domingo, 8 de maio de 2022

QUAL A OPNIÃO DE JESUS, SOBRE BOTOX, MAQUIAGENS E ACADEMIA?


“Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!”. Mateus 6.23
Jesus está dizendo: cuidado com o que você chama de meu tesouro, com o que você chama de valor, de “aquilo me faz”, “aquilo que me qualifica”, “que me define”. Você pode estar ajoelhado perante um altar entronizado em seu coração.
Jesus fala da ansiedade pelo corpo, sobre aquelas pessoas que cultuam o corpo. Para este indivíduo, seu tesouro está entre o berço e a sepultura, a vida dele só cabe nesse planeta. O que sobra para ele? O corpo. Ele não tem espírito. É um indivíduo sem alma. A referência dessa pessoa é sempre seu corpo. Jesus ilustra que seu culto ao corpo vale mais que a vida: “Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir”
Se a boca fala o que o coração está cheio, o mesmo vale pro que posta nas redes sociais: tem gente tão vazia que suas postagens é o corpo. É um narcisista; não percebe que este é o tesouro do seu coração que Jesus considera inútil. Porque a velhice chegará e será corrosiva. Jesus usa a expressão: “ Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam”. O tempo e a velhice é essa ferrugem que mostrará a realidade para este tipo de pessoa.
É melhor você juntar tesouros no céu onde você não será saqueado. Esse corpo aqui não conta com os elementos de carne e sangue para se alegrar com o corpo que terá. O que nos aguarda é um corpo incorruptível. Não esse aqui. Observe que quem está preso somente a está dimensão, cujo horizonte é só esse, entra em desespero, agonias cuidados em tardar o inevitável. Jesus está falando: isso é tudo inútil, penseis nas coisas que são de cima.
Jesus faia também para aquelas pessoas que querem causar com as impressões: vestimenta, maquiagem, botox, estética…
“Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário?”. Mateus 6.25
Jesus está mostrando esse cultos ao vestuário, aparências, ao status. Agora já é uma coisa mais de fora, de cobertura: causar impressões, porém impressões não é a realidade. Jesus está dizendo que a vida é maior que o corpo e do alimento, e o corpo ( realidade), maior que as vestes ( impressões). Está tudo invertido. Tem gente que trata as vestes com muito mais carinho que o próprio corpo. Como também tem gente que maltrata a vida para cuidar do corpo. Aí Jesus faz um alerta para quem cultua impressões tanto no corpo como na aparência: essa pessoa sofrerá de ansiedade.
Não é à toa que a ciência já nos diz, há mais de 40 anos, que 85% das doenças que nos acometem são de natureza psicossomática em razão de estresse, de ansiedades que baixam as nossas imunidades e nós viramos um campo aberto para todo tipo de invasão. E olha o paradoxo: no desejo de viver, nós nos matamos de ansiedade. Cuidado com o que você chama de seu tesouro, cuidado com o que você chama de minha visão.
Nada tem errado com a beleza em si, tudo errado com a glorificação dela como instrumento de poder e sedução. Isso porque o coração resolveu cultuar a estética, ainda que o indivíduo seja absinto puro, vazio de alma, mas a perversão do ser glorifica aquela imagem, aquela aparência, não pelo que o indivíduo seja, mas pela representação de impressão que essa alma adoecida resolveu apresentar como conquista, mas não passa de impressão.
Livro: Caminho do Discípulo, vol 4, páginas 145-152 de CAIO FÁBIO
Pode ser um desenho animado

Nenhum comentário:

Postar um comentário