quarta-feira, 23 de junho de 2021

A LEI DE MOISÉS FOI POSTA DENTRO DE UMA CAIXA. NÃO VALE MAIS.


Essa figura da arca da aliança que você vê na figura abaixo ela tem muito a nos dizer. A arca é uma caixa onde foi posta dentro dela o maná, a vara de Arão , e as tábuas da lei que hoje é o assunto que vou explorar. Em cima da caixa de madeira tem uma tampa que é o lugar de propiciação. A tampa era de madeira, porém , coberta de ouro. O sacerdote vinha e aspergia o sangue dos sacrifícios na tampa, e Deus então se manifestava e falava com o sumo sacerdote, no caso Moisés.
A tampa da propiciação representa a cruz de Jesus, e o seu sangue derramado. A lei foi posta dentro da caixa, não tem mais poder sobre nós, ela foi fechada, tampada, mostrando que o sacrifício da cruz é superior, não é atoa que a propiciação pelos pecados era feito na tampa, isto é, uma revelação que a lei tornaria obsoleta. Não é que a lei foi anulada, mas sim o sacrifício de Jesus a satisfez. Portanto estamos livres da lei, e andamos nos mandamentos da nova aliança que é a cruz. A lei não propícia meus pecados, mas sim Jesus:
...se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo.
E ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos de todo o mundo. I João 2.1,2
Assim como está figurado na tampa da arca, onde Deus fala com Moisés , e Moisés faia com Deus por intermédio do sangue do sacrifício, DA MESMA MANEIRA, nós falamos com Deus e Ele conosco pelo sangue de Jesus, isto é, a cruz:
Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne,
E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus... Hebreus 10.19-21
Deus não fala conosco pela lei, se Ele falasse pela lei estaríamos todos condenados, por isso Ele a fechou para sempre em uma caixa e a tampou. Deus fala conosco é pelo Cristo, e eu não morro em sua presença pois Ele faz a propiciação pelos meus pecados:
Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,
A quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo. Hebreus 1.1,2
E assim como os sacerdotes produziam sangue, assim os sacerdotes de hoje deve pregar a mensagem do sangue derramado de Jesus, em vez de impetrar a lei.
Nossa mensagem deve ser a cruz
Fernando Romero.

Nenhum comentário:

Postar um comentário