Sei que o título choca pois achamos que a consciência de uma pessoa vem a partir da adolescência, e a uma corrente que diz que é após os seis anos de idade, porém, a consciência já começa a ser formada desde o primeiro dia do casamento entre sêmen e o óvulo.
Deus chama de pessoa o que chamamos de feto: " antes que te formasse no ventre te conheçi, e te santifiquei e as nações te dei por profeta" Jeremias 1.5
Esta expressão divina vemos que a pessoa tem identidade antes de nascer. O bebê desde o seu primeiro dia já começa a ter consciência. Mesmo em uma vida uterina ele já capta falas e sentimentos, ele é capaz de se sentir amado ou rejeitado. O que ele não tem é a palavra, mas tem as interpretações e sensações. A fala será desenvolvida após nascer depois de um tempo. Sua consciência vai sendo formada através dessas interpretações.
Prova disso é que Esaú e Jacó brigavam já no ventre da sua mãe Rebeca quem seria o maior , e ao nascer Esaú nasceu primeiro tendo seu calcanhar seguro pelas mãozinhas de Jacó. Observe como isto mostra a consciência desde o ventre. Depois quando já homens eles tem a palavra e realiza o que foi iniciado no ventre.
E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi perguntar ao Senhor.
E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas, e um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor.
E cumprindo-se os seus dias para dar à luz, eis gêmeos no seu ventre.
E saiu o primeiro ruivo e todo como um vestido de pêlo; por isso chamaram o seu nome Esaú.
E depois saiu o seu irmão, agarrada sua mão ao calcanhar de Esaú; por isso se chamou o seu nome Jacó. E era Isaque da idade de sessenta anos quando os gerou. Genesis 25.24-26
Outra forma de provar que a consciência é já iniciada desde o primeiro dia é que o Espírito de Cristo não habita em ninguém inconsciente. O Espírito Santo só habita em uma pessoa que tem consciência. E Deus disse que João Batista seria cheio do Espírito desde o ventre:
Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida, e Isabel, tua mulher, dará à luz um filho, e lhe porás o nome de João.
E terás prazer e alegria, e muitos se alegrarão no seu nascimento,
Porque será grande diante do Senhor, e não beberá vinho, nem bebida forte, E SERÁ CHEIO DO ESPÍRITO SANTO, já desde o VENTRE de sua mãe.
Lucas 1.13-15
O salmista também tinha esse entendimento:
Pois possuíste os meus rins; cobriste-me no ventre de minha mãe.Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Salmos 139.13,14
Fernando Romero.