quinta-feira, 29 de outubro de 2020

SOBRE A POLÊMICA DE ED RENE: A BIBLIA PRECISA OU NÃO SER ATUALIZADA?

Precisamos entender o que é software e hardware do evangelho...

Software na linguagem dos técnicos de informática é a matriz que rege todos os computadores. É a consciência do computador, já o hardware é a parte física do computador, se trata de como vou aplicar na atualidade o que o software (consciência) diz. Por exemplo o Windows de hoje, tem muito mais recursos operacionais, em relação quando foi criado, assim são todos os programas de computador. Tem a matriz que pensa por ele, mas os recursos muda com o tempo. E até mesmo o software sofre transformações se ajustando a velocidade da tecnologia.
Assim deve ser visto a polêmica afirmação do Pr. Ed Rene Kivitz, ele não cometeu heresia alguma, e olha que eu tive o cuidado de ouvir toda a pregação, e não somente o recorte do vídeo que está sendo postado nas redes sociais. O que ele diz se faz referência na aplicação da palavra para certas classes da sociedade, e não mudar a escritura em si. A uma diferença do que se diz, e da interpretação que você faz de quem disse.
Se formos seguir a bíblia literalmente vamos ter sérios problemas, pois em no final do salmos 137 , os judeus para vingar os seus opressores da babilônia incitava matar as criancinhas de seus inimigos:
“Feliz aquele que pegar teus filhos e der com eles na pedra.
Salmos 137:9”
Esse salmo para mim tem apenas valor histórico, mas, não de aplicação. Pois segundo Jesus eu devo amar e abençoar meus inimigos. Eu devo aplicar a escritura conforme Jesus me ensinou que é para a vida e não para morte, pois ELE É A PALAVRA. Sendo ELE A PALAVRA, então preciso agir conforme ele aplicava. Não podemos usar este salmo como uma forma. Então faço valer o aplicativo do salmo segundo Jesus, que é amar o próximo. Jesus atualizou ou não a aplicação quando mandou amar os inimigos? Entenda atualizar não como invalidar o que está escrito, mas sim fazer uma aplicação segundo os ensinos de Jesus.
Paulo era um homem que tinha uma habilidade incrível de saber os princípios do EVANGELHO QUE É JESUS, no entanto, ele aplicava Jesus segundo sua época. Ele sabe que em Jesus não há divisão de classes sociais, pois todos é um em Cristo:
Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 3:28
NO ENTANTO mesmo ele sabendo que Cristo não faz acepção de pessoa, ele aplica o evangelho segundo Jesus:
... Mas, no aplicativo, ele diz como o irmão-escravo deveria se relacionar com o "dono". E vice-versa. E por quê? Ora, em Cristo aquilo tudo teria que acabar. Mas enquanto não chegasse o dia e a hora, haveria um modo relativo, porém circunstancialmente "cristão" de praticar o Princípio. Mas os cristãos usaram o "aplicativo" até a pouco tempo atrás como se fosse um "mandamento" que justificasse a escravidão... Caio Fábio
Outro exemplo, para melhor você entender o que estamos dizendo é o que Deus falou no jardim do Éden, que o homem tinha que deixar seu pai e sua mãe e ter sua mulher, no entanto, a sociedade que vivemos hoje, os homens tem quantas mulheres quiserem. Paulo, não tendo como negar este fato já em seu tempo aplica para aqueles que desejam o episcopado que é bom que o homem marido de uma mulher só. Observe que ele não condena quem tem mais de uma, ele aplica o evangelho segundo Jesus, para aqueles que desejam o episcopado. Ninguém aqui está defendendo a poligamia, apenas olhando com os olhos de Paulo e tentando aprender com ele. O assunto é extremamente delicado.
Eu devo ler a bíblia tendo Jesus como chave hermenêutica, fazendo os aplicativos em minha época segundo o Espírito de Jesus. Somente dessa forma o evangelho se torna sadio, caso contrário, a bíblia se torna uma arma contra as pessoas. Como dizia Paulo realmente à letra mata, mas o Espírito vivifica. É difícil por na cabeça de religiosos que Jesus é quem atualiza a palavra em nós para nosso tempo. Até o livro de Hebreus diz que o evangelho é PARA O DIA CHAMADO HOJE, ou seja, se usa a matriz do que foi escrito, mas a aplicação tem que ser feito segundo Jesus.
O pastor Ed Rene falava de como tratar os homossexuais em sua pregação, simplesmente o que ele quis dizer é para não julgarmos esse grupo só com a letra que diz que são abomináveis, mas com o amor de Jesus que os vê como filhos. Jesus mesmo disse que veio para os doentes e não sãos, os sãos não precisam de médicos. Se formos usar a palavra no literal, vamos então apedrejar todos os adúlteros, ta na bíblia pra fazer isso. E aí? Mas Jesus reprovou as pedras e fez o que? Condenou a intenção de desejar a mulher do próximo.
Se critica tanto o pastor Ed Rene pela expressão que a bíblia precisa ser atualizada, mas Jesus fez isso durante o sermão da montanha inteiro, quando diz: “Moisés vos disse isso, MAS EU PORÉM VOS DIGO” ... este porém voz digo é atualização de como se aplicar o que foi escrito, foi escrito assim, mas se aplica desta forma. Não vi ninguém dizer nas redes sociais que Jesus cometeu heresia.
“Você nunca vai conseguir entender as escrituras se você não compreender a palavra. Sim a escritura é um texto, a PALAVRA é uma pessoa, a escritura fala de Deus, a PALAVRA é Deus encarnado; a escritura é relativa aos tempos, a PALAVRA é absoluta, a escritura é condicionada, a PALAVRA é livre, a escritura é circunstancial, a PALAVRA é universal, a escritura é temporal, a PALAVRA é antes de haver o mundo, a escritura foi criada por homens, a PALAVRA foi revelada por Deus no FILHO DO HOMEM, a escritura passará, a PALAVRA É ETERNA, a escritura é a bíblia, a PALAVRA É JESUS”. C.M
Ninguém está invalidando a bíblia. Mas precisamos entender que a Palavra é Jesus, aliás a própria diz que Jesus é o VERBO. Somos cartas vivas para o nosso tempo, e quem legisla em nossas vidas é o CRISTO, e o seu legislar é Segundo Ele, com a aplicação para nosso tempo. De Jesus até aqui cada homem teve o seu tempo.
Prova de que o próprio Deus atualiza sua palavra para os tempos dos homens é o caso das cinco filhas de Zelofeate. A herança de quem morria só pertencia filhos, e não a filhas. Mas estas cinco filhas reclamaram com Moisés, e Moisés foi falar com Deus, e o próprio Deus disse que as filhas tinha razão, e que daquele momento em diante as mulheres passaram a receber herança:
E chegaram as filhas de Zelofeade, filho de Hefer, filho de Gileade, filho de Maquir, filho de Manassés, entre as famílias de Manassés, filho de José; e estes são os nomes delas; Maalá, Noa, Hogla, Milca, e Tirza;
E apresentaram-se diante de Moisés, e diante de Eleazar, o sacerdote, e diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação, dizendo:
Nosso pai morreu no deserto, e não estava entre os que se congregaram contra o Senhor no grupo de Coré; mas morreu no seu próprio pecado, e não teve filhos.
Por que se tiraria o nome de nosso pai do meio da sua família, porquanto não teve filhos? Dá-nos possessão entre os irmãos de nosso pai.
E Moisés levou a causa delas perante o Senhor.
E falou o Senhor a Moisés, dizendo:
As filhas de Zelofeade falam o que é justo; certamente lhes darás possessão de herança entre os irmãos de seu pai; e a herança de seu pai farás passar a elas.
Números 27:1-7
Moises fez o que? Atualizou uma ordem de Deus para os tempos destas mulheres.
Portanto sigo vendo Ed Rene como um homem de Deus. Jesus faz a atualização das escrituras em nós todos os dias. E glória a Deus por isso:
E, na verdade, Moisés foi fiel em toda a sua casa, como servo, para testemunho das coisas que se haviam de anunciar;
Mas Cristo, como Filho, sobre a sua própria casa; a qual casa somos nós, se tão somente conservarmos firme a confiança e a glória da esperança até ao fim.
Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz,
Não endureçais os vossos corações,Como na provocação, no dia da tentação no deserto.
Hebreus 3:5-8
Antes de postar inverdades é bom que se ouça a pregação deste pastor inteira....
Fernando Romero.

Um comentário: