quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021

A MAIORIA DOS SACERDOTES DE HOJE ESTÃO COM A TEOLOGIA CERTA, PORÉM A INTERPRETAÇÃO ERRADA.


“O que está escrito na lei? Como lês?”
Essa afirmação de Jesus de como lemos a escritura é para mim um divisor de águas do que é evangelho. Fato que é que um doutor da lei foi testar Jesus e então Jesus claramente diz que tudo depende de como enxergamos.
E eis um doutor da lei levantou-se para testá-lo, dizendo? “Mestre que farei para herdar a vida eterna?” E Jesus lhe disse: “o que está escrito na lei? Como lês?’O doutor da lei responde: “Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda tua alma e de toda tua força, de toda sua mente, e a teu próximo como a ti mesmo.” Jesus respondeu: “faze isto e viverás.” Ele querendo se justificar pergunta para Jesus: “quem é o meu próximo?”
Então Jesus faz a seguinte construção teológica:
Cena 1 OS SALTEADORES
Um homem estava descendo de Jerusalém para Jericó e caiu entre os salteadores, e eles o despojaram e espancaram, e se foram, deixando meio morto.
Jesus mostra que nos 27km que separam Jerusalém de Jerico um homem e foi assaltado, espancado, teve suas roupas tiradas, e ficou desmaiado em completa necessidade de socorro. Jesus provoca seu auditório ao afirmar que ele teve suas roupas tiradas, pois desta forma ele estava reduzido a um mero ser humano em estado de necessidade. Ele não pertencia à comunidade étnica ou religiosa de ninguém. Quem se desviará do seu caminho para prestar ajuda?
Cena 2 O SACERDOTE
Ora, por coincidência certo sacerdote descia por aquela estrada e quando viu o homem, passou pelo outro lado.
O sacerdote via a lei como um conjunto de regras de faça e não faça. Os sacerdotes recebe e come dos dízimos dos dízimos. Ele como sacerdote não podia tocar um corpo meio morto pois ficaria impuro, e este privilégio de comer bem lhe seria tirado. E também, enquanto tivesse sob a interdição por causa da contaminação, ele não poderia oficiar em nenhuma cerimônia e não podia vestir as suas filactérias. Ele deveria passar por uma cerimônia de purificação onde um gongo era tocado na porta oriental em frente ao altar. É fácil imaginar a terrível humilhação que o sacerdote sentiria se contraísse impureza ritual. O processo lhe custava caro pois era ele que tinha comprar um novilha vermelha e queimar (livro Parabolás de Lucas pagina 89). Desta forma, o doutor da lei se sente provocado por Jesus sob quais lentes ele enxerga as escrituras. São pessoas que consideram a ajuda oferecida a pecadores como uma ação contra o próprio Deus.
Cena 3 O LEVITA
Semelhantemente também um levita chegou àquele lugar e quando viu passou de lado.
Jesus continua a ensinar que em nome de uma teologia certa porém com leitura errada, a negligência faz que tanto sacerdote e levitas contribuem para o sofrimento do homem ferido. O levita, por sua vez, pode ter pensado consigo mesmo, que devia caber-lhe a tarefa de desempenhar um oficio perigoso, do qual o sacerdote acabara de se esquiva; dever não devia ser; se assim o fosse o outro jamais teria se omitido (livro Parábolas de Lucas, pagina 91). O levita é uma representação do que é ensinado pelos sacerdotes. Mais uma vez a pergunta de Jesus soa forte no meu coração: “O que está escrito na lei? Como lês?”
Cena 4 O SAMARITANO
E certo samaritano, viajando, veio a ele e quando o viu teve compaixão dele.
Os samaritanos eram publicamente amaldiçoados nas sinagogas, diariamente era feito uma petição a Deus para que os samaritanos não fosse participantes da vida eterna (Osterley, 162) a mishina dos judeus declarava: “ aquele que come o pão dos samaritanos é como aquele que come a carne de suínos”. É justamente a figura do samaritano odiado que Jesus usa para aquele doutor da lei. O samaritano veio até o homem, sem se preocupar com os salteadores ou com as opiniões, para ele aquele homem precisa de ajuda e todo homem é um irmão, é um próximo, o próximo é sempre quem está passando por necessidade.
Cena 5 OS PRIMEIROS SOCORROS
Dirigiu-se a ele e atou as feridas derramando óleo e vinho.
Óleo e vinho não eram remédios que comumente que seu usava para prestar socorros. Jesus fez questão de pegar dois elementos de culto usado para libação. Jesus estava falando que entre o sacerdote e os levitas, foi o samaritano que derramou a verdadeira oferta aceitável a Deus. Imagina a ira dos religiosos ao verem Jesus considerar que um homem inimigo foi quem exerceu amor ao próximo? Tudo depende se interpretamos as escrituras tendo Jesus como chave hermenêutica.
“O que está escrito na lei? Como lês?”
Cena 6 O PAGAMENTO FINAL
No dia seguinte tomou e deu dois denários ao hospedeiro e disse: “cuida dele, e o que gastares a mais, eu, quando voltar, lhe pagarei.”
Jesus estava dizendo que este samaritano rejeitado estava compensando a falta dos sacerdotes, levitas e salteadores. Vejamos: os assaltantes roubaram-no, mas o samaritano pagou por ele, os sacerdotes e levitas deixaram moribundo o abandonando, mas o samaritano deixa-o sob cuidados e promete voltar.
Desta forma aprendemos com Jesus que preciso torna-me próximo de qualquer pessoa que esteja em necessidade. Cumprir as leis significa que preciso estender-me em compaixão dispendiosa para todas as pessoas, até para meus inimigos. Este padrão continua válido, mesmo que eu nunca o alcance. Portanto a pergunta do doutor da lei quem é meu próximo é reformulada por Jesus para: de quem preciso me tornar próximo? E a resposta é: qualquer pessoa que se encontre em necessidade.
Segundo Jesus muitos religiosos estão com a teologia certa, mas com a interpretação errada. Como estamos tratando os homossexuais? Os viciados? Os diferentes? (confesso que subi o tom) porém coloca cada um deles no lugar do homem que foi surrado, e você verá como devemos agir. O problema está justamente na forma correta de interpretar as escrituras
“O que está escrito na lei? Como lês?”
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário