segunda-feira, 13 de setembro de 2021

SALMOS 69 E AS ÁGUAS DE VENEZA


Estudando as cartas de Paulo...
Veneza è uma cidade que parece flutuar nas águas que cercam, parte rio, parte mar, dividido-se em centenas de canais menores que percorre seu caminho em meios a prédios antigos, passam por curiosos palácios, estátuas e pátios, uma mistura de antigos e modernos. Como conseguiram isto?
Tudo começou com a história da grande torre do sino da praça de São Marcos. Ela permaneceu de pé vários séculos, até que no começo do século 20 apresentou rachaduras e veio abaixo . Então o conselho da cidade se reuniu e concordou em reconstruí-la. Sendo assim, descobrindo que as fundações sempre foram inadequadas, eles ficaram centenas de estacas no fundo da lagoa, espalhando-as por uma ampla área, de modo que a nova torre do sino está muito mais forte agora do que a outra jamais esteve. Não dá pra ver as fundações, no entanto senão estivesse lá, a nova torre ruíria como também danificaria o restante da praça.
Estudando o salmos 69 faço uma analogia pois o salmista mostra que este salmo tem o espírito do primeiro estado de Veneza:
"Em um profundo lamaçal eu estou afundando onde não há terra firme". Salmos 69.2
Por isso Paulo fala em suas cartas que tudo que é construído a pedra fundamental deve ser Cristo e o verdadeiro evangelho. A construção do prédio é linda se for desta forma, mesmo que você não enxergue a base. Jesus não usou Veneza, Mas se utilizou da natureza pra explicar que a razão dos maus e bons frutos está nas raízes das árvores. Mais uma vez você não enxerga a base, as fundações. Mas os frutos da minha vida mostra em que estou fundamentado, edificado, construído.
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda. Mateus 7 25-27
Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário