terça-feira, 2 de março de 2021

O QUE A JUSTIÇA E A MISERICÓRDIA CONVERSAM SOBRE VOCÊ.

Certo homem possuía uma figueira cultivada em meio a uma grande plantação de videiras; contudo, vindo procurar fruto nela, não encontrou nem ao menos um. E, por isso, recomendou ao vinicultor: ‘Este é o terceiro ano que venho buscar os frutos desta figueira e não acho. Sendo assim, podes cortá-la! Para que está ela ainda ocupando inutilmente a boa terra?’. O vinicultor, porém, lhe rogou: ‘Senhor, deixa-a ainda por mais um ano, e eu cuidarei dela, cavando ao seu redor e a adubando. Se vier a dar fruto no próximo ano, muito bem; caso contrário, mandarás cortá-la!’” Lucas 13.6-9

Uma figueira plantada em uma plantação de videira é incomum, porque Jesus coloca um exemplo tão inusitado? A plantação de videira representa o povo de Israel, mas ao colocar a figueira, Jesus mostra a singularidade de cada um de nós, aqui nesta parábola Jesus mostra que trata cada um de nós em particular.
Em primeiro lugar a figueira não estava produzindo, e o dono da vide quer arrancar está árvore que estava sugando a força do solo para preservar a saúde das demais videiras, até porque as figueiras produzem frutos durante 10 meses do ano, e havia três anos que esta não produzia nada. O vinicultor então faz um pedido para que se esperasse mais um ano, dê um tempo mais para ela reagir ao tratamento agrário e quem sabe passe produzir.
O pano de fundo desta parábola é que deixa este texto profundo em meu ser, pois o que Jesus faz é usar duas palavras gregas para o dono da propriedade e para o vinicultor:
Fsüqïh: justiça se referindo ao proprietário da vinha
Shbüqïh: misericórdia se referindo ao vinicultor.
Sendo assim, Jesus faz com que nesta parábola a justiça e misericórdia recebesse vozes. A justiça pede para arrancar e a misericórdia pede mais graça e uma segunda oportunidade, claramente você entende por este prisma que a JUSTIÇA e MISERICÓRDIA estão tendo um dialogo a nosso respeito. Jesus personalizou dois dos atributos de Deus. Para você entender o quão profundo é vou me inserir na parábola.
A JUSTIÇA vem até o Fernando e procura os frutos do evangelho, procura a algum tempo, e observa que estou apenas ocupando espaço e prejudicando a saúde da comunidade da fé, então ela quer exercer juízo e me arrancar. Então a MISERICÓRDIA clama: não corte o Fernando, eu vou trabalhar nele por mais um ano, vou cavar fundo em seu coração e adubar com a palavra, dê mais um tempo a ele, e quem sabe ele venha produzir, ai passando o tempo senão produzir será arrancado, mas não antes de eu exercer um tempo de graça para com ele. A voz da misericórdia perde perdão, senão o juízo será a única voz que restará.
Jesus não diz qual foi o resultado e isto porque depende de mim e de você dar um final a esta estória. Irei atender o perdão que a misericórdia me ofertou de graça e produzirei frutos? Ou a justiça terá que me arrancar?
Coloque seu nome no lugar da figueira como eu fiz, e vê o quão profundo fica as palavras de Jesus. Estamos recebendo mais um pouco de tempo para produzir.
Observação: informações tiradas do livro Parábolas de Lucas.
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário