sábado, 31 de outubro de 2020

ESTOU ANGUSTIADO E AGORA? A FÉ NÃO É FEITA DE EMOÇÕES.

 ESTOU ANGUSTIADO E AGORA? A FÉ NÃO É FEITA DE EMOÇÕES.

Baseado na lição 5 da escola dominical...
Tem pessoas que ao passar por angustias julgam que Deus não estão mais com elas. O problema é que elas pensam que a fé é sensorial, isto é, carregada de sensações e emoções. É bom saber que a perplexidade é um fenômeno da minha alma, mas não da fé.
É fácil você detectar pessoas que pensam em um Deus sensorial, são aquelas que dizem: estou sentindo de Deus, sinto isso, sinto aquilo. Tudo passa pelo caminho das sensações. No percurso da vida, é natural você passar por angústias, mas afinal o que a bíblia nos ensina sobre isso?
Meu aprendizado é com Jesus, este quando sentiu angustia de morte disse: “agora está angustiada a minha alma”
Então compartilhou com eles dizendo: “A minha alma está sofrendo dor extrema, uma tristeza mortal. Permanecei aqui e vigiai junto a mim”. Mateus 26.38
Mesmo estando angustiado a relação de Jesus com o Pai não mudou nada, não ficou dizendo que Deus não estava com ele, pelo contrário, tinha um discernimento que isto faz parte da vida. Jesus sabia que a angustia é de agora, mas não vai ser daqui a pouco, como não era de antes, ela vai e vem. Ele mesmo disse: para esta hora eu vim. Conosco não é diferente, precisamos ter essa habilidade.
Agora a minha alma está perturbada; e que direi eu? Pai, salva-me desta hora; mas para isto vim a esta hora.
Pai, glorifica o teu nome. Então veio uma voz do céu que dizia: Já o tenho glorificado, e outra vez o glorificarei.
João 12:27,28
Jesus sabia que a angústia faz o nome do Senhor ser glorificado. Jesus não andava por sensações, mas andava por fé.
O justo viverá da sua fé, em vez de o justo sentirá da sua fé. Andar pela fé é andar contra a esperança, assim como foi com Abraão. Jesus ensinou também que o choro faz parte da vida: “bem aventurados são os que choram”. Angustias fazem parte da caminhada da fé. Nada no evangelho é sentimento e emoção, o evangelho é Espirito, verdade e vida! O contrário disse é deturpar a mensagem do evangelho.
Gosto da expressão de Habacuque quando diz: “Ainda que a figueira não floresça, nem haja uvas nas videiras; mesmo falhando toda a safra de olivas, e as lavouras não produzam mantimento; as ovelhas sejam seqüestradas do aprisco, e o gado morra nos currais,eu, todavia, me alegrarei no SENHOR, e exultarei no Deus da minha salvação!
Só pode se expressar assim quem atingiu maturidade na fé, ele não vive pelas vias sensoriais, ele não sente de Deus, ele sabe de Deus. A muita diferença entre uma “ fé” que diz sentir, E UMA FÉ QUE SABE DE DEUS.
Tendo esta percepção você consegue entender o que Paulo disse: Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
2 Coríntios 4:8-10
Quem aprende andar pela fé, menos depende da emoção. Isto é separar os meninos dos homens. Paulo andava pela fé porque sabia de Deus em vez de sentir de Deus. Ele mesmo disse : Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.
Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.
Filipenses 4:12,13
Fernando Romero!

Nenhum comentário:

Postar um comentário