domingo, 25 de outubro de 2020

O MISTERIOSO “ANJO” QUE CONFRONTOU JACÓ NO VAL DE JABOQUE


“Duro é para ti recalcitrar contra os aguilhões”
Então chegou um homem que se pôs a lutar com ele até o raiar da alvorada. Quando o homem percebeu que não seria possível dominá-lo, tocou na articulação da coxa de Jacó, de forma que lhe deslocou a coxa, enquanto lutavam. Então Ele declarou: “Deixai-me ir, pois já rompeu o dia!” Contudo, Jacó lhe rogou: “Eu não te deixarei partir, a não ser que me abençoes!” Ao que o homem lhe inquiriu: “Qual é o teu nome?” – “Jacó”, respondeu ele. Então o homem orientou-o: “Não te chamarás mais Jacó, mas, sim, Israel, porquanto como príncipe lutaste com Deus e com os seres humanos e prevaleceste!” Suplicou Jacó, prontamente: “Dize, rogo-te, revela-me como te chamas?” Replicou o homem: “Por que me perguntas pelo meu Nome?” E ali mesmo o abençoou! Então denominou Jacó àquele lugar Peniel, ace de Deus”, porquanto afirmou: “Vi a Deus face a face e, contudo, minha vida foi poupada”. 1Ao romper da aurora Jacó atravessou Peniel, mancando por causa do golpe que havia levado na coxa. Genesis 32.24-32
Jacó era um homem que havia herdado a primogenitura por barganha com Esaú. Um negociador de bênçãos de forma carnal. Ele até tinha a promessa que seria o maior, porém, quis conquistar com suas próprias forças. E maldito é homem que confia no homem, isto é, que confia em si mesmo.
Os céus assistiam aquilo com muita atenção. Deus via Jacó completamente carnal, mas apesar de carnal tinha uma sede de Deus no seu ser. O Eterno então considerou esta sede e resolveu ajuda-lo. O ajudou confrontando-o.
Um misterioso ser saiu da presença de Deus e foi ao encontro de Jacó para lutar com ele. Assim é Deus, ele nos manda seu Espirito para lutar conosco, para confrontar nossa carnalidade afim de nos fazer nascer Nele e recebermos vida. A marca da luta ficou em sua carne, Jacó passou a andar com dificuldade, passou a ter dificuldade para se dar passos em uma vida de barganhas. Jacó após essa luta chamou o nome do lugar de Peniel.
Peniel (em hebraico: פְּנוּאֵל), também conhecido como a "face de Deus", é um lugar não muito longe de Sucote, a leste do rio Jordão e ao norte do rio Jaboque. É também chamado de "Penuel", que significa "Eu vi um ser divino cara a cara, mas a minha vida foi preservada".
Assim é a vida de todos aqueles que tem fome e sede de Deus. Vai chegar o momento deste confronto com este ser divino. Jacó não sabia seu nome, mas nós sabemos que se trata do Cristo de Deus, que luta com o homem mostrando a face de Deus e nos preserva a vida. Na realidade Ele nos dá a sua vida: “quem crê em mim, receberá a vida eterna”
Este Jacó representa eu e você. Temos nossa carnalidade, muitas vezes queremos resolver as coisas pela força do nosso braço, queremos barganhar com nossas obras nossa salvação. É neste momento que Deus envia seu Cristo para lutar conosco, matar nosso ego. A salvação não é por obra, ela vem de Deus, exclusivamente de Deus. Então após este momento de confronto acontece a metanóia: mudança essencial de pensamento ou de caráter, mudança de direção. E esta mudança de direção que nos preserva a vida.
Todos nós recebemos um novo nome quando nos convertemos, e este nome será revelado somente na glória:
‘Ao vencedor proporcionarei do maná escondido, bem como lhe darei uma pedra branca, e sobre essa pedra branca estará grafado um novo nome, o qual ninguém conhece, a não ser aquele que o recebe’.”Apocalipse 2.17
E quando isto acontece, vamos expressar como Jacó: “verdadeiramente o Senhor estava aqui e eu não sabia”. Isto é. Deus em mim por intermédio de Cristo operando meu ser.
Estamos em obra...
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário