domingo, 22 de julho de 2018

O ESPÍRITO DA MENTIRA NA BOCA DOS PROFETAS



Tem muitas pessoas acreditando no espirito do engano

Texto em análise: I Reis 22

...E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?
E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim...
Tem muita gente correndo atrás de profecias. Pensam que estão ouvindo a voz de Deus, no entanto, quem está lhe falando é um espirito do engano designado pelo próprio Deus.
Como pode Deus permitir um espirito da mentira na boca de profetas? O contexto deste capitulo é o mesmo dos dias de hoje. Acabe era um rei perverso, e queria conquistar a terra de Ramote de Gileade. E para isso ele reuniu quatrocentos profetas para consultar ao Senhor, se deveria subir ou não para a guerra:
...Então o rei de Israel reuniu os profetas até quase quatrocentos homens, e disse-lhes: Irei à peleja contra Ramote de Gileade, ou deixarei de ir? E eles disseram: Sobe, porque o Senhor a entregará na mão do rei...

Todos os profetas falavam o que o rei Acabe queria ouvir, mas havia entre eles um homem chamado Jeosafá que ouvindo todas as profecias daqueles quatrocentos profetas, discerniu que aquilo era tudo mentira. Então ele pede ao rei Acabe que traga Micaías, um profeta que falava a verdade:

...Disse, porém, Jeosafá: Não há aqui ainda algum profeta do Senhor, ao qual possamos consultar?
Então disse o rei de Israel a Jeosafá: Ainda há um homem por quem podemos consultar ao Senhor; porém eu o odeio, porque nunca profetiza de mim o que é bom, mas só o mal; este é Micaías, filho de Inlá. E disse Jeosafá: Não fale o rei assim...
Então Micaías é chamado, perante o rei. Ao chegar ele é intimidado pelos outros profetas a continuar falar mentira para o Rei Acabe:
... E o mensageiro que foi chamar a Micaías falou-lhe, dizendo: Vês aqui que as palavras dos profetas a uma voz predizem coisas boas para o rei; seja, pois, a tua palavra como a palavra de um deles, e fala bem...

O Rei ouvia dos quatrocentos profetas as seguintes profecias:

E o rei de Israel e Jeosafá, rei de Judá, estavam assentados cada um no seu trono, vestidos de trajes reais, na praça, à entrada da porta de Samaria; e todos os profetas profetizavam na sua presença.
E Zedequias, filho de Quenaaná, fez para si uns chifres de ferro, e disse: Assim diz o Senhor: Com estes ferirás aos sírios, até de todo os consumir.
E todos os profetas profetizaram assim, dizendo: Sobe a Ramote de Gileade, e triunfarás, porque o Senhor a entregará na mão do rei.

Enquanto os profetas profetizavam mentiras, Micaías chega e promete falar a verdade para rei:
Porém Micaías disse: Vive o Senhor que o que o Senhor me disser isso falarei.
Então disse ele: Vi a todo o Israel disperso pelos montes, como ovelhas que não tem pastor; e disse o Senhor: Estes não têm senhor; torne cada um em paz para sua casa.
Então o rei de Israel disse a Jeosafá: Não te disse eu, que nunca profetizará de mim o que é bom, senão só o que é mal?
Micaías além de falar que o rei perderia a batalha e a vida, teve uma visão que revela muito do que está acontecendo hoje nas igrejas:
...Vi ao Senhor assentado sobre o seu trono, e todo o exército do céu estava junto a ele, à sua mão direita e à sua esquerda.
E disse o Senhor: Quem induzirá Acabe, para que suba, e caia em Ramote de Gileade? E um dizia desta maneira e outro de outra.
Então saiu um espírito, e se apresentou diante do Senhor, e disse: Eu o induzirei. E o Senhor lhe disse: Com quê?
E disse ele: Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.
Agora, pois, eis que o Senhor pôs o espírito de mentira na boca de todos estes teus profetas, e o Senhor falou o mal contra ti.
Ele viu o espirito da mentira se apresentar diante de Deus e se oferecendo a por mentiras na boca dos profetas. E Deus permitiu o espirito da mentira prevalecer: “Eu sairei, e serei um espírito de mentira na boca de todos os seus profetas. E ele disse: Tu o induzirás, e ainda prevalecerás; sai e faze assim.”
Porque Deus permitiu o espirito da mentira prevalecer? Porque Deus retribuiu as suas más obras:
...O qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber:
A vida eterna aos que, com perseverança em fazer bem, procuram glória, honra e incorrupção;
Mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade e obedientes à iniquidade...
Romanos 2:6-8
Hoje não é diferente, a muita mentiras sendo pregada nas igrejas, há muita gente dizendo Deus falou, quando Deus não falou, então nestes casos Deus permite o espirito da mentira ser engano nos lábios dos profetas, desta forma, pune o povo idólatras de profecias. Sendo assim, o povo sai para as suas “guerras”, e perdem sua vida, seguem as orientações destes profetas e se frustram. É Deus os entregando aos seus próprios caminhos, até entenderem que Deus que fala por intermédio de Jesus:
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.
Hebreus 1:1,2
E se alguém quer saber o que Jesus nos orienta basta ler o evangelhos ( Mateus, Marcos, Lucas e João) entre outros. Tudo o que precisamos já está nos dito pelo Filho de Deus.
A falta da palavra, é que resultam no que estamos vendo hoje, e onde falta a verdadeira palavra, Deus permite o espirito do engano na boca dos profetas...
E você? Vai buscar na palavra suas respostas, ou nestes pseudos-profetas? Tome cuidados, pois você pode estar pisando em campo minado, e uma hora pode se explodir nestas mentiras.

Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário