quinta-feira, 19 de setembro de 2019

O REI QUE ERA MENDIGO , E O MENDIGO QUE ERA REI.


O sucesso está nos olhos do observador...
Ser bem sucedido para as pessoas significa ser rico, e ter fama. Há uma parábola do rico e do Lázaro que Jesus contou que mostra bem isso.
Para Jesus ser bem sucedido é ser comum. Sei que a palavra comum causou desconforto no meu leitor. Mas as nuvens, as árvores são comuns. Ser comum é vivenciar cada etapa da vida com naturalidade .
Na parábola que Jesus contou fica claro que o rei era o mendigo , e o mendigo era rei. Isto é, o que vale é o que na nosso ser foi armazenado.
O rei correu atrás de fama, dinheiro e bom nome e conseguiu viver por status da sociedade mas sua alma se tornou tão carente a ponto de ser vista mendigar no inferno, de querer água e amizades etc.
Já Lázaro que vivia como um mendigo, era um ser comum, e vivia o que cada dia proporcionava, ele sabia a sabedoria de ser comum. Ele é quem recebe nome na parábola , o rei rico nem o nome é apresentado .
Porém quando ambos morrem, Jesus revela que o rei era mendigo, e o mendigo era rei:
Ora, havia um homem rico, e vestia-se de púrpura e de linho finíssimo, e vivia todos os dias regalada e esplendidamente.Havia também um certo mendigo, chamado Lázaro, que jazia cheio de chagas à porta daquele;
E desejava alimentar-se com as migalhas que caíam da mesa do rico; e os próprios cães vinham lamber-lhe as chagas.
E aconteceu que o mendigo morreu, e foi levado pelos anjos para o seio de Abraão; e morreu também o rico, e foi sepultado.
E no inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe Abraão, e Lázaro no seu seio.
E, clamando, disse: Pai Abraão, tem misericórdia de mim, e manda a Lázaro, que molhe na água a ponta do seu dedo e me refresque a língua, porque estou atormentado nesta chama.
Disse, porém, Abraão: Filho, lembra-te de que recebeste os teus bens em tua vida, e Lázaro somente males; e agora este é consolado e tu atormentado. E, além disso, está posto um grande abismo entre nós e vós, de sorte que os que quisessem passar daqui para vós não poderiam, nem tampouco os de lá passar para cá.
E disse ele: Rogo-te, pois, ó pai, que o mandes à casa de meu pai, Pois tenho cinco irmãos; para que lhes dê testemunho, a fim de que não venham também para este lugar de tormento. Disse-lhe Abraão: Têm Moisés e os profetas; ouçam-nos.
E disse ele: Não, pai Abraão; mas, se algum dentre os mortos fosse ter com eles, arrepender-se-iam.
Porém, Abraão lhe disse: Se não ouvem a Moisés e aos profetas, tampouco acreditarão, ainda que algum dos mortos ressuscite.
O rei deixou claro que não curtiu a família, não curtiu filhos , esposa, só se preocupou em ter e não percebeu que era um miserável , já Lázaro você não vê queixa dele alguma, viveu uma vida comum com os filhos, família, desfrutou do que a vida lhe oferecia, ele de preocupou em ser em vez de ter.
Para Lázaro até receber os males da vida era uma graça divina. Assim como a nuvem é comum e rega a terra , assim como a árvore é comum e alimenta quem dela se vir buscar assim era Lázaro.
Você já viu árvore competir com outra árvore para ver quem tem mais frutos? Não.
Você já viu nuvem competir qual delas é a melhor ? Não.
Competição é para quem busca fama e fortuna e dão o nome disso de sucesso, mas não sabem que mergulham sua alma no suicídio da amargura .
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário