quarta-feira, 17 de fevereiro de 2021

A HISTÓRIA DO RELIGIOSO QUE FOI HUMILHAR JESUS E UMA PROSTITUTA E SAIU HUMILHADO.


Cena 1
Convidou-o um dos fariseus para que fosse jantar com ele. Jesus, entrando na casa do fariseu, tomou lugar à mesa, e eis que uma mulher da cidade, pecadora...
Jesus havia trazido uma mensagem o famoso sermão da montanha. E isso chamou a atenção dos religiosos e escribas como das demais pessoas, sendo assim precisamos entender o pano de fundo dessa história: um fariseu comia separadamente dos demais, e todas as refeições requeriam pureza ritual visto que um fariseu não podia ter contato com outras pessoas a não ser com rabinos. Esse tipo de jantar era comum no oriente médio nos dias de Jesus, eram chamados de refeições teológicas, onde se realizava estudos da torá e algumas vezes iam até tarde da noite quando tinham discussões inflamadas. Quando aparecia um sábio no território este era convidado para esta refeição e Jesus era este sábio visitante entre os intelectuais locais. Jesus havia impressionado com o sermão da montanha e agora foi convidado pelo fariseu Simão a estar na sua casa.
Outro sim que temos que destacar era que essas refeições elas era públicas e os portões ficavam aberto, desta forma quem da comunidade quisesse acompanhar o debate teria acesso, e não era impedido de entrar, no entanto a refeição era separada dos fariseus. Receber hóspedes era um negócio público. O portão do jardim e as portas...estão abertos...Uma mesa longa e baixa, era colocado ao centro da casa, e ao chegar todos deveriam tirar as sandálias ( livro Parábolas de Lucas, pagina 40)
Agora você entende porque esta mulher pecadora teve acesso a casa, pois era refeição publica para demonstrar “santidade”..
Cena 2
E quando ela ouviu dizer: “Ele está jantando na casa do fariseu, levando um frasco de alabastro com perfume, e estando por detrás dele aos seus pés, chorando ela começou a molhar os seus pés com suas lágrimas. E ela os enxugava com os cabelos de sua cabeça e beijava seus pés e ungiu-os com o perfume.
Quando um rabino visitante era chamado para esta refeição era para ser honrado, mas neste caso, Jesus foi chamado para ser humilhado por Simão o fariseu, isto fica claro quando ele quebra vários princípios de gentileza em relação a Jesus. Jesus era um rabino e o Simão também, um rabino ao hospedar um outro rabino deveria pedir para seus servos lavar os pés do visitante, beijar na face, e ungir a cabeça com azeite. Isto é princípio cultural no oriente médio. Simão não fez nada disso, e lembre-se que estava vista de toda comunidade pois a refeição era pública na casa de Simão. Quando um hospedeiro não seguia estes rituais ele estava dizendo para a comunidade que ele era superior ao hóspede. Simão se julgava acima de Jesus.
Cena 3
Ora, quando o fariseu que o havia convidado viu isso, disse para si mesmo: “se este fosse profeta, quem é a espécie de mulher é esta que o está tocando, pois ela é uma pecadora” e Jesus respondeu e disse: “Simão tenho algo a dizer-lhe”...
É neste contexto que esta mulher entra com um frasco de perfume que era usado pelas mulheres prostitutas dependurado no peito com um cordão ao redor do pescoço. Este perfume era usado para seduzir os homens, mas quando ela derrama este perfume sobre os pés de Jesus ela estava dizendo com aquele ato, eu não preciso mais dele, estou derramando e entregando meu amor a este homem. Outro fato curioso é que quando lemos superficialmente parece que ela foi perdoada neste episódio, mas provavelmente ela ouviu a mensagem no sermão do monte, e ela resolveu mudar de vida. Então na realidade Jesus estava restaurando ela a vida da comunidade, Jesus queria que Simão visse seu arrependimento e a aceitasse de volta na vida religiosa. Mas o que ela recebeu de Simão foi um pensamento de julgamento: “ e este homem fosse profeta saberia quem é esta mulher”. Percebeu os julgamentos? Desconsiderou Jesus como profeta e só olhou para a mulher como uma pecadora da cidade em vez de olhar como uma mulher perdoada e restaurada e devolvida sã para a sociedade;
Jesus então toma a palavra e enfrenta Simão ao dizer:
“Vês esta mulher? Entrei em tua casa, e não me trouxeste água para lavar os pés, como é o costume. Esta, porém, molhou os meus pés com suas lágrimas e os enxugou com os próprios cabelos. Da mesma maneira, tu não me saudaste com um beijo na face, como é tradicional; ela, todavia, desde que cheguei não cessa de me beijar os pés. E mais, tu não me ungiste a cabeça com óleo, como era de se esperar, mas esta mulher, com puro bálsamo, ungiu os meus pés. Por tudo isso, te asseguro: o grande amor por ela demonstrado prova que seus muitos pecados já foram todos perdoados.
Isso era o que Jesus queria. Jesus não queria que Simão olhasse ela como uma pecadora mas sim como uma restaurada. Como estamos enxergando as pessoas tratadas por Jesus?
Cena 4
“Dois devedores havia de certo credor. Um devia quinhentos denários e o outro cinquenta. Não sendo eles capazes de pagar, ele perdoou a ambos, qual deles amarás mais?” Simão respondeu: Suponho que seja aquele a quem ele perdoou mais e Jesus lhe disse: “julgaste bem”
Incrível o que Jesus fez, ele aos olhos da comunidade ( refeição aberta) estava dizendo claramente que aquela mulher teve seus pecados perdoados, e que era para eles a aceitarem. E fez Simão admitir na frente de todos: sou um grande pecador assim como é esta mulher, isto eu não havia percebido, nem me arrependi, nem ouvi a oferta da graça como essa mulher ouviu. Fui perdoado pouco e assim amei pouco o agente de Deus ( Jesus). Se Jesus realmente deseja evitar pecadores ele deve me evitar e não esta mulher a quem desprezei. ( livro Parábolas de Lucas, pagina 60)
Há dois tipos de pecado e dois tipos de pecadores, a saber: Simão e a mulher. Simão peca dentro da lei e a mulher fora da lei. Os pecadores como a mulher sabem que são pecadores, e os religiosos muitas vezes acusam tanto e não sabem que também são pecadores, desta forma o arrependimento é mais difical para o “justo”.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário