Cristo!
Que a igreja de Cristo possa aceitar a sua condução, pois ninguém melhor do que Ele para perscrutar a mente de Deus

 Assim também ninguém sabe as coisas de Deus, senão o Espírito de Deus.
Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
As quais também falamos, não com palavras que a sabedoria humana ensina, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.
1 Coríntios 2:11-13
 
Hoje o veículo da gloria de Deus somos eu e você! Glórias a Deus pela obra do Espírito Santo em nós!
Os ossos secos agora ganhavam vida, o Espírito do Senhor estava estendendo carne e pele e lhes dando a vida como na visão de Ezequiel.

Ele me levou de um lado para outro, e pude ver que era enorme o número de ossos no vale, e que os ossos estavam muito secos.
Ele me perguntou: "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver? " Eu respondi: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".
Então ele me disse: "Profetize a esses ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor!
Assim diz o Soberano Senhor a estes ossos: Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ ".
E eu profetizei conforme a ordem recebida. E, enquanto profetizava, houve um barulho, um som de chocalho, e os ossos se juntaram, osso com osso.
Olhei, e os ossos foram cobertos de tendões e de carne, e depois de pele, mas não havia espírito neles.
A seguir ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ ".
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!
Então ele me disse: "Filho do homem, esses ossos são toda a nação de Israel. Eles dizem: ‘Nossos ossos se secaram e nossa esperança se foi; fomos exter
minados’.
Ezequiel 37:2-11

Esta visão é um retrato da Israel, mas, em um contexto atual serve para a igreja de nossos dias. Deus quer que as igrejas que estão neste estado terminal ouçam a palavra para que haja vida:  
Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida.
Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. “Então vocês saberão que eu sou o Senhor”.

Os  cavalos que Zacarias estava vendo se encaixa nesta visão de Ezequiel: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’ “.
Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme!

Deus estava mostrando para Zacarias que a igreja receberia o Espírito Santo e que ele repousaria sobre todos, fazendo da igreja um grande exército de adoradores: E chamou-me, e falou-me, dizendo: Eis que aqueles que saíram para a terra do norte fizeram repousar o meu Espírito na terra do norte.

O povo estava como ossos secos após voltarem do cativeiro assim estão às igrejas de Cristo que estão presas dentro das algemas da religiosidade. Mas como vimos no dia de pentecoste já recebemos o Espírito Santo, cabe a nós pregarmos a verdadeira palavra para que a igreja-esqueleto ganhe vida.
Como vimos o resultado das visões de Zacarias são como uma ressonância magnética que mostra o diagnóstico atual da igreja: uma igreja esquelética e anoréxica.
Mas que a graça de Cristo penetre nos nossos corações e que permitamos ser pastoreados por sua palavra. Que o espírito de religiosidade seja trancado dentro do efa com pedra de chumbo e levado para longe de nós. E que o Espírito Santo venha conduzir a igreja de Cristo na terra. Que a igreja seja tirada de homens fraudentos.
Oremos para que os lideres das nossas denominações sejam curados e que o anjo os vistam com uma veste nova, como na quarta visão de Zacarias. Para que todo o corpo de Cristo possa receber a cura. Há uma profecia na quinta visão e que estas mesmas palavras gotejem como  mel em sua igreja: ...porque ele trará a pedra angular com aclamações: que haja Graça, graça para ela.
 
...QUE HAJA GRAÇA, GRAÇA PARA ELA... Zacarias 4.7

3 comentários: