quarta-feira, 19 de abril de 2023

MISERICÓRDIA QUERO, E NÃO SACRIFÍCIOS

Jesus estava comendo com pecadores, e os religiosos ficaram escandalizados:
“E aconteceu que, estando ele em casa sentado à mesa, chegaram muitos publicanos e pecadores, e sentaram-se juntamente com Jesus e seus discípulos. E os fariseus, vendo isto, disseram aos seus discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?” Mateus 9.10-11
Jesus mandou os religiosos embora com a seguinte ordem: “ Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu nào vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento.” Mateus 9.13
Nossos cultos religiosos não impressionam Deus. Deus não valida performance:
“De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o Senhor? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes.
Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios?
Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer.” Isaías 1.11-14
Jesus aplica este conceito nos nossos dias, Jesus ensina qual é o culto que Deus aceita: é quando você ama a Deus no próximo, quando você come com pecadores e não faz separação em bolhas. Deus não se impressiona com seu dízimo, se você jejua ou não, isto tudo é performance. Mas Deus não resiste um coração de um pecador que pede sua misericórdia:
“E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros:
Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano.
Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador! Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado.” Lucas 18.9-14
Em outro episódio os discípulos de Jesus colheram espigas nos campos em dia de sábado. Mas uma vez os religiosos santarrões quiseram impor regras de seus cultos dizendo o que os homens podem ou não. Mas foram mas uma vez repreendidos por Jesus:
“Ou não tendes lido na lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado, e ficam sem culpa?Pois eu vos digo que está aqui quem é maior do que o templo. Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes.” Mateus 12.5-7
O evangelho ensina que se você quer saber como Deus é, olhe para Jesus, veja como Eke age. Ensina também que os religiosos põe na boca de Jesus o que ele nunca falou. Fique com o que você vê em Jesus. As palavras imperativas de Jesus continuam ecoando nos ouvidos dos religiosos:
“ ide e aprendei que misericórdia quero, e não sacrifícios”
Fernando
Pode ser uma imagem de texto que diz "Pois misericórdia quero, e não sacrifício, O conhecimento de Deus, mais do que holocaustos Oséias 6:6"

Todas as reações

Nenhum comentário:

Postar um comentário