segunda-feira, 1 de março de 2021

O QUE JESUS PENSA DOS MOVIMENTOS POLITICOS BOLSONARISTA E ANTI BOLSONARISTA DO BRASIL?


Uma exposição segundo o evangelho de Jesus. Doa a quem doer, ou como Jesus disse: “quem tem ouvido para ouvir que ouça”
“Naquela mesma época, alguns dos que estavam presentes foram dizer a Jesus que Pilatos havia misturado o sangue de alguns galileus com os próprios sacrifícios que ofereciam. Ao que Jesus lhes advertiu: “Julgais que esses galileus fossem mais pecadores do que todos os demais galileus, por haverem sofrido dessa forma? Pois Eu vos asseguro que não! Todavia, se não vos arrependerdes, todos vós, se-melhantemente perecereis. Ou pensais vós, que aquelas dezoito pessoas, sobre as quais desabou a torre de Siloé e as matou eram mais culpadas que todos os outros habitantes de Jerusalém? Com certeza não eram, Eu vo-lo afirmo. Porém, se não vos arrependerdes, todos vós, da mesma maneira perecereis”. Lucas 13.1-5
Os nacionalista sempre lutam em nome de uma causa política, Para os que observam Jesus, não estava claro se realmente ele se importava com a causa nacionalista. Sendo assim, chegaram em Jesus com uma causa política que Pilatos havia misturado sangue de alguns galileus com os próprios sacrifício que ofereciam, este corrente anti-Pilatos queria uma resposta de Jesus que os beneficiasse, no entanto Jesus surpreende na resposta deixando bem claro sua posição: ” Jesus lhes advertiu: “Julgais que esses galileus fossem mais pecadores do que todos os demais galileus, por haverem sofrido dessa forma? Pois Eu vos asseguro que não! Todavia, se não vos arrependerdes, todos vós, se-melhantemente perecereis. Ou pensais vós, que aquelas dezoito pessoas, sobre as quais desabou a torre de Siloé e as matou eram mais culpadas que todos os outros habitantes de Jerusalém? Com certeza não eram, Eu vo-lo afirmo. Porém, se não vos arrependerdes, todos vós, da mesma maneira perecereis”.
Muitas vezes as pessoas que luta por uma causa justa presumem que a luta por aquela causa os tornam justos e não é verdade. Quanto mais intensa a luta pela justiça, mais os oprimidos tendem a subtender a sua própria justiça. Este pressuposto de justiça por vezes expressa-se como arrogância que não admite nenhuma crítica (livro parábolas de Lucas, página 152). É o que estamos vendo no Brasil os que aderem a onda bolsonarista assim fazem, estão cheio de justiça própria, e pensam que Deus está ao seu lado, aliás se jactam em chamar o presidente de homem de Deus, bom não vou entrar no mérito se é homem de Deus ou não, porém, é totalmente anti-evangelho sua política. Sustenta sua base de eleitores com mentiras, somente no dia de hoje, os jornais enumeraram cinco mentiras, que se tornam “verdades” na boca dos seus eleitores radicais. Pertencem a este grupo que chegaram em Jesus em nome de uma causa política querendo ter o carimbo de aprovação de Jesus.
Por outro lado, temos os anti-bolsanarista que tem também sua luta em nome de uma causa, e querem a aprovação de Jesus para se firmarem sobre aqueles outros. Ai Jesus ao citar que eles deveriam se arrepender, e ao citar o acidente da torre de Siloé, e afirmar que eles deveriam se arrependerem, Jesus não dá sua aprovação para nenhum dos grupos. Vejamos:
O discurso de Jesus não deve ser lido simplesmente como uma rejeição de luta nacionalista , nem como uma preocupação com assuntos espirituais em contraposição às políticas. O que Jesus está dizendo é: “vocês querem que eu condeno o mal em Pilatos, eu não estou falando com Pilatos, estou falando com vocês que aderem serem a favor ou contra um governo. A força do mal estão operando neste movimento bolsonarista e anti-bolsonarista de vocês , e isto os destruirão, independemente da existência de “Pilatos”. Vocês devem se arrepender, senão todos vocês serão destruídos por estas forças. O alerta de Jesus é muito sério para estas correntes ideológicas, o exemplo da destruição que fazem contra si mesmo foi nos EUA onde manifestantes invadiram o capitólio em nome de um louco que presidira o poder mentindo que havia fraude .
O Brasil não está diferente, a destruição é iminente e tragédia anunciada. E Jesus está dizendo: se arrependam, pois é este meu posicionamento para vocês.
Jesus não diz para submeter a Pilatos, e nem está aquecendo a opressão romana, pelo contrário, demonstra uma profunda preocupação com o povo que está adiante dele aderindo estes movimentos extremos seja de direita e esquerda, que se destruirá e vai fazer muito mal aos que o rodeiam.
Esta posição será uma torre de Siloé que vai desabar e ferir muitos por causa da insensatez de vocês. Jesus os convida para que eles não atentassem para o mal em Pilatos, mas que vejamos o mal em nossos próprios corações. Precisamos nos arrepender ou está torre de justiça própria vai desabar sobre nossas cabeças.
A posição de Jesus é que qualquer movimento político intenso precisa olhar para o fundo da sua própria alma para arrepender-se dos seus próprios males, para não se destruir e ao próprio povo que procura servir (livro parábolas de Lucas pagina 153)
Quem lê que entenda!
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário