terça-feira, 8 de novembro de 2022

CONCEITO DE FELICIDADE SEGUNDO JESUS


Bem-aventurados os pobres de espírito, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus;
Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.
Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Mateus 5:3-12
Bem aventurado significa muito feliz, na conotação do grego tem o sentido de: aquele que obtém glória no céu. Jesus afirma uma sequencia de afirmativas do que é obter glória no ceú, quem segue a receita de Jesus é considerado muito feliz.
Muito feliz é aquele que é pobre de espirito. A palavra pobre em grego é Ptochói que da o sentido daquele que abre seu ser para a mensagem divina. Toda pessoa que reconhece que precisa das boas novas de Jesus para viver, é um bem-aventurado. O pobre de espirito que Jesus está dizendo é aquele que se permite Deus plantar sementes do evangelho a cada dia em seu ser. Este homem é o terreno onde a semente cai e acha solo saudável para produzir trinta, sessenta e cem por um. O homem que se permite receber sementes do evangelho obtém glória dos céus.
Muito feliz é o que chora. Jesus considera muito feliz aquele que sente as emoções da vida, ele já recebeu as sementes divinas, e justamente por ter recebido ensinos dos céus, essas sementes cresceram em seu ser e deu uma consciência cheia de frutos. Então seu choro é justamente por viver em uma adversidade, ele não vive segundo o curso deste mundo, mas sim sobre o fluir do rio de Deus que rega essa semente. Muito feliz é aquele que deseja para o próximo o evangelho que recebeu de Jesus. Obter glória do céu, é compartilhar das suas sementes para com o próximo. Ele chora ao ver o outro estéril, esse é o sentido de chorar, ele chora porque também quer que todos frutifiquem.
Muitos feliz são mansos.Manso segundo Jesus é aquele que tem o poder de uma força animal do pecado para ser violento,mas, como ele recebeu o evangelho e o espirito de Jesus, ele tem o seu ser controlado e rendido a Jesus. Jesus habita no coração do homem que o serve. Então o homem que tem o poder de dar uma palavra ríspida, prefere ficar calado para que a paz possa reinar, é o homem que tem o poder da patada, mas prefere impor as mãos com gentileza para que tudo possa ir bem. O homem que domina o seu ser em favor do próximo é considerado por Jesus muito feliz, e este obtém a glória do céu.
Muito feliz é aquele que tem sede e fome de justiça. Essa sede e essa fome, nada tem haver com vingança ou com a forma que o homem natural tem de se fazer justiça. Tem haver com o fato do homem que recebeu o evangelho, foi justificado por Deus, por intermédio de Jesus na cruz onde ele trocou de lugar comigo, me tornando justo e pegando meus pecados. Então como ele vive como um justo que se assenta nas regiões celestiais com Cristo, ele tem esse mesmo desejo para com aqueles que ainda não receberam este evangelho de Jesus. Essa é sua fome e sua sede. O homem que deseja que o outro receba essa mesma justiça, é considerado muito feliz por Jesus, e esse obtém glória do céu.
Muito feliz são os misericordiosos. Obtém glória dos céus aquele que é despertado para a desgraça do próximo, e toma sua dor. O homem só é capaz de ter esse sentimento após ter recebido as sementes divinas em seu ser. Aquele que se torna sempre um bom samaritano para o próximo é muito feliz. Note que para Jesus felicidade tem haver com ser e não ter.
Muito feliz são os limpos de coração. Jesus disse que só pode ver Deus aquele que tem uma consciência limpa, o que ele chama de coração. Ser limpo é exercer os requisitos anteriores, a pessoa que segue a receita da felicidade que Jesus propôs é considerada puro. Aquele que ganha o próximo em amor tem o privilégio de ter uma multidão de pecados perdoados. Assim como as pessoas viam Deus em Jesus, elas verão Deus em você, é isto que Jesus chama de “elas verão a Deus”. É eu me tornar um homem como Jesus.
Muito feliz são os pacificadores. Obtém glória do céu aquele que procura fazer pontes para a comunhão com todos. No grego pacificadores tem a conotação daqueles que fazem a paz, e não somente esperar pela paz, ele é um agente ativo de fazer paz, um construtor de pontes. Um homem fazedor de paz não tem o inimigo como inimigo, pois ele vê no que se opõe a ele uma oportunidade de semear paz nesta pessoa.
Fazendo isto, pode ser que você seja perseguido, e confrontado, mas, Jesus disse que você sera muito feliz se for injuriado por receber perseguição. Pois um verdadeiro discípulo de Jesus anda no curso do amor ao próximo e não segundo o curso deste mundo.
Muito feliz todos aqueles que obter glória dos céus fazendo tais coisas.
Fernando

Nenhum comentário:

Postar um comentário