Não remova os marcos antigos que os seus pais colocaram. Provérbios 22.28
Este é um princípio bíblico que gosto muito: “ não remover os marcos dos antigos “. Isto é, não ignores as referências dos antigos.
Nesta imagem você observa uma Velha, mas se prestar atenção vê também uma moça. Essa imagem diz muito. Ensina a prudência.
Tudo que acontece conosco é novo, está retratado na figura do jovem, mas temos mais de 6 mil anos de história para nos ensinar este ensinamento está retratado na imagem do Velho; o próprio Salomão diz que nada é novo debaixo do sol. É novo para mim mas não na história.
Se faz prudente quem procura a solução com os antigos sábios. Se faz prudente aquele que respeita a história dos nossos ancestrais e não remove os marcos dos pais da humanidade. Se nada é novo debaixo do sol, então a solução também não são novas. Basta você usar a prudência que é a imagem do velho em você. Recorra a biblioteca da história que é rica durante estes seis mil anos. Aprenda com as referências que está na sua vida. Aprenda com seus avós, pais, antigos sábios. É vasta essa biblioteca da referência.
Nossos Avós por exemplo tem muito a nos ensinar como manter a família em unidade, valor que está perdido nos dias de hoje. Os marcos dos antigos são ricos em lições, por isso as escrituras sagradas diz para não remover essas referências.
Esses ensinamentos ecoa nas palavras de Jesus :
“ quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz por intermédio da história”
Fernando Romero.
Nenhum comentário:
Postar um comentário