quinta-feira, 19 de setembro de 2019

JESUS É O SÁBADO



Sábado ou domingo eis a questão...

Devemos guardar o sábado ou domingo? Eis a pergunta que dura por séculos. Eu mesmo já tive minha opinião dividida, até que entendi o que está em hebreus capitulo 4, onde diz que Jesus é o Sábado.

A salvação não é por meritocracia, isto é, por nossas obras, salvação é uma graça e um dom divino que chove sobre os homens. A lei era muito exaustiva, cumprir todos os requisitos e rituais da lei era cansativo, então Jesus vem como sábado. Você leu corretamente, JESUS VEIO COMO SÁBADO, POIS JESUS É O SÁBADO.
Jesus é o descanso de todo e qualquer tipo de ritual, pois tudo se cumpre nele, e se cumpre nele, logo o meu descanso é Nele.

Um outro elemento do descanso sabático que Deus instituiu como um prenúncio de nosso completo repouso em Cristo é que Ele o abençoou, o santificou e o consagrou. Aqui novamente vemos o símbolo de Cristo como o nosso Descanso Sabático – o perfeito e santo filho de Deus que santifica todos os que creem nEle. Assim como Deus santificou o sábado, Ele santificou a Cristo e o enviou ao mundo (João 10:36) para ser o nosso sacrifício pelo pecado. Nele encontramos descanso completo do trabalho do nosso esforço próprio porque só Ele é santo e justo. "Àquele que não conheceu pecado, Deus o fez pecado por nós; para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21). Podemos agora cessar de nosso trabalho espiritual e descansar nele, não apenas um dia por semana, mas sempre.

Quando os discípulos apanharam espigas no sábado, os sacerdotes do templo não gostaram e questionaram duramente Jesus, mas, Jesus respondeu: “está aqui quem é maior que o templo”.
Era Jesus dizendo, no templo é que se tem estas ordenanças, estes rituais, que foi instituído por Moises , mas está aqui quem é o Senhor do sábado, está aqui quem é o próprio sábado, está aqui quem é maior que os rituais do templo, eu sou o descanso de todos os esforços de vocês tentarem agradar o Pai.

Hebreus 4 é a passagem definitiva em relação a Jesus como o nosso Descanso Sabático. O autor de Hebreus exorta os seus leitores a "entrarem" no descanso sabático fornecido por Cristo. Depois de três capítulos explicando que Jesus é superior aos anjos e que é o nosso Apóstolo e Sumo Sacerdote, o escritor implora que não endureçam os seus corações contra Ele, assim como os seus pais fizeram no deserto. Por causa de sua incredulidade, Deus negou àquela geração acesso à Terra Prometida, dizendo: "Não entrarão no meu descanso" (Hebreus 3:11). Da mesma forma, o escritor implora os seus leitores a não cometerem o mesmo erro de rejeitar o descanso sabático de Deus em Jesus Cristo. "Portanto resta ainda um repouso sabático para o povo de Deus. Pois aquele que entrou no descanso de Deus, esse também descansou de suas obras, assim como Deus das suas. Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência" (Hebreus 4:9-11).

Na carta em hebreus, o autor não entra em questão se é sábado ou domingo, isto é para quem ainda bebe leitinho do evangelho, mas como o próprio escritor diz, esta carta era mantimento sólido, é onde ele diz que Jesus é o sábado , e ninguém deve rejeitar a Jesus como o descanso para não se perder uma tão grande salvação:
Assim será com todos os que rejeitam a provisão de Deus do descanso sabático em Cristo. "Como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação?" (Hebreus 2:3).

Assim como o sábado chega até nós e não nós que chega ao sábado, assim Jesus foi o descanso sabático enviado por Deus aos homens, ele veio até nós, pois nenhuma obra, mas nenhuma mesmo, é capaz de nos levar até o Pai: “Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo para consigo”.
Pouco importa sábado ou domingo, quando se tem a revelação que JESUS É O SÁBADO.

Fernando Romero.


Nenhum comentário:

Postar um comentário